Em alguns casos, também é encontrada no lado de dentro da tampa do combustível ou na parte interna da carroceria, mais precisamente, na porta do condutor/motorista. Para ajudar você, preparamos uma lista com a pressão que deve ser utilizada nas principais medidas de pneus: Pressão pneu aro 13 passeio: 32 psi.
Os pneus 175/70 R13 geralmente exigem uma pressão de ar entre 27 a 30 libras. Da mesma forma, os pneus 185/70 R13 também possuem uma faixa de pressão de 27 a 30 libras. , como os 175/65 e 175/70, a pressão recomendada varia de 28 e 32 libras.
Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga.
Identifique a pressão recomendada pelo fabricante do veículo para os pneus dianteiros e traseiros. Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
Em resumo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 quer dizer que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
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Qual a calibragem do aro 13?
Para ajudar você, preparamos uma lista com a pressão que deve ser utilizada nas principais medidas de pneus: Pressão pneu aro 13 passeio: 32 psi. Pressão pneu aro 14 passeio: 32 psi. Pressão pneu aro 14 carga (185 R14C): 45 psi.
Pra você ter uma ideia, a calibragem do pneu 175/70R14 com muita carga tem que ser de 30 libras no pneu da frente e 32 libras no de trás. E com menos peso você pode colocar 28 libras na frente e 30 libras atrás.
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.
A calibragem dos pneus é o ajuste da quantidade de ar que está dentro deles, que pode ser medida em libras por polegada quadrada (psi), em bar ou em quilopascal (kPa). A pressão ideal varia de acordo com o modelo, o tamanho e o tipo de pneu, bem como com a carga e a velocidade do veículo.
Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível. No manual do usuário do veículo, geralmente colocado no porta-luvas.
Como ler a medida 175/70R13? A medida 175/70R13 indica que o pneu tem 175 milímetros de largura e que a sua altura (da borracha que toca o chão até a roda) é de 70% desse valor — ou seja, 122,5mm. O R13 se refere ao raio da roda , que, neste caso, é de 13 polegadas — ou 330,2mm.
Qual a diferença do pneu 175 70 R13 para 175 75 R13?
A principal diferença entre os pneus 175/70 R13 e 175/75 R13 está relacionada à altura do flanco. Enquanto o pneu 175/70 possui uma altura de 70% da largura do pneu, o pneu 175/75 possui uma altura de 75%. Essa pequena variação pode impactar no conforto, estabilidade e resistência do pneu.
Qual é a diferença do pneu 165/70R14 para o 175/70R14? A diferença desses pneus está na largura, o que também afeta a sua altura — uma vez que esse valor tem como referência a primeira dimensão. Ou seja, no pneu 165/70R14, a altura é de cerca de 115mm. No pneu 175/70R14, a altura é de aproximadamente 112mm.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars. Estes valores estão no livrete do veículo e no autocolante da porta do condutor.
Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.
A boa notícia é que é muito simples saber a frequência correta para realizar a calibragem dos pneus do seu carro. Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.
Como encontrar e ler a calibragem dos pneus? Os números da pressão e dos modelos dos pneus normalmente estão no manual de instruções do fabricante ou então em uma etiqueta que pode estar no bocal de combustível ou na porta do motorista.
A calibragem correta dos pneus de aro 14 pode variar dependendo do veículo e das recomendações do fabricante. No entanto, como uma referência geral, a pressão recomendada para pneus de aro 14 geralmente varia entre 28 e 34 libras por polegada quadrada (psi).
Quanto a calibragem do pneu celta, vai variar dependendo da carga do veículo. Se o carro estiver sem peso, a calibragem pneu celta original já em uso será 27 psi nos pneus dianteiros e traseiros, enquanto que em pneus originais novos será de 25 psi nos pneus dianteiros e traseiros.