Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga.
Em alguns casos, também é encontrada no lado de dentro da tampa do combustível ou na parte interna da carroceria, mais precisamente, na porta do condutor/motorista. Para ajudar você, preparamos uma lista com a pressão que deve ser utilizada nas principais medidas de pneus: Pressão pneu aro 13 passeio: 32 psi.
Qual é a calibragem correta do pneu aro 14? A calibragem correta dos pneus de aro 14 pode variar dependendo do veículo e das recomendações do fabricante. No entanto, como uma referência geral, a pressão recomendada para pneus de aro 14 geralmente varia entre 28 e 34 libras por polegada quadrada (psi).
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Os pneus 175/70 R13 geralmente exigem uma pressão de ar entre 27 a 30 libras. Da mesma forma, os pneus 185/70 R13 também possuem uma faixa de pressão de 27 a 30 libras. , como os 175/65 e 175/70, a pressão recomendada varia de 28 e 32 libras.
Qual a calibragem correta para cada tipo de pneu? Aprenda a CALIBRAR como um PROFISSIONAL | 📺 101
Qual a diferença entre 165 70 e 175 70?
Como referência, 70% de 165 mm dá uma altura de 115,5 mm. Já na medida 175 serão 122,5 mm. Em resumo, nessa troca você terá um ganho de 7 mm apenas. É importante ressaltar que o pneu maior também é mais pesado e assim exigirá maior esforço do motor, o que pode interferir no consumo de combustível.
A calibragem dos pneus é o ajuste da quantidade de ar que está dentro deles, que pode ser medida em libras por polegada quadrada (psi), em bar ou em quilopascal (kPa). A pressão ideal varia de acordo com o modelo, o tamanho e o tipo de pneu, bem como com a carga e a velocidade do veículo.
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga.
Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI". Você encontrará isso no manual do veículo no carro, dentro da tampa do depósito de combustível ou no batente da porta do motorista.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.
Quanto a calibragem do pneu celta, vai variar dependendo da carga do veículo. Se o carro estiver sem peso, a calibragem pneu celta original já em uso será 27 psi nos pneus dianteiros e traseiros, enquanto que em pneus originais novos será de 25 psi nos pneus dianteiros e traseiros.
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível. No manual do usuário do veículo, geralmente colocado no porta-luvas.
Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars. Estes valores estão no livrete do veículo e no autocolante da porta do condutor.
O primeiro passo é conferir no manual do veículo ou na etiqueta que pode ser encontrada no carro a pressão recomendada pelo fabricante. Fique atento à quantidade de libras nos pneus dianteiros e nos traseiros, pois eles costumam ser diferentes, já que normalmente os pneus de trás são maiores.
Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário, elaborado pelo fabricante do veículo. Normalmente, há a recomendação da pressão que deve ser colocada no momento da calibragem quando o veículo está vazio (com até duas pessoas) e quando o veículo está com carga(mais de dois ocupantes).
Em resumo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 quer dizer que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
Aí a hora de calibrar muda bastante. Pra você ter uma ideia, a calibragem do pneu 175/70R14 com muita carga tem que ser de 30 libras no pneu da frente e 32 libras no de trás.