Atualmente, a proteína animal mais consumida na China é a de suíno (57 milhões de toneladas em 2021), representando 60% do total de carne consumida no país.
Frango kung pao. O frango kung pao (frango xadrez) é um prato picante típico da culinária chinesa feito com frango, amendoins, vegetais e pimentas secas. ...
No norte da China , acompanhamentos de trigo como macarrão e pão cozido no vapor dominam a mesa, enquanto no sul da China o arroz é mais popular. Esteriótipos à parte, a comida na China no geral é muito saudável e variada. Você vai encontrar muito frango, porco, muuuuuitos vegetais e coisas feitas no vapor ou cozidas.
Em muitas regiões, o prato principal é congee (mingau de arroz), servido tanto de forma doce quanto salgada, frequentemente acompanhado de youtiao (pão frito em bastão) e vários acompanhamentos como picles ou ovo salgado.
O Hot Pot, ou fondue em português, conhecido como Huo Guo em chinês. O Hot Pot, sem dúvida, é uma das comidas mais populares da culinária chinesa e os restaurantes que servem especializados se espalham por todos os cantos do país. O Hot Pot diversifica-se de região para região.
Ao contrário da maioria dos países ocidentais, onde cereais ou aveia costumam ser misturados com leite ou água, o mingau chinês costuma ser acompanhado de diferentes tipos de picles, ovos salgados ou ovos centenários com carne de porco picada para ganhar um sabor enriquecido.
Agora vamos falar o que os chineses comem nas três refeições. Como costume, muitos chineses tomam um café da manhã bem tradicional, isto é, sopa de arroz acompanhada com algum legume salgado, leite de soja, ovos cozidos, pão chinês, pastel frito, e outros tipos de comidas de farinha, cozidos ou fritos.
Os chineses costumam consumir esse alimento cozido, além de ser muito usado no preparo de sobremesas. As autoridades chinesas monitoram de perto a produção dos ovos para garantir os mais altos padrões, visando a proteção do meio ambiente.
Os chineses também não gostam muito de beber enquanto comem, principalmente quando se trata de álcool. No momento da refeição, também, não há o hábito de se comer sobremesas. O chá verde ou o perfumado é a única bebida que costuma aparecer em uma refeição.
O cultivo de Feijão na China também vem perdendo espaço para outros grãos como a soja e desde 2019, com redução de 10% na produção. Por outro lado, o consumo per capta tem crescido 400% por ano.
Na culinária chinesa, ao lado do arroz, da soja, da carne de porco, do peixe e de legumes, costumam aparecer iguarias exóticas ao paladar ocidental, como barbatana de tubarão, pênis de tigre, carne de cachorro e de gato, cobra, escorpião ou gafanhoto.
Os alimentos mais recorrentes são os frutos do mar, carne de porco, carne de frango e vegetais, que na maioria das vezes são acompanhados por arroz branco. Embora seja possível encontrar muitas outras, a culinária cantonesa é a mais difundida em Hong Kong.
Os principais países consumidores de ovos são o México, Japão, Paraguai, China, onde o consumo per capita ultrapassa 300 ovos por ano. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA, 2021), a produção brasileira de ovos foi superior a 53 bilhões de unidades no ano de 2020.
Para comer, os chineses usam instrumentos parecidos com o hashi japonês, que segundo eles, tornam a comida mais saborosa. Geralmente, os mesmos não gostam de tomar bebidas junto com as refeições; dão preferência à sopa de soja.
O consumo de 10 ovos por dia não é considerado saudável. Isso porque o ovo é rico em proteínas, um nutriente que, quando consumido em excesso, pode dificultar as funções dos rins e aumentar o risco de formação de pedra nos rins. Confira outros problemas causados pelo excesso de proteína.
Os chineses acreditam que a água quente faz bem à saúde de um modo geral, e ajuda na digestão. Por isso eles bebem água quente entre as refeições, e em jejum, pela manhã, para desintoxicar.
Um relatório recente da Sociedade Chinesa de Investigação do Sono concluiu que 59% dos chineses sofrem de insónias e 28% dormem menos de seis horas por dia, informou hoje o jornal oficial China Daily.
Outros pratos são mundialmente famosos e mais tradicionais, como o yakissoba, rolinho primavera e o frango xadrez. Como base de suas receitas, o povo chinês consome muito tofu, soja, flor de Lótus, cogumelos, frutos do mar, peixes, arroz e trigo, sendo estes dois últimos os principais da comida chinesa.
Mantou' é um alimento básico no norte da China, pois o trigo é cultivado lá, ao contrário do sul, onde predomina o arroz, mas estes pães são agora servidos em todo o país. Eles diferem em tamanho e textura de uma área para outra; no norte são maiores e mais firmes, enquanto no sul são menores, mais macios e mais doces.
Já pensou em comer feijão no café da manhã? Bom, no Reino Unido, isso é bem comum. Logicamente, o feijão é comido sem o arroz, combinação tipicamente brasileira.
Nesta refeição existem alguns itens que não podem faltar, como arroz branco, missoshiru, legumes e peixe, geralmente grelhado. Outro ingrediente indispensável é o shokupan, ou pão Hokkaido, cuja massa à base de leite e farinha torna-se muito fofinha depois de assada.