O frango é a carne mais consumida no Brasil, com consumo per capita estimado em 46 quilos por ano, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).
Saiba qual corte de carne é extremamente popular no Brasil e foi eleito o melhor prato do mundo. Nem o filé mignon, nem a costela foram os escolhidos. A picanha foi eleita como o melhor prato do mundo em ranking do TasteAtlas.
A carne de frango deverá ser a mais produzida e mais consumida no mundo até 2020. Essa é a projeção do especialista Antonio Apércio Klein, da Agropec Consultoria, baseado em números da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
Constatou-se que houve uma aumento na participação da carne in natura, a partir de 1996. Os principais produtos exportados pelo Brasil são os cortes especiais (traseiro/ dianteiro) e o corned beef (enlatado).
No período analisado, a produção de carne de frango cresce 142,6%; a bovina, 43,0%; e a de suínos, 115,2%. Quanto à produção mundial de carnes, o Brasil ocupava, em 2020, a terceira posição, depois da China e dos Estados Unidos, mas, nas exportações, ocupava a segunda posição, com 7,4% do mercado mundial.
Os principais estados produtores são Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Para o consumo interno a projeção é em torno de 84 milhões de toneladas.
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.
Além da picanha, outros cortes bovinos são ideais para o preparo em churrasqueira, como a maminha, costela e alcatra. Um fator que influencia na qualidade da carne é a raça do animal. No quesito maciez e sabor, as carnes mais nobres, como as da raça britânica Red Angus, são campeãs.
De acordo com um estudo de 2011, 12% da dieta média japonesa consiste de carnes. A carne suína é a mais consumida, em 56 gramas por pessoas, 833% a mais que em 1961.
Prova disso é que os maiores consumidores de carne do mundo são Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, com média de consumo de 110 kg por habitante ao ano. Outros mercados também com consumo alto são Canadá, Europa Ocidental, Argentina e Uruguai.
Atualmente, a proteína animal mais consumida na China é a de suíno (57 milhões de toneladas em 2021), representando 60% do total de carne consumida no país.
Argentina – 90 kg de carnes por habitante. Israel – 88 kg de carnes por habitante. Brasil – 78 kg de carnes por habitante. Nova Zelândia – 75 kg de carnes por habitante.
Quem se encontra em primeiro lugar – de acordo com os países divulgados pela FAO – é o Kuwait, com 79,968 kg per capita, vindo a seguir os EUA (perto de 59,9 kg), a Malásia (quase 54,1 kg) e a Austrália (cerca de 52,5 kg).
Uruguai. O Uruguai é famoso pela qualidade de sua carne bovina e consolidou sua reputação como um fornecedor confiável no comércio global. O país implementa métodos de criação sustentáveis para garantir o bem-estar dos animais e a conservação do ambiente natural.
Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar cortes como picanha e bife de ancho de Wagyu à venda no mercado brasileiro por valores entre R$ 899 e R$ 1.150 o quilo.
Qual Estado tem a melhor carne do Brasil? Estado do Pará ganha destaque com quatro municípios entre os 10 maiores rebanhos bovinos do país, confira lista divulgada pela ABIEC.
Quem são os 3 maiores criadores de gado do Brasil?
No entanto, a liderança permanece com Castro, no Paraná, com 381,7 milhões de litros, acréscimo de 4,9% em relação a 2020. Em segundo lugar está Carambeí, também no Paraná, com 227,8 milhões de litros. O terceiro foi Patos de Minas (MG), com 206,0 milhões de litros.
Roque Quagliato, ou Rei do Gado, cresceu e já tem mais de 240.000 cabeças de gado. Recentemente, concretizou a maior negociação no mercado imobiliário rural com a compra de novas fazendas no Pará. O Brasil possui o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, cerca de 240 milhões de cabeças de gado.
Com uma população de aproximadamente 1,6 milhão de habitantes, Rondônia abriga um impressionante rebanho bovino de mais de 15 milhões de cabeças, estabelecendo uma relação de gado por pessoa de quase 10 para 1. Outro estado com essa característica é o Mato Grosso, situado na região centro-oeste do Brasil.