O Estado do Ceará ficou conhecido como Terra da Luz por ser a primeira província brasileira no século XIX a abolir a escravidão. Em 25 de março de 1884, portanto, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, a antiga província concedia liberdade a cerca de trinta mil cativos.
Um movimento que teve na capital do Reino da França um de seus epicentros mais importantes, razão pela qual a expressão "Cidade Luz" foi associada ao esplendor inteletual e cultural que caracterizou a cidade nesta época.
As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.
A Bíblia, Livro dos Livros, é uma grande biblioteca onde Deus marca encontro com seu povo. Ali, todas as questões e situações são apresentadas sob o olhar de Deus. Nela está a luz, o núcleo da fé cristã: a vida, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Luz também é uma cidade ao norte, fundada por "um homem que foi à terra dos heteus" (Juízes 1:26). É identificada por alguns com Luweiziyeh, 6.4 quilômetros a noroeste de Banias, nas colinas de Golã.
Paris, a capital da França, é mundialmente famosa por muitas razões – sua arquitetura icônica, a majestosa Torre Eiffel, a culinária deliciosa e sua história rica. No entanto, um dos apelidos mais conhecidos de Paris é “Cidade Luz”.
De acordo com relatos do Novo Testamento bíblico, Jesus nasceu em Belém, uma cidade atualmente localizada no território palestino da Cisjordânia, cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém.
Muitos consideram a Terra Santa apenas Israel, local onde Jesus viveu a maior parte de sua vida, realizou milagres e morreu. No entanto outros também incluem o Egito e Roma, na Itália que também são lugares importantes por onde Jesus passou e ocorreram eventos bíblicos de destaque.
O apelido "Cidade Luz" surgiu no século 18, durante o Iluminismo, um movimento cultural e intelectual que destacou a importância da razão, da ciência e da educação. Paris tornou-se um centro de ideias iluminadas, atraindo filósofos, cientistas e artistas de toda a Europa.
Se a expressão “cidade luz”, inventada para descrever uma Paris que inaugurou o primeiro sistema de iluminação pública com eletricidade durante a Exposição Universal de 1878, conserva todo o seu poder evocativo e se a iluminação pública é citada no singular, para as autoridades territoriais, a iluminação e a luz são ...
Não é à toa que Las Vegas recebeu o título de cidade mais iluminada do mundo. De acordo com a Nasa, o município em Nevada possui tantas luzes que é, literalmente, possível vê-lo do espaço.
Esse território é conhecido na Bíblia como Canaã e, entre o povo cristão, também é comum usar a denominação “Terra Santa”. Galileia é o nome da região norte da Palestina, um local que aparece com destaque no Novo Testamento e onde se desenvolveu boa parte do ministério terreno de Jesus.
Em 14 de maio de 1948 o Alto Comissário inglês se retirou da Palestina e proclamou-se o Estado de Israel. O que as Nações Unidas não levaram em conta é que Jerusalém ficara sob o controle dos muçulmanos por quase setecentos anos, de 1244 a 1917.
A Unesco, inclusive, considerou a cidade antiga de Hebrom patrimônio histórico mundial. Hebrom é vista como uma das cidades mais antigas do mundo e encontra-se ao sul da Cisjordânia. Hoje é considerado território palestino.
A luz que ilumina tudo era e é o próprio Deus. No último capítulo da bíblia, em Apocalipse 22:5, diz: “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina. E reinarão para todo o sempre”.
João 8:12 Nova Almeida Atualizada (NAA) De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.