Amsterdã (Holanda) Quando o assunto é bicicleta, Amsterdã é referência e não poderia ficar de fora. A cidade possui 800 mil habitantes e cerca de 880 mil bikes. Ou seja, o meio de transporte não só é uma alternativa, como faz parte da cultura dos moradores.
A ligação dos holandeses com as bicicletas é visível nas estatísticas: em 2021, 84% da população da Holanda utilizava bicicletas diariamente. Em Amsterdam, esse número chega a cerca de 63% da população, demonstrando uma forte preferência pelo veículo.
No Brasil, as capitais que mais investem em infraestrutura para ciclistas estão nas regiões Sul e Sudeste. São Paulo aparece em primeiro lugar, seguida por Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Holanda. Uma das primeiras coisas que vem à mente quando falamos da Holanda são as bicicletas - e depois os moinhos de vento e os campos de tulipas. Só na cidade de Amsterdã, há mais bikes do que pessoas: 880 mil contra 800 mil!
Top 10: Melhores cidades do mundo para andar de bicicleta
Onde é a cidade das bicicletas?
Para conhecer a Cidade das Bicicletas, é preciso viajar até Macapá, capital do Amapá - e então, pegar uma lancha do transporte hidroviário até a cidade de Afuá, na Ilha de Marajó. No Brasil, só existe uma Afuá.
Mas qual é a história da bicicleta? Como ela surgiu? Tudo começou com a “draisiana“, o primeiro meio de transporte a utilizar duas rodas. Ela foi inventada pelo alemão Karl von Drais, em 1817, e tinha uma espécie de viga de madeira com duas rodas ligadas e alinhadas no sentido de giro, um banco e uma alavanca.
Quando o assunto é bicicleta, Amsterdã é referência e não poderia ficar de fora. A cidade possui 800 mil habitantes e cerca de 880 mil bikes. Ou seja, o meio de transporte não só é uma alternativa, como faz parte da cultura dos moradores.
Holanda. O primeiro país a ser citado para um bom passeio de bicicleta só poderia ser a Holanda. A pitoresca Amsterdam é considerada a capital mundial do ciclismo e dá o exemplo para o mundo inteiro, já que esse é o meio de transporte principal utilizado por mais da metade da sua população.
Dinamarca e Holanda, países planos, lideram a utilização da bicicleta na Europa, com 958 e 1.019 quilômetros percorridos por habitante, respectivamente, a cada ano.
Qual cidade possui mais bicicletas do que habitantes?
De acordo com o estudo, o maior número de bicicletas compartilhadas está no Rio de Janeiro. Ao todo, são 3.600 bikes públicas em 310 estações. Ainda assim, o número significa uma bicicleta para cada 1.865 habitantes. Em seguida está São Paulo.
Não se pode mencionar o ciclismo brasileiro contemporâneo sem destacar Henrique Avancini, reconhecido como o principal ciclista do país na atualidade. Avancini se destaca por um feito único: é o único a conquistar o título de campeão brasileiro em todas as categorias, incluindo a categoria elite.
A topografia das cidades holandesas proporciona um ambiente propício ao uso de bicicletas. Com terreno plano, suas cidades possuem um sistema de drenagem avançado, tendo como pilar os renomados canais. No entanto, não é apenas por esses fatores que o país acolhe tão bem as bicicletas.
Quem é o maior ciclista da atualidade? O maior ciclista da atualidade é o espanhol Alberto Contador, um dos mais bem sucedidos e premiados da história do ciclismo. Ele tem vencido o Tour de France três vezes, o Giro da Itália duas vezes e o Tour de Espanha duas vezes.
Amsterdam é a capital mundial sobre duas rodas, onde a bicicleta é a rainha das ruas. Amsterdam, a capital encantadora da Holanda, é muito mais do que seus famosos canais, casas estreitas e rica herança artística.
A Alemanha aparece três vezes no top 10. O Global Bicycle Index reúne as melhores cidades do mundo para andar de bicicleta. Em primeiro lugar, está uma cidade na Holanda, mas não é a famosa Amsterdã. Trata-se de Utrecht, um município que fica a cerca de uma hora de carro da capital.
Os Países Baixos, chamados coloquialmente de Holanda, ganharam renome internacional não apenas por seus campos de tulipas e moinhos de vento, mas também como o país das bicicletas.
Caso você goste de bicicletas, e ganhe na loteria, saiba que há um modelo especial comercializado pelo valor. Conhecida como Edição Beverly Hills, a 'Mountain Bike 24K Gold Extreme' é vendida por US$ 1 milhão, o equivalente a mais de R$ 5 milhões na cotação atual.
A resposta para a pergunta inicial de quem inventou a primeira bicicleta é Karl Von Drais. O barão alemão foi responsável pela criação de um novo meio de transporte em 1817, para facilitar a locomoção das pessoas.
A palavra deriva do grego; bi (dois) e kyklos (rodas); do inglês bicycle com o diminutivo francês bicyclette, foi adaptado do castelhano como bicicleta.