1 Tessalonicenses 4:13-18 ARC. Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim, também, aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
O pobre é desprezado até pelo seu vizinho, mas o rico tem muitos amigos. Desprezar os outros é pecado, mas aquele que faz o bem aos pobres é feliz. Quem trabalha para o bem ganha a confiança e o respeito dos outros, mas quem trabalha para o mal está cometendo um erro.
Jesus diz: “Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. Desprezar significa, em grego, declarar nulo, ter menos valor do que a palavra dada, recusar-se a aceitar.
Provérbios 17:13 “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa”. A ingratidão é um defeito de caráter. Segundo a teologia hebraica, se o homem pagasse o bem com o mal deveria receber a retribuição divina do sofrimento.
2Timóteo 3:1-7 NTLH. Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião.
Comunique seus sentimentos com assertividade: se você sentir que a ingratidão está prejudicando sua relação com alguém, converse com essa pessoa e expressar o que e está sentindo. Às vezes, as pessoas podem não perceber que estão sendo ingratas e uma conversa assertiva pode ajudar a resolver o problema.
A ignorância antecedente é a que não é absolutamente voluntária, ela é dita “moralmente invencível”. Por exemplo, acreditando atirar em um animal numa floresta, um caçador mata um homem que não havia dado sinal algum de sua presença e que de modo algum se poderia supor estar onde estava.
Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.
1 Que ou aquele que desconhece ou ignora algo. 2 Que ou aquele que não tem conhecimento, instrução ou cultura; bronco, iletrado, inculto, nabo, néscio, tapado. 3 Que ou aquele a quem falta conhecimento sobre determinado domínio. 4 Que ou aquele que é ingênuo ou que não tem malícia; crédulo, papalvo.
Provérbios 18:12 A arrogância precede a destruição; a humildade precede a honra. Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) | Baixar o App da Bíblia Agora.
O pecado de ingratidão é um monstro tão hediondo, que desagrada também aos homens, os quais, tendo feito algum beneficio que não é retribuído ao menos pela gratidão, sentem uma mágoa mais insuportável do que qualquer outro sofrimento corporal.
Por isso, a ingratidão está frequentemente associada a um sentimento de superioridade em relação ao outro. Além disso, os ingratos tendem a ser pessoas egoístas e vaidosas que, por nunca fazerem nada de bom em relação ao outro, também são incapazes de reconhecer quando alguém faz algo positivo em sua direção.
Quais são as características de uma pessoa ingrata?
A pessoa ingrata sempre tem as necessidades dela em primeiro lugar, podendo manipular outras pessoas para conseguir o que deseja, sem qualquer constrangimento. Ela não vem conversar sobre um assunto qualquer, apenas para manter viva a chama da amizade. Cada interação tem um interesse por trás.
Provérbios 17:21 O filho insensato só produz tristeza, e nenhum contentamento tem o pai do que pratica tolices. O filho insensato só produz tristeza, e nenhum contentamento tem o pai do que pratica tolices. O que gera um tolo, para sua tristeza o faz; e o pai do insensato não se alegrará.
Ser ignorante quanto à obra do Criador, vai nos afastar de Deus. Jó é chamado de ignorante por desconhecer a obra do Criador. Deus disse a Jó: “As suas palavras só mostram a sua ignorância” (Jó 38.2).
O que despreza o próximo é falto de senso, mas a pessoa prudente sabe o momento de se calar. Quem zomba dos pobres revela desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça dos outros não ficará muito tempo sem castigo. Vindo a impiedade, vem também o desprezo; e com a desonra, a vergonha.
Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado. Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas.