No Brasil, o estado da Bahia é o quarto com maior número de pessoas sem religião; o primeiro é o Rio de Janeiro. A cidade com o maior número de ateus é Chuí, com 59,85% dos habitantes, de acordo com o censo de 2010 do IBGE. O segundo lugar fica com Álvaro de Carvalho (SP), com 40% sem religião.
Nas duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, os não religiosos representam 30% e 34% da população da mesma idade, respectivamente, superando os jovens evangélicos, católicos e de outras religiões.
A cidade com o maior percentual de não religiosos é Nova Ibiá, com 59,85% dos habitantes, de acordo com o censo de 2000 do IBGE. O segundo lugar fica com Pitimbu, na Paraíba, com 42, 44%.
Uma pesquisa de 2004 pela BBC em 10 países revela a proporção da população "que não acredita em Deus", varia entre 0% (Nigéria) e 39% (Reino Unido), com uma média aproximada de 17% dos países pesquisados.
A 170 km de São Paulo está Aparecida do Norte, considerada a principal cidade de turismo religioso no Brasil. É um destino muito procurado e movimentado durante todo o ano, famoso pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Em Arroio do Padre (RS), a cidade mais evangélica do país – 85,84% da população estimada de 2.966 pessoas, segundo dados do IBGE -, o atual mandatário recebeu 83,17% dos votos válidos, contra 16,83% do candidato do PT.
O estado com maior proporção de pessoas que se declaram sem religião no Brasil é o Rio de Janeiro. Isso inclui ateus, agnósticos e aqueles que não seguem nenhuma religião específica. Essa informação é baseada em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do censo mais recente.
Uma das mais marcantes figuras para este ateísmo contemporâneo, para muitos autores visto como a mais importante, é o padre francês Jean Meslier, nomeado por diversos autores utilizados neste trabalho como “O Primeiro Ateu” de forma explícita, no sentido estrito e filosófico do termo.
O Brasil é o país com a segunda maior população negra do mundo – mais de 96 milhões de afrodescendentes, ficando atrás somente da Nigéria, considerado “o gigante do continente africano”, devido a sua população de cerca de 210 milhões e economia em constante ascensão.
Pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (13) pelo jornal "Folha de S. Paulo" aponta que 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos, e 10% não têm religião.
É a Suécia. Lá, 85% da população não tem nenhuma crença ou não acredita em Deus. Esse foi o resultado da pesquisa Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos, do sociólogo norte-americano Phil Zuckerman.
A China lidera de longe a lista de países menos religiosos do mundo, com 61% dos entrevistados autoavaliados como ateus. A lista de países com maiores proporções de ateus continua com Hong Kong (34%); Japão (31%), República Tcheca (30%), e Espanha (20%).
Jorge Furtado - O cineasta gaúcho é ateu e critica o fanatismo: 'A maioria das pessoas que conheço - e a maioria das que amo - acredita em Deus. Tudo bem, desde que não queiram impor sua fé'. Emma Thompson - A atriz britânica não apenas não acredita em Deus como também rejeita os livros sagrados.
“O secularismo chegou ao Rio Grande do Sul o estado mais ateu da federação. Existem mais centros de macumba na cidade de Porto Alegre do que no estado da Bahia inteiro”.
O presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), Daniel Sottomaior, denuncia que os casos de bullying religiosos dentro de instituições de ensino estão cada vez mais comuns "e acontecem todos os dias nas escolas do País".
Segundo estimativas da União Wicca do Brasil (UWB), o Rio é o estado com maior número de bruxos do país: são cerca de 40 mil praticantes de bruxaria, das mais variadas vertentes (tradicional inglesa, celtíbera, familiar...), a maioria da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da capital.
De acordo com dados do Departamento de Estado americano, no recorte por religião, a população israelense é 73,5% judia, 18,1% muçulmana, 1,9% cristã e 1,6% drusa. Os 5% restantes estão subdivididos em outras religiões minoritárias, como adventistas e testemunhas de Jeová, por exemplo.
Estão na Ásia quatro dos seis países/territórios em que a maioria das pessoas não é filiada a religiões: Coreia do Norte (71%), Japão (57%), Hong Kong (56%) e China (52%). Os outros dois países com maioria de não religiosos são a República Tcheca (76%) e a Estônia (60%).