São Paulo é disparada a cidade em que seus habitantes mais consomem café no Brasil. Não à toa, a megalópole mais populosa do país comercializa cerca de 25 milhões de xícaras da bebida por dia. Além disso, os paulistanos também são os que mais bebem café fora de casa.
Em 2021, o primeiro lugar de maior consumo era em casa em função da pandemia e a frequência de consumo em cafeterias caiu de 48% para 9%. Nessa última edição da pesquisa houve um aumento para 51%, devido aos entrevistados voltarem a consumir café em lojas especializadas.
A média diária nacional de café é de 3,8 xícaras. Quem diria que Mato Grosso é o estado dos “cafezeiros campeões”, tomando em média 7,1 xícaras por dia!
Maior consumidor de café do mundo e também maior importador do café brasileiro, no mês passado os Estados Unidos perdeu a liderança no ranking de importações para a Alemanha. O dado, que foge do habitual para o mercado de café, faz parte dos últimos números divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.
A microrregião do estado que fica mais próxima de São Paulo é a maior produtora de café do Brasil (e representa mais de 70% da produção de Minas Gerais).
Quais são as regiões que mais consomem café no mundo?
Qual Estado brasileiro tem o melhor café?
Minas Gerais
Situada no sudeste do Brasil, destaca-se como a maior produtora de café do país. Sua topografia montanhosa, com altitudes entre 600 e 1.200 metros acima do nível do mar, aliada ao clima tropical de altitude, propicia condições ideais para o cultivo de café arábica.
A Fazenda Campo Verde, localizada em Campo do Meio, no estado de Minas Gerais, é a maior fazenda do Brasil na produção de café. Ao todo são mais de 2,8 milhões de pés de café. A propriedade tem uma área total de 1056 hectares, onde 920 destes são destinados ao plantio do café.
O GZH fez uma lista a partir desse relatório e definiu um top 10 dos países que mais consomem café no mundo. O Brasil não aparece entre os países que mais consomem o a bebida. A Finlândia lidera o pódio, ficando em primeiro lugar, Noruega e Islândia aparecem em segundo e terceiro, respectivamente.
É verdade que o Brasil é o maior produtor de café do mundo?
Brasil ocupa o topo da lista concentrando cerca de 38% da produção global do grão. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, representando cerca de 38% da produção global. Na safra 2023/24, a expectativa é colher 44,9 milhões de sacas de café arábica e cerca de 21,4 milhões de café robusta.
Quais o países que mais compravam café brasileiro?
Neste ano, o fluxo começou a voltar ao normal. A demanda aquecida no mercado europeu é fundamental para o Brasil. Entre os dez maiores clientes do café brasileiro, quatro fazem parte da UE – Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda. Juntos, esses países absorvem quase 30% das exportações brasileiras.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Essa produção não vem de hoje — o país é o maior produtor global há mais de 150 anos. As plantações se dão principalmente em Minas Gerais, São Paulo e Paraná, cuja temperatura e clima são ideais para a produção cafeeira.
Foi em 1727 que o oficial português Francisco de Mello Palheta, vindo da Guiana Francesa, trouxe as primeiras mudas da rubiácea para o Brasil. Recebera-as de presente das mãos de Madame D'Orvilliers, esposa do governador de Caiena. As mudas foram plantadas no Pará, onde floresceram sem dificuldade.
Já adiantamos que, não, o Brasil não entrou nem para os 10 países que mais consomem o café no mundo. O pódio foi ocupado pela Finlândia, em primeiríssimo lugar, enquanto Noruega e Islândia ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.
Com relação ao consumo per capita, o destaque fica para Finlândia, que ocupa o primeiro lugar entre os consumidores adultos, com uma média de 12kg por habitante, segundo dados da OIC.
O maior estado produtor de café do Brasil é Minas Gerais, que é responsável por mais de 50% da produção nacional: são 27,8 milhões de sacas na safra 2023. Quase que a totalidade (99%) do café produzido no estado é da cultivar arábica. A variedade Robusta, por sua vez, é cultivada em 100% da área no estado de Rondônia.
"O melhor café do Brasil é de Minas Gerais, além de ser o mais caro do mundo", observou o parlamentar. "Estamos felizes de receber hoje, na comissão, autoridades e produtores de Cristina", completou. A qualidade do café produzido em Minas Gerais também foi destacada por todos os participantes da reunião.
O tipo de café mais consumido no Brasil é o café torrado e moído. Ele é produzido a partir de grãos de café arábica e robusta, que são torrados e moídos para a preparação de diferentes métodos de preparo, como coado, expresso, french press, entre outros.
A grande verdade que você encontrará no mundo dos cafés é que, para serem considerados de qualidade superior, os grãos precisam ser 100% Arábica. Muito diferente da Robusta, a variedade Arábica tem 50% menos cafeína, ou seja, é muito mais suave, sem o forte amargor.
Chefe da terceira geração de uma família de cafeicultores, João Faria da Silva administra sete fazendas, onde estão plantados 18 milhões de pés de café arábica. Sua produção anual, de 180 mil sacas, não só o coloca como o maior produtor do Brasil como também na liderança global. Não há, no mundo, ninguém à sua frente.
Em Minas Gerais, Antônio Luciano é conhecido como o maior dono de fazendas da história do Brasil, tendo impacto significativo especialmente na capital mineira.