O Clostridium tetani é uma bactéria pertencente ao grupo das gram-positivas, são anaeróbios estritos e estão incluídas no gênero Clostridium. Eles produzem esporos que são importantes para a sua sobrevivência, permitindo que eles consigam resistir em condições de aerobiose.
O tétano é causado por uma toxina produzida pela Clostridium tetani nas feridas contaminadas. A toxina tetânica bloqueia a liberação de neurotransmissores inibitórios, causando rigidez muscular generalizada com espasmos intermitentes; convulsões e instabilidade autonômica podem ocorrer.
C. botulinum é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Bacillaceae. As células têm a forma de bastonetes (bacilos), são móveis por flagelos peritricos, formam esporos e produzem neurotoxinas.
O Tétano acidental é uma doença grave, não contagiosa, causada por uma bactéria (clostridium tetani) que é encontrada na natureza. A bactéria causadora do tétano acidental pode estar presente na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja e poeira.
As bactérias podem ser classificadas de acordo com vários critérios, sendo um deles a parede celular. De acordo com as características da parede celular desses organismos, podemos classificá-los em bactérias gram-positivas, gram-negativas e micoplasma.
É o reino dos seres vivos microscópicos e abarca os organismos procariontes (arqueas e bactérias). Esse grupo está presente em todos os habitats e é formado por seres unicelulares sem núcleo definido.
O tétano é causado pela infeção com a bactéria Clostridium tetani, a qual se encontra frequentemente no solo, no pó e no estrume. As bactérias geralmente penetram no organismo através de uma abertura na pele, como um corte ou uma punção, feitos por um objeto contaminado.
A médica acredita que a relação entre ferrugem e tétano se deve ao fato de que materiais oxidados ficaram em contato com o solo por tempo prolongado e, por isso, têm maior chance de estar contaminados. Ela acrescenta que a oxidação permite que os esporos das bactérias fiquem presos no prego enferrujado.
Essas toxinas viajam por todo o corpo e impedem que alguns nervos enviem sinais para outros nervos. Como resultado, os músculos se contraem involuntariamente, causando rigidez e espasmos musculares dolorosos. A vacinação durante a infância mais doses de reforços a cada 10 anos durante a idade adulta previne o tétano.
O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral.
O tétano é causado por toxinas eliminadas pela bactéria Clostridium tetani. A transmissão do tétano se dá como consequência de um corte, queimadura, tecidos necrosados ou ferimento na pele, desde que ele esteja sujo por poeira, terra, esterco e fezes humanas de animais que contenham esporos da bactéria.
A vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT) atua sobre determinadas células do organismo (linfócitos) que, entre outras, fazem parte de uma espécie de rede protetora contra infecções, denominada de sistema imune.
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).
De acordo com a classificação proposta pelo pesquisador Whittaker, em 1969, os seres vivos podem ser incluídos em cinco reinos: Monera, Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.
A classe é uma categoria utilizada na classificação científica dos seres vivos, o sistema taxonómico mais utilizado na moderna biologia; é a categoria taxonómica constituída por um conjunto de Ordens. As Classes por sua vez agrupam-se em Filos (que na botânica são frequentemente designados por Divisões).
As bactérias são classificadas de acordo com o formato da célula; os três principais grupos são: cocos, bacilos e espiroquetas. Os primeiros são arredondados — formato de 'bolinha' —, o segundo grupo possui forma de bastão e o terceiro grupo é composto por células espiraladas.
As bactérias inicialmente eram agrupadas no Reino Monera, no qual todos os procariontes estavam incluídos. Com a classificação dos seres vivos em três domínios, o Reino Monera deixou de existir. Os organismos procariontes, então, são divididos em dois grupos: o domínio Archaea e o domínio Bacteria.
As bactérias autotróficas classificam-se em quimiossintetizantes (retiram energia de compostos inorgânicos do ambiente) e fotossintetizantes (usam a energia da luz). Quanto à necessidade de gás oxigênio nos processos de obtenção de energia a partir de compostos orgânicos, as bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias.
Vivendo em péssimas condições de higiene, os escravos eram contaminados (saber-se-ia depois) pela bactéria Clostridium tetani através das feridas adquiridas no trabalho braçal e nos castigos que sofriam; já os recém-nascidos eram vitimados por infecções decorrentes do corte do cordão umbilical sem os cuidados mais ...
A vacina contra tétano e difteria (Td) ou a vacina Tdap é administrada como um reforço a cada dez anos, depois de se administrar o reforço com Tdap entre 11 e 12 anos de idade. Além disso, às vezes as pessoas precisam ser vacinadas depois de uma lesão que rompe a pele.
Porém, a bactéria que causa difteria produz uma toxina que pode danificar o coração, os rins e o sistema nervoso. A difteria já foi uma causa principal de mortalidade infantil. O tétano (trismo) causa espasmos musculares intensos, que é resultado de uma toxina produzida por bactéria.