#1 – Estrelas mais rápidasMais de mil quilômetros por segundo. Esta é a velocidade estimada de um grupo de estrelas que viaja desde a galáxia M87 em nossa direção. Estas estrelas teriam sido expelidas por um enorme buraco negro. Mas é muito improvável que elas cheguem até a Terra.
A luz é a coisa mais rápida que já existiu no Universo, e sua velocidade pode variar em algumas circunstâncias. A velocidade da luz é determinante para o limite de velocidade do Universo, uma vez que nada pode ser mais rápido que ela — segundo as leis da física.
Quando se fala em velocidade, você talvez pense em carros de corrida ou mesmo aviões e jatos supersônicos, mas o objeto mais rápido do mundo é na verdade uma sonda da NASA chamada Parker, que alcança incríveis 635.266 quilômetros por hora e pode dar a volta na Terra em menos de seis minutos.
"A velocidade máxima para tudo no nosso Universo tem um valor: 300 mil quilômetros por segundo", disse o físico teórico britânico Jim Al-Khalili ao programa de rádio da BBC Os Casos Curiosos de Rutherford e Fry, quando consultado sobre a possibilidade de que algo possa viajar mais rápido que a luz.
A Teoria da Relatividade Especial de Einstein já diz: não há nada mais rápido do que a luz. Essa regra da física indica que quanto mais rápido um objeto se desloca, mais próximo ele fica de sua perspectiva do tempo até paralisar.
Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água. Mas há cientistas que decidiram propor algumas ideias que contrariam o postulado de Einstein, sem violar as leis da física conhecida — o que é importante quando se trata de uma hipótese científica.
Com a missão de orbitar o Sol e coletar dados do astro, a sonda se tornou o objeto mais rápido criado pelo homem. Curiosamente, o recorde anterior também era da mesma sonda. A Sonda Parker atingiu a velocidade de 635.266 mil km/h no dia 29 de junho de 2024.
O recorde foi realizado pelo piloto Fábio Sotto Mayor, sendo apurado com base na média de velocidade atingida nas tentativas previstas no regulamento internacional. Assim, a maior velocidade registrada foi superior aos 315 km/h, até hoje não superada no território nacional.
Partículas elementares conhecidas como "neutrinos" foram lançadas do Cern, na Suíça, em direção ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, a 730 km de distância. Segundo os pesquisadores, elas chegaram 60 nanosegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) mais rápido do que a luz em seu destino.
Usain Bolt é hoje o homem mais rápido do mundo. Ele correu os 100 metros na Olimpíada de 2012 em 9 segundos e 63 centésimos. No dia em que ganhou a medalha de ouro sua velocidade máxima foi de 44 km/h —é tão rápido que, se ele passasse correndo por um radar em uma rua dentro de SP, poderia ser multado.
Qual é a coisa mais rápida que a velocidade da luz?
A partícula hipotética "táquion", mais rápida que a luz, pode estar por trás da expansão do universo. A partícula hipotética mais rápida que a luz, conhecida como táquion, provavelmente não existe. Mesmo assim, um modelo baseado em sua existência poderia explicar a matéria escura e a expansão do universo.
Ao observar vídeos de séries e filmes com o personagem, o físico Rhett Allain estimou que a velocidade do herói deveria ser algo em torno de 1100 km/h, ou aproximadamente 305,5 m/s. Em alguns episódios de filmes ou quadrinhos, Flash já atingiu velocidades muito superiores à da luz.
O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade. A luz é composta por partículas chamadas fótons.
Em termos "terráqueos", o produto mais veloz gerado pelos seres humanos foi a Parker Solar Probe, uma sonda espacial desenvolvida pela NASA para orbitar o Sol. Ela atingiu cerca de 532 mil km/h em relação à estrela-mãe de nosso Sistema Solar — e ainda deve ir 30% mais rápido, caso nenhum imprevisto ocorra.
Desde 2009, o corredor jamaicano Usain Bolt é a pessoa pessoa mais rápida do mundo. Ele correu 100 metros em 9 segundos e 58 centésimos, a uma velocidade de 37,57 quilômetros por hora.
Qual é a coisa mais rápida que o ser humano já fez?
Em 29 de junho, a espaçonaves de 685 kg, encarregada de observar de perto a coroa externa do Sol, bateu pela segunda vez (a primeira foi em outubro de 2023) o recorde de objeto em movimento mais rápido já construído pelo homem.
O ser humano é capaz de correr a uma velocidade de até 64,4 km/h [aproximadamente 18 m/s], superando a velocidade atingida pelo atleta jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100 m rasos — segundo estudo realizado nos Estados Unidos.
Depois de bater os 100 metros rasos com o tempo de 9s80, o italiano Lamont Marcell Jacobs assumiu o posto ocupado desde 2004 pelo jamaicano Usain Bolt, e faturou a medalha de ouro nas Olimpíadas 2020.
Essa peripécia não é possível no vácuo, porque nada pode ir mais rápido que 299,7 mil km/s. Nos oceanos da Terra, porém, trata-se de algo corriqueiro. Partículas que superam a velocidade da luz na água (aqueles 225 mil km/s) emanam um brilho azulado fantasmagórico chamado radiação Cherenkov.
É fato que nada é mais rápido que a luz. Mas esse limite de velocidade do cosmos, de acordo com as equações de Einstein, se aplica apenas ao movimento das coisas (como eu, você e a Terra) que estão no espaço, e não ao espaço em si.