Entre os pratos mais típicos e famosos, é essencial provar: o caldo Awara (feito à base de polpa de palmeira), o peixe grelhado, os colombos (cozidosde carne e legumes ao molho curry), e os frutos do mar preparados com legumes e condimentos locais.
Os pratos típicos do país são o pepperpot, um guisado de carne com pimenta, e o chowmein, um tipo de macarrão de origem chinesa. O curry, tempero indiano, é muito utilizado na culinária guianense – o frango e a carne bovina ao curry são outros pratos principais do país.
Características. Muitos indo-guianenses seguem o hinduísmo e o islamismo. Por isto, é comum encontrar templos hindus e mesquitas muçulmanas. Os guianenses que seguem estas religiões cultivam os hábitos dos demais hindus e muçulmanos do mundo.
Qual idioma é falado na Guiana? O inglês é a língua oficial. No entanto, devido à diversidade de população, também é falado o crioulo guianense, as línguas caribenhas e arawak, e o hindustani caribenho, um dialeto do hindi, e do chinês.
Pratos populares incluem o Cookup Rice, um arroz com vegetais e frango ou peixe, assim como o Cassava Bread e a sopa de coco Metemgie. Frutos do mar também são importantes, assim como pratos derivados da culinária britânica, como o Cheese Roll e o Pine Tart.
A Lei do Trabalho e a Lei do Conselho de Salários descrevem quaisquer requisitos relacionados ao pagamento de funcionários. A partir de julho 1, 2022, o salário mínimo para trabalhadores do setor privado é GYD 60,147.
A economia da Guiana baseia-se no setor primário, os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, mandioca, frutas e arroz. A mineração é uma atividade muito importante para a economia nacional, sendo a bauxita, o produto de maior destaque.
O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
Nosso ranking de moedas mostra que a taxa de câmbio mais procurada para Dólar guianense é de GYD para USD. O código de moeda para Guyanese Dollars é GYD. O símbolo da moeda é $.
Devido a essa configuração étnica, as principais religiões da Guiana são o cristianismo, o hinduísmo e o islamismo. Georgetown é a sede da Comunidade do Caribe (Caricom).
A oeste da Guiana Francesa está o Suriname, que já foi chamado de Guiana Holandesa antes da independência, em 1975. E a oeste deste está a Guiana Inglesa, que desde a independência, em 1966, é conhecida como Guiana.
A Guiana é um dos países etnicamente mais diversificados da região. É o único país anglófono da América do Sul, e na área continental latino-americana compartilha essa peculiaridade somente com Belize, da América Central. Nela fala-se também o hindu, o urdu e várias línguas ameríndias.
Mashramani, frequentemente abreviado para "Mash", é um festival anual que celebra a Guiana se tornando uma república em 1970. O festival, geralmente realizado em 23 de fevereiro – Dia da República da Guiana – inclui desfile, música, jogos e culinária, e tem como objetivo comemorar o "Nascimento da República".
A língua oficial da Guiana é o inglês, o que faz dela o único país da região a ter o inglês como língua oficial. Mesmo assim, o país reconhece dez línguas faladas regionalmente, como Akawaio, Macushi, Patamona e Wapishana.
Apesar de ainda ser pobre, a Guiana é um país caro. "Não temos indústrias, tudo é importado. E os impostos são muito altos". Um dos motores da economia local é a cana de açúcar e a exportação de arroz.
Entre os pratos mais típicos e famosos, é essencial provar: o caldo Awara (feito à base de polpa de palmeira), o peixe grelhado, os colombos (cozidosde carne e legumes ao molho curry), e os frutos do mar preparados com legumes e condimentos locais.
O nome Guiana foi dado ao país pelos povos originários que habitavam a região antes da chegada dos europeus, como conta a Encyclopedia Britannica. O significado da palavra, segundo a plataforma, é “terra da água”, em virtude da abundância de recursos naturais encontrados por lá.
O clima predominante é o tropical no norte, e o equatorial no sul. As temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, havendo uma baixa amplitude térmica. As chuvas ocorrem de forma abundante, especialmente no litoral.
A descoberta de petróleo transformou a Guiana no país mais rico da América do Sul. A renda per capita, corrigida pela paridade de poder de compra, ultrapassa US$ 40 mil, quase igual à de Portugal, segundo o FMI. O PIB cresceu 63%, em 2022, e a previsão é de aumentar 38% este ano.