A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio.
Qual a importância da teoria de Piaget para a educação?
Através da teoria piagetiana, o professor pode saber quando ensinar determinado conteúdo e de que forma deve ser ensinado, pois através dos estágios estudados, é possível Page 11 visualizar o desenvolvimento dos sujeitos e o que lhe é possível aprender em determinado estágio.
Quais são as contribuições mais importantes de Piaget?
As contribuições de Jean Piaget para a psicologia do desenvolvimento são vastas e profundas. Sua teoria do desenvolvimento cognitivo, em particular, revolucionou nossa compreensão sobre como as crianças constroem o conhecimento e desenvolvem habilidades cognitivas ao longo do tempo.
Qual foi a contribuição de Piaget e Vygotsky para a educação?
Portanto, Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.
Qual é a contribuição da teoria construtivista de Piaget para a educação?
O método construtivista na educação é uma teoria que orienta as propostas educacionais nos seus variados âmbitos, funcionando como um fio condutor da organização dos espaços pedagógicos, das práticas e das atividades desenvolvidas nesses espaços.
Nova Escola | Pensadores: Jean Piaget - a Educação
Qual a teoria que Piaget defende?
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Vygotsky?
Destacaremos a seguir algumas das principais divergências entre os autores estudados. No que se refere à Vygotsky, a interação social é uma ferramenta essencial para compreender o desenvol- vimento cognitivo; já para Piaget são as experiências com o meio físico que possibilitam essa compreensão.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais. Sendo o primeiro o Sensório motor. O primeiro dos quatro estágios de desenvolvimento cognitivo é o estágio sensório- motor.
O aprendizado não é passivo, mas ativo! De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 — Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo. Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação.
Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento. Palavras-chave: aprendizagem, construção do conhecimento, teoria piagetiana.
Quais as contribuições de Piaget para a alfabetização?
Piaget destaca, nessas obras, a importância de que a escola desenvolva um procedimento didático que favoreça a autonomia intelectual do/a aluno/a. Nesse sentido, é fundamental que o/a aluno/a tenha uma atuação ativa, aja sobre os conteúdos a partir dos esquemas de ações e operações que dispõe.
A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.
Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
Piaget nasceu em 1896, o mesmo em que nasceu Vigotski. Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, no ano de 1896, curiosamente, o mesmo ano em que nasceu Vigotski. Piaget foi uma “criança prodígio” e já aos 10 anos de idade publicou seu primeiro “artigo científico”.
Qual a contribuição da teoria de Piaget e Vygotsky para a educação?
Realmente Piaget deu ênfase em seus estudos ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito. Já Vygotski deu ênfase aos processos de trocas, ou seja, de interação do sujeito com seu meio, principalmente seu meio social e cultural.
Segundo Piaget, o conhecimento não nasce no sujeito, nem no objeto, mas sim na “interação entre sujeito-objeto”, sendo assim, a aprendizagem deve ocorrer em todos os ambientes que a criança frequenta, sendo intermediado e incentivado por educadores e familiares.
Piaget dizia que, na visão ambiental, a aprendizagem dependia de tarefas ou situações particulares, ou seja, se o professor ensinasse, o aluno aprenderia, e pouca importância era dada à maturação orgânica e às questões hereditárias.