Violeta: representa a transformação, a espiritualidade e a purificação. É utilizado para promover a elevação espiritual, estimular a meditação e a introspecção.
Significado espiritual: o verde é a cor da cura, do crescimento e da abundância. Está associada ao chakra do coração. Como utilizar: use velas verdes ou lenços de tecido verde ao realizar rituais de cura. Cristais: esmeralda ou aventurina são excelentes para essas práticas.
Em primeiro lugar, entre os significados poderosos das cores, a cor azul possui efeitos calmantes, assim sendo recomendada para atrair proteção, confiança, calma e tranquilidade.
A Cromoterapia tem como base as sete cores do arco-íris. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. No dia a dia, o significado das cores pode ajudar você a melhorar humor e a sua energia.
Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma.
História. Foi criada em 1908 pelo Dr. Jerônimo Monteiro, então presidente do estado, que também estabeleceu o azul e o rosa como cores oficiais do estado (7 de setembro de 1909).
Azul: Cura por meio das próprias energias espirituais ou mentais. Vermelha: Indica muita coragem, vitalidade, excitação e forte energia sexual. Violeta: Capacidade de transformar sofrimento em algo positivo.
Verde: simboliza a fé, imortalidade e contemplação; primavera; o triunfo da vida sobre a morte; Verde claro: a cor do Batismo; Violeta: amor, verdade, paixão e sofrimento; Púrpura: realeza; Deus Pai; símbolo de sofrimento e persistência.
Como veremos, o branco é a cor da divindade e da hierofania, ou seja da sua manifestação, e por isso o fumo branco evoca a aceitação por parte da divindade dos sacrifícios de Abel e a comunhão entre ela e o primeiro filho de Adão e Eva.
Antigamente, a cor violeta foi amplamente associada à nobreza e ao poder. Além disso, esta cor transmite a ideia de vaidade e extravagância, bem como remete ao desejo e à atenção.
Com base no livro “A psicologia das cores” da autora Eva Heller, encontramos a informação de que são muitos tons de amarelo existentes, mas todos variam desta cor primária que representa a vivência e simbolismo do sol e da luz.