As duas cores têm o significado especial de informar e elucidar sobre doenças de incidências notáveis que acometem a população: leucemia, que é representada pela cor laranja, e, lupus, fibromialgia e mal de Alzheimer, representadas pela cor roxa.
Uma das três cores que marcam o calendário da saúde de fevereiro é a roxa. A cor foi escolhida para chamar a atenção sobre a doença Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), também conhecida como lúpus. A doença inflamatória crônica do sistema imunológico atinge a pele ou os órgãos internos.
A campanha Fevereiro Roxo foi criada para alertar e conscientizar a população sobre três doenças que não tem cura: Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Ao serem identificadas e tratadas no início, a progressão dos sintomas pode ser retardada.
Durante o mês de fevereiro, as cores roxa e laranja assumem um papel importante na conscientização sobre doenças crônicas. O objetivo é informar e educar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições como Leucemia, Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus.
Azul. O azul é uma cor clássica que faz parte das tendências de moda para o verão 2024. Tons mais claros de azul, como azul céu, azul turquesa e azul claro, são especialmente populares durante essa estação.
“A fibromialgia são dores terríveis, incapacitantes e que impossibilitam a locomoção de muitos pacientes. Essas pessoas precisam de um diagnóstico e de um tratamento multidisciplinar e o fato delas não serem até então reconhecidas como PCD, prejudicava esse acesso.
12/05/2022 – O dia 12 de maio marca o Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, uma doença invisível aos olhos da sociedade, mas com sérias complicações aos seus portadores.
(Síndrome de dor miofascial; fibrosite; fibromiosite)
A dor é generalizada e algumas partes do corpo ficam sensíveis ao toque. O diagnóstico de fibromialgia se baseia em critérios e sintomas definidos como dor generalizada e fadiga.
As cores da saúde no mês de março são variadas: azul, lilás, amarelo e roxo simbolizam a luta pela conscientização sobre câncer do intestino (março azul), câncer do colo do útero (março lilás), endometriose (março amarelo) e obesidade (março roxo).
Fevereiro Roxo e Laranja: mês de conscientização sobre lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia | Justiça Federal – Seção Judiciária do Rio de Janeiro.
Art. 1º Fica reconhecido no âmbito do Estado do Amazonas o “cordão de fita com desenhos de borboletas e/ou laços na cor roxa” como símbolo de identificação de pessoas com Fibromialgia.
A fibromialgia apresenta diversos sintomas, que variam de pessoa para pessoa. Um desses sintomas pode estar relacionado aos sintomas dérmicos e cutâneos. Como sensação de que existe algo a andar na pele, coceiras, erupções cutâneas e por vezes inchaços nas palmas das mãos e solas dos pés.
Dores, distúrbios do sono, fadiga, depressão e ansiedade. Embora os principais sintomas de artrite e fibromialgia sejam parecidos a ponto de confundir muitas pessoas, existe uma diferença fundamental entre as duas doenças: a inflamação nas articulações, que acontece apenas no caso da artrite reumatoide.
Foi aprovado em votação na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 1573/2023, de autoria do deputado estadual Rogério Nogueira, que reconhece os pacientes com fibromialgia como Pessoas com Deficiência, em todo o Estado de São Paulo, para todos os efeitos legais e de direitos.
Estudos mostram que embora ainda não haja cura para a fibromialgia é possível controle com a prática de exercícios físicos, preferencialmente atividades aeróbicas, como andar e nadar. A hidroginástica, o alongamento e o fortalecimento muscular devem, também, ser estimulados, já que benefícios são observados.
Quais são os sintomas mais graves da fibromialgia?
O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã.
Incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, sob o código CID 10 M79. 7, a fibromialgia é uma síndrome multifatorial, de causa ainda desconhecida, crônica e sem cura.
Em resposta à Prezada Fernanda Sabbado. O Projeto de Lei PL 598/2023, que classifica a fibromialgia como deficiência para todos os fins legais e dispõe sobre o tratamento da doença fornecido pelo Sistema Único de Saúde, tramita apensado ao PL 1093/2019 e juntos aguardam deliberação na Comissão de Saúde (CSAUDE).
Quem tem fibromialgia pode usar o cordão de girassol?
Lei aprovada recentemente pelo Congresso (Lei nº 14.624/2023), válida em todo o país, define o uso do cordão de girassol como opcional para identificação de pessoas com deficiências ocultas, como transtorno do espectro autista, fibromialgia, deficiências auditivas.
O ano de 2024 será regido pelo número oito, de acordo com a seguinte soma anual: 2+0+2+4 = 8. De acordo com a Terapia das Cores, tal número é representado pelo Rosa, que pode ser uma ótima ideia para quem quer atrair boa sorte para o próximo ano.
A Cromoterapia, prática terapêutica que utiliza as cores para restaurar o equilíbrio físico, emocional e energético do corpo, informa: o laranja será a cor de 2024. Já a numerologia acredita que esse ano que se avizinha vai ser rosa (leia mais abaixo).