Assim, o PSF foi concebido a partir de uma reunião ocorrida nos dias 27 e 28 de dezembro de 1993 em Brasília, DF, sobre o tema “Saúde da Família”, convocada pelo gabinete do Ministro da Saúde Henrique Santillo com apoio do UNICEF.
Pela sua importância para a atenção básica na saúde, o PSF foi ampliado notavelmente no governo Fernando Henrique Cardoso. No período em que foi ministro da Saúde, José Serra deu apoio, prioridade e recursos para que os municípios implantassem novas equipes, que cresceram dez vezes em cinco anos.
A ESF iniciou com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) em 1991 e, em 1994, seguiu com a criação do Programa Saúde da Família. Foi quando o Saúde da Família se tornou a principal estratégia de consolidação da atenção primária à saúde (APS) no Brasil.
Em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) foi criado como estratégia de reorientação dos serviços de atenção à saúde. As antigas práticas mais voltadas para a doença e valorização do hospital são substituídas por novos princípios, com o foco na promoção da saúde e na participação da comunidade.
Programa Saúde da Família e Estratégia de Saúde da Família - ESF / ESF
Quem criou o Programa de Saúde da Família?
Assim, o PSF foi concebido a partir de uma reunião ocorrida nos dias 27 e 28 de dezembro de 1993 em Brasília, DF, sobre o tema “Saúde da Família”, convocada pelo gabinete do Ministro da Saúde Henrique Santillo com apoio do UNICEF.
Em que ano surgiu o Programa de Saúde da Família hoje chamado Estratégia Saúde da Família ESF escolha a alternativa correta?
Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de ...
Qual é o principal objetivo do Programa de Saúde da Família?
O objetivo do PSF é a reorganização da prática assistencial em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para a cura de doenças e no hospital.
O foco está na capacidade da equipe em lidar com os problemas de saúde específicos da população, seja resolvendo-os, através da oferta de um conjunto de serviços, seja organizando-os, para que o paciente receba atendimento direcionado.
Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
Em 2006 o PSF deixou de ser programa e passou a ser uma estratégia permanente na atenção básica em saúde, justamente por que programa possui tempo determinado e estratégia é permanente e contínua. Desse modo passou a ser denominado de Estratégia Saúde da Família - ESF.
O Programa Saúde da Família (PSF) é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de oferecer a atenção básica/primária de forma mais resolutiva e humanizada, sendo fundamental à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma reflexão mais ampla a respeito do processo saúde/ ...
Assim, o PSF elege como ponto central o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de co- responsabilidade entre os profissionais de saúde e a população. Sob essa ótica, a estratégia utilizada pelo Programa Saúde da Família (PSF) visa a reversão do modelo assistencial vigente.
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um modelo de atenção básica à saúde adotado no Brasil, que tem como objetivo promover a saúde e prevenir doenças, com foco na família e na comunidade, Em resumo as funções da ESF incluem a atenção integral à saúde, o acompanhamento sistemático das famílias, a promoção da saúde e ...
Quais são as principais características do Programa Saúde da Família?
Caracteriza-se pela sintonia com os princípios da universalidade, eqüidade da atenção e integralidade das ações. Estrutura-se, assim, na lógica básica de atenção à saúde, gerando novas práticas e afirmando a indissociabilidade entre os trabalhos clínicos e a promoção da saúde.
Cada equipe de ESF é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem e 5 a 6 agentes comunitários de saúde (ACS). Nesta composição, também estão previstas equipes de saúde bucal com cirurgião dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal.
Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Art.
A UBS também faz parte da Atenção Básica, que é desenvolvida pelas equipes de Saúde da Família (ESF), entre outras. Nessas unidades são feitos curativo, inalação, pré-natal, acompanhamento de hipertensão, diabete, dores crônicas, diarreia e febre, além de outros casos onde não é necessário atendimento de urgência.
Como ele funciona? O Programa Saúde da Família funciona nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde, o SUS, ou nos domicílios dos pacientes, devendo a equipe médica atender e acompanhar todas as pessoas de cada família, independentemente do gênero e da idade.
NASF são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção primária para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.
O já agonizante NASF, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, sofreu um golpe de misericórdia do governo federal. Por meio de uma nota técnica divulgada na última semana, o Ministério da Saúde aboliu a criação de novas equipes multissetoriais que ampliavam e qualificavam o atendimento da Saúde da Família.
Ainda como desafios para a ESF, podemos apontar a necessidade de investimento da equipe na prevenção e promoção da saúde, em conformidade com a filosofia da saúde da família e com a PNAB preconiza “desenvolvimento de ações intersetoriais, integrando projetos sociais e setores afins, voltados para a promoção da saúde” ( ...
Podemos dizer que o ACS deve: • identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; • orientar as pessoas de acordo com as instruções da equipe de saúde; • acompanhar a situação de saúde das pessoas para ajudá-las a conseguir bons resultados.