Quando o pneu está com a calibragem acima da indicada pelo fabricante, há um aumento na firmeza de contato com a superfície. Ou seja, os seus veículos estarão mais sujeitos a cortes, quebras por impacto, perfurações e danos por choque.
O que acontece se colocar calibragem a mais no pneu?
“A calibração em excesso pode causar a perda da estabilidade e da capacidade de frenagem, além de aumentar as chances de o pneu romper-se durante a rodagem”, explica o especialista.
A pressão alta significa que a calibragem está acima do recomendado. Ou seja, mais ar do que o necessário. Isso acarreta a deterioração rápida da banda de rodagem e existe maior possibilidade de furos e cortes nas estradas. Já a pressão baixa, seguindo a lógica, indica falta de ar nos pneus.
Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.
O que acontece se eu encher muito o pneu do carro?
Você aumenta a pressão do pneu, reduz o consumo de combustível, mas reduz a vida útil do pneu, que custa caro. Então, o que você reduziu de combustível não dá para pagar o que você vai gastar a mais com pneu. Além disso, quando você coloca a pressão acima da recomendada, você vai aumentar a dureza do carro.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
O que mais provoca estouro dos pneus excesso de calibragem?
Possuir excesso de calibragem
Este é um detalhe muito significativo, pois, segundo o Detran, a alta pressão do pneu é o principal motivo que leva ao estouro. Afinal, o excesso de pressão fica acumulado e o escapamento natural de ar pode demorar a ocorrer, precisando o excesso escapar por algum lugar.
Uma das formas mais efetivas de saber se um dos pneus está furado ou murcho, é através da direção. Quando o carro está em movimento, no instante que pisamos no freio, pneus descalibrados tendem a deslocar o veículo para uma das laterais, saindo da rota.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
A primeira informação básica que você precisa saber é que, para calibrar os pneus, eles precisam estar frios. Quanto maior a temperatura, maior será a pressão e vice-versa, o que influencia diretamente na calibragem correta. Por isso, o ideal é que o veículo percorra uma pequena distância para realizar o procedimento.
Sim, muda. Quanto mais pesado estiver o veículo (com malas ou pessoas), maior deverá ser a pressão nos pneus. Para saber a calibragem mínima e máxima, confira as informações contidas no próprio manual do carro ou nas outras etiquetas localizadas no veículo.
Qual a calibragem do pneu para economizar gasolina?
Estudos indicam que 0,2 bar (aprox. 3 libras) abaixo da pressão recomendada pelo fabricante reduz em até 10% a vida útil do pneu. Se a pressão ficar 0,4 bar (aprox. 5,8 libras) abaixo do recomendado, a vida útil do pneu pode cair até 25% e aumenta em 2% o consumo de combustível.
A calibração deve ser feita com o carro vazio e os pneus frios, ou seja, se o carro foi ligado após ficar mais de duas horas parado e fez um trajeto máximo de 3 km em baixa velocidade. Assim, é possível usar no calibrador os níveis especificados pelo fabricantes e atingi-los de forma correta.
O que acontece se o pneu do carro estiver muito cheio?
Para você ter uma ideia, um pneu cheio demais pode comprometer o sistema de suspensão que receberá muito mais impacto do que deveria. Da mesma maneira, um pneu vazio demais aumentará o contato com o asfalto e, consequentemente, o atrito, elevando o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.
Rodar com pneus murchos gera prejuízos, como o desgaste de componentes e maior consumo de combustível, além de aumentar o risco de acidentes. Quando você percebe que seu carro está com os pneus murchos, você tem duas escolhas: ir atrás de reparos ou continuar rodando assim mesmo.
A pressão correta dos pneus é tão importante quanto a frequência de calibragem. A pressão indicada para os pneus é encontrada na porta do carro e em etiquetas espalhadas pela carroceria, como na tampa do tanque de gasolina, além de ser encontrada no manual fornecido pelo fabricante.
Quando há excesso de pressão na calibragem, essa parte levanta demais e diminui o contato do pneu com o solo. Sem poder contar com os “ombros” para o segurar, o pneu pode aumentar o espaço de frenagem do carro.
A perda da estabilidade e da capacidade de frenagem são duas condições favorecidas pela calibragem dos pneus com libras em excesso. Ao contrário do que acontece com os pneus murchos, aqui a área de contato do pneu com o solo diminui, dificultando a vida do motorista na hora de retomar o controle do veículo.
Nestes exemplos acima, conforme o fabricante do pneu especificou, você poderia escolher um valor entre 35 ou 65 P.S.I (Pound Square Inch) ou "libras", como costumamos a denominar aqui no Brasil.
O problema é que a calibragem excessiva muda o design idealizado para aquele tipo de pneu. O que muda sua dinâmica de relação com o solo. Basicamente, os ombros (laterais) do pneu incham. Isso faz com que a banda central da peça perca a devida aderência em relação ao chão.
Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.
O significado da sigla: Pounds per Square Inch, ou libras por polegada quadrada. É uma unidade de pressão, ou seja, seu pneu antigo aceitava uma pressão maior. Normalmente quanto mais largo o pneu, menor a pressão máxima, então se você trocou por um pneu mais largo, é natural.