O VERMELHO também não é indicado, pois agita o sono e induz a insônia. Já o MARROM é a cor da estabilidade, do conservadorismo, da segurança, portanto indicada para a concentração no trabalho, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de se desprender de preocupações.
A cor ciano - um tom que fica entre o verde e o azul - é um fato oculto que pode estimular ou dificultar o sono, segundo biólogos. Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, dizem que níveis mais altos de ciano no ambiente podem manter as pessoas acordadas, e reduzir o ciano ajuda a dormir.
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.
Promove o Relaxamento: Uma das principais razões para escolher a luz branca quente é seu efeito calmante. A tonalidade suave e amarelada dessa luz ajuda a acalmar os sentidos, preparando o corpo para uma noite de sono tranquila.
Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.
QUAL COR AJUDA A DORMIR? Cromoterapia com Valcapelli!
Qual a luz que dá sono?
Luz vermelha para dormir
Como esclarece o estudo da NIOSH, a luz vermelha é a que menos impacto exerce sobre o ciclo circadiano. Isso a torna indicada para dormir, afinal, como já mostramos aqui no blog da Maxflex, um sono de qualidade depende de um ciclo circadiano bem regulado.
Embora algumas pessoas prefiram cores e padrões ousados para seus quartos, os tons calmantes como azuis, verdes e tons terrosos são a melhor opção para criar um ambiente de sono relaxante. Essas cores têm um efeito calmante na mente e podem até mesmo reduzir os níveis de estresse.
“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.
Qual é a cor indicada para tratar problemas de insônia?
Verde. A cor verde remete à natureza e acalma o organismo. Considera-se que ela cria um ambiente equilibrado e harmônico, com efeito relaxante e refrescante. Segundo a cromoterapia, por favorecer a circulação e reduzir a pressão arterial o verde ajuda a lidar com a insônia e a irritabilidade.
Outra pesquisa feita pelo mesmo grupo de cientistas com pessoas mais jovens mostrou que a exposição à luz ambiente moderada durante uma noite de sono pode prejudicar a regulação cardiovascular e a glicose, além de aumentar os fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e síndrome metabólica.
Azul: está associado à tranquilidade, calma e comunicação. É utilizado para acalmar a mente, melhorar a comunicação e aliviar a ansiedade. Índigo: simboliza a intuição, a espiritualidade e a sabedoria interior.
Para transmitir essa ideia de proximidade, serenidade e aconchego, é possível fazer uma decoração com cores mais quentes, como com laranja-claro ou rosa-queimado. Outras cores calmas que podem ser utilizadas estão nas paletas neutras, como o branco e cinza, e as frias, como azul, verde e o lilás.
Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.
A luz vermelha tem uma baixa tendência a suprimir a melatonina, a hormona que regula o ciclo de sono-vigília. Isto significa que, ao utilizar luz vermelha durante a noite, é minimizada a alteração do sistema circadiano, o que pode ajudar a manter um ritmo natural de sono, e sem interrupções.
Essa rivalidade com o sono acontece porque o escuro é o gatilho para nosso corpo produzir a melatonina, o hormônio do sono. A luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos, é um exemplo. Mas nem todas as cores são prejudiciais. É o caso da luz vermelha.
Vermelho: duas associações principais são feitas com o vermelho - vermelho como fogo e vermelho como sangue. Possui significado atrelado à existência em todos os tempos e culturas. Também é considerada a cor da paixão, da irritação, do estresse, da vergonha e excitação.
O amarelo também pode transmitir algumas conotações negativas, como a inveja, egoísmo, ciúme e hipocrisia. Contudo, o amarelo utilizado para remeter a esses sentimentos é diferente do que conhecemos, pois se trata de um tom pálido e meio esverdeado de amarelo.