Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
Pode misturar DOT 3 e DOT 4? Não misture fluidos diferentes. Charles C. Conconi, especialista em combustíveis, lubrificantes e fluidos automotivos, explica as diferenças entre as especificações DOT 4 e DOT 3.
Você pode utilizar fluídos que o ponto de ebulição é maior que o especificado na sua moto, por exemplo, se você utilizava o DOT 4 (230 °C) e quer utilizar o DOT 5.1 (270 °C), não há problema, pelo contrário, irá aumentar a segurança.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
TUTELA LHM é um fluido de base mineral de cor verde, para aplicação em sistemas de freios hidráulicos de veículos comerciais. Sua avançada formulação lhe confere características de elevado ponto de ebulição, baixo ponto de congelamento e excelente compatibilidade com guarnições de borracha.
Proteção avançada contra corrosão para prolongar a vida útil do sistema de freios Embalagem de alta qualidade para uma durabilidade prolongada. Especificações do Produto: Marca: Bosch Código da Peça: 0.204.032.339 Volume: 500 ml Linha: Leve Classificação: DOT 4 Cor: Vermelho Ponto de Ebulição Seco: ?
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.
Qual a diferença entre o fluido de freio dot3 e dot4?
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
A fórmula do fluido de freio de tipo DOT 5 é recomendada para automóveis com o sistema de freios ABS. Esses veículos exigem maior eficiência e performance na frenagem. Além disso, esse tipo de fluido é a base de silicone.
Ou seja, sistemas que anteriormente receberam fluido de base poliglicol (3, 4 e 5.1) não podem ser abastecidos com DOT 5.0. Em veículos com base de poliglicol, mesmo que se faça uma lavagem no sistema de freio desse carro para colocar o DOT 5.0, ainda pode haver resquícios do DOT 3 ou 4 em algum ponto do circuito.
A recomendação de quase todas as fabricantes de automóveis é inspecionar todo o sistema de freios a cada 10 mil km ou 12 meses ou se houver qualquer sinal de desconforto com a frenagem. Já a orientação para a substituição completa do fluido costuma variar entre 12 meses e 36 meses.
O que acontece se misturar fluido de freio DOT3 com DOT 4?
Você deve ter atenção para não misturar o fluido de freio DOT3 com o DOT4 ou vice versa, pois caso eles sejam misturados eles não vão funcionar da maneira correta e o sistema de freios do seu carro poderá ser comprometido. O tipo de fluido consta na tampa do reservatório.
7) Numa emergência posso misturar os dois fluidos, só para levar o carro até a oficina? Nunca! Conforme dito acima as borrachas dos componentes do sistema de direção hidráulica de seu veículo podem não suportar certos componentes químicos presentes no outro fluido.
Dependendo do fabricante, os fluidos de freio podem apresentar diferentes colorações quando novos, como amarelo, vermelho ou transparente. Isso ajuda a identificar o nível de contaminação, fornecendo uma boa pista na hora de fazer a troca.