Entre os principais sintomas de tártaro podemos citar: aparecimento de uma camada esbranquiçada ou amarelada na superfície dos dentes, manchas amarronzadas, mau hálito, sangramento da gengiva, dor nos dentes etc.
O tártaro nos dentes, nada mais é do que a placa bacteriana que não foi removida e se solidificou. Ao longo do tempo, a placa não retirada se transforma em um material duro e com coloração esbranquiçada (ou amarelada), que pode se formar em diferentes partes da boca, como atrás dos dentes e também no espaço entre eles.
Normalmente, a cor mais escurecida é causada por bebidas mais escuras - como café, chá e vinho -, ou também pelo tabagismo. Além disso, o acúmulo de placa bacteriana aliado a uma má higiene diária pode tornar o tártaro preto.
Quando ela não é completamente removida, fica presa e endurece, formando uma crosta de cor amarelo ou branca: o tártaro. Ele pode aparecer nos dentes, mas também sob as gengivas, onde não é tão perceptível, mas mesmo assim prejudicial. A correta escovação não é suficiente para removê-lo.
O vinagre de maçã é um clareador natural, que ajuda a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas. Você pode escovar os dentes com ele ou misturar um pouco de vinagre em água para fazer bochecho.
“Por mais que pareça fácil e que a pessoa consiga fazer, o dentista usa curetas e ultrassom para facilitar a remoção e não causar danos aos dentes. Uma agulha, por exemplo, não vai conseguir remover o tártaro. E, se conseguir, pode causar danos ao esmalte”, explica a profissional.
A principal causa, como dissemos anteriormente, é a falta de uma boa higienização oral, e por se tratar de uma placa endurecida, o paciente sozinho não é capaz de remover e resolver o problema.
O tártaro, também chamado de cálculo dental, ou “pedra”, numa linguagem muito mais popular, resulta do endurecimento por mineralização da placa bacteriana ou biofilme dental que se deposita na margem gengival e superfícies dos dentes.
O que acontece se ficar com tártaro por muito tempo?
O tártaro abriga bactérias, por isso, ele traz consequências negativas para a saúde bucal, causando gengivite, retração gengival e periodontite. Também afeta a saúde orgânica colocando em risco o coração e os pulmões. O tártaro é um dos problemas bucais mais comuns, muito recorrente nos consultórios dos dentistas.
Gengivite: quando o tártaro permanece nos dentes por mais tempo do que deveria, pode surgir a gengivite, uma inflamação nas gengivas. De inofensiva ela não tem nada: a gengivite é considerada o estágio inicial da periodontite e, sem dúvida, um alerta para se fazer um check-up odontológico.
A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.
Aqui está a grande verdade: não é possível remover o tártaro dos dentes em casa. Isso mesmo! Por mais que você escove seus dentes com zelo, o tártaro não vai embora sozinho. A única maneira eficaz de se livrar dele é por meio de uma limpeza dental profissional, feita por um dentista.
O que é o tártaro negro? O tártaro negro se forma a partir da placa bacteriana, mas tem uma textura diferente e é difícil de remover. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), a placa é uma mistura de saliva, bactérias, alimentos e ácidos produzidos pelas bactérias a partir do açúcar e do amido.
Quando o tártaro nos dentes não é tratado, ele pode gerar várias complicações como problemas de gengiva, perda óssea, cáries dentais e até mesmo problemas cardíacos e respiratórios. Além dos problemas citados acima, a estética do sorriso também fica comprometida, pois os dentes de tornam amarelados.
O que causa tártaro no dente? O acúmulo de tártaro ocorre quando o biofilme macio acumulado que se forma nos dentes todos os dias pega cálcio e outros elementos minerais presentes na saliva e nos alimentos ingeridos e depois endurece a superfície do dente.
A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
O que é pior, tártaro ou cárie? O tártaro quando não tratado deixa espaço para que as bactérias trabalhem e danifiquem a estrutura dos dentes. Dessa forma, quando as bactérias do tártaro crescem elas podem desencadear patologias mais graves e dolorosas como é o caso das cáries dentais.
Entre os principais sintomas de tártaro podemos citar: aparecimento de uma camada esbranquiçada ou amarelada na superfície dos dentes, manchas amarronzadas, mau hálito, sangramento da gengiva, dor nos dentes etc.
Dentes ficarão limpos e polidos, com uma gengiva de cor e aspectos muito mais saudáveis. A raspagem periodontal melhora saúde e estética do sorriso. Melhora a autoestima e confiança.
Além do fator estético, o tártaro dentário pode trazer prejuízos à saúde bucal, principalmente em médio e longo prazos. As bactérias da placa liberam substâncias nocivas, gerando um processo inflamatório. É justamente aí que surge a gengivite, que tem como sua principal causa a placa bacteriana e a má higiene bucal.
O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.
O creme dental Malvatricin tem ação antisséptica e fórmula desenvolvida exclusivamente para controle do tártaro. Também combate as cáries e protege as gengivas, promovendo a saúde bucal.
Mas dependendo da localização e nível de experiência do dentista, os valores podem variar de R$ 200,00 a R$ 1.000,00. Isso porque, a técnica adotada, o equipamento e o nível de experiência do profissional podem elevar o preço. Esses fatores estão diretamente relacionados com a qualidade do procedimento.
O peróxido de hidrogênio é muito usado como clareador dental, tanto pelos dentistas em seus consultórios, quanto por pessoas em suas casas, por meio do uso de cremes dentais que têm esse composto nas quantidades adequadas em sua fórmula.