E de acordo com os registros históricos Urim e Tumim eram descritas como sendo duas pedras, uma de cor branca e a outra de cor preta, e que eram colocadas juntas a outras dez pedras, e transportadas na veste peitoral chamada de Hosher, do Sumo Sacerdote de Israel. E essas 12 pedras representam as doze tribos de Israel.
Quanto ao significado dos termos Urim e Tumim; os especialistas da língua hebraica, chegaram a conclusão que significam: “luzes e perfeições” ou “luz e perfeição”; e há ainda quem interprete a expressão hebraica como “as maldições e as perfeições”.
Em crença geral, acredita-se que o Urim e Tumim sejam duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outro resposta negativa.
E de acordo com os registros históricos Urim e Tumim eram descritas como sendo duas pedras, uma de cor branca e a outra de cor preta, e que eram colocadas juntas a outras dez pedras, e transportadas na veste peitoral chamada de Hosher, do Sumo Sacerdote de Israel.
Luzes e perfeições. Como há muita dúvida com respeito a estes nomes, será bom examinar as referências das Escrituras sobre o assunto: 'Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar perante o Senhor' (Êx 28.30 – cf. Lv 8.8).
Éfode de modo geral, era um manto ou xaile, mas que para o Sumo Sacerdote de Israel era um artigo de vestuário exterior particular, no estilo de uma túnica ou avental.
Acessório para meditação, rituais e preces dentro do budismo tibetano, os címbalos, hoje também são usados em processos de cura e terapias vibracionais no Ocidente. Seu som forte e límpido é obtido através da batida das duas peças que o compõe.
Mitra é o juiz das almas, defendendo tenazmente a verdade contra a mentira e a falsidade. É também o Bom Pastor, o Messias Redentor, a Verdade e a Luz. Posteriormente tornou-se o senhor único de um culto solar denominado mitraísmo, religião secreta que surgiu cerca do século VI a.
O livro do Gênesis relata que Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus para Canaã, para formar um povo com a crença no Deus Único. Quando a terra de Canaã foi assolada pela fome, Jacó (Israel), seus 12 filhos e suas famílias foram para o Egito, onde seus descendentes foram escravizados.
No AT é comum se ver a expressão 'lançaram sortes', ou a palavra 'sorte' (geralmente no plural: sortes). Também são comuns as expressões: 'repartir em sortes' ou 'separar por sorte'. Geralmente, o instrumento para se lançar a sorte eram pequenas pedras lisas, determinando uma porção ou um destino.
Essa parte era chamada lugar santo. Depois, havia uma cortina e, atrás dela, a segunda parte, chamada lugar santíssimo. Nessa parte ficava o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, inteiramente coberta de ouro.
O manto do Sumo Sacerdote, criado pelo The Temple Institute. Era um manto sem manga, azul-púrpura ou violeta (techelet), tecido em uma única peça. A abertura no centro para a cabeça do sumo sacerdote passar era tecida, não cortada ou rasgada (Êxodo 28:32).
O Tabernáculo é o lugar de depositar a Eucaristia para levá-la aos doentes. Ele é colocado “em um lugar de honra da Igreja, suficientemente amplo, visível, devidamente decorado e que favorece a oração” (IGMR, 314).
Alguns acreditam que se trata de uma pequena bolsa com duas pedras, uma preta e uma branca, e que a pedra que o sacerdote tirasse de dentro da bolsa indicaria a vontade de Deus. Ou, talvez, fossem pedras preciosas que brilhavam de modo especial para indicar a direção do Senhor.
No mundo antigo, o corante púrpura era associado à realeza e ao sacerdócio, além de confirmarem diversas passagens da Bíblia que citam sua existência. "O rei Salomão fez para si a carruagem de madeira do Líbano. Seus pilares ele fez de prata, sua base de ouro.
Quando você se esforça, no mínimo você demonstra confiança em Deus. Quando Davi estava a ponto de ser apedrejado, ele se esforçou. Davi pediu ao sacerdote o éfode (uma estola sacerdotal), é como se ele estivesse revestido de uma roupa especial para falar com Deus, conforme a lei de Moisés.
Urim Tumim é uma expressão proveniente do hebraico e significa “luzes” e “perfeições”. Modo de jogar: Você deve pegar as 3 pedras com as duas mãos, fechar os olhos, fazer a sua pergunta e então jogar as 3 pedras de uma só vez sobre um pano preto.
Os homens que exerciam o sacerdócio cuidavam do povo, mas a sua finalidade era cuidar da Casa de Deus. Já os profetas realizavam um trabalho mais expansivo, pois pregavam a Palavra de Deus, estavam mais próximos do povo e não gozavam do mesmo respeito e cuidados dedicados aos sacerdotes.
Êxodo 28–29 contém as revelações do Senhor dadas a Moisés a respeito dos sacerdotes que trabalhavam no tabernáculo realizando ordenanças em favor do povo. Essas revelações incluem instruções sobre como designar e consagrar os sacerdotes, o que eles deviam vestir, e quais eram alguns de seus deveres.
No Antigo Testamento, vemos que os israelitas consultavam a Deus por meio de sacerdotes, profetas e objetos sagrados, como o Urim e o Tumim (Êxodo 18.15-20; 1 Samuel 9.9).
Sumo sacerdote de Israel (em hebraico guita, transl. Kohen Gadol) é o mais alto posto religioso do antigo povo de Israel e posteriormente a época do exílio babilônico. O sumo sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém.