Acontece o estirão, e os músculos do menino ficam maiores e seus ombros ficam mais largos. Ocorre o crescimento de pelo no rosto e nas axilas. A ejaculação (a liberação dos espermatozoides do pênis) geralmente se torna possível entre os 12 anos e meio a 14 anos de idade.
O homem cresce até por volta dos 18-20 anos, mas o processo de crescimento depende de vários fatores e, por isso, não deve ser generalizado. É considerado que o crescimento termina quando o ocorre o fechamento de todas as cartilagens ósseas.
Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional.
O torna um homem, um Homem, não é a capacidade de suprimir suas emoções, mas a habilidade de reconhece-las e lidar com elas de maneira saudável. A verdadeira masculinidade envolve empatia, vulnerabilidade e a capacidade de se conectar genuinamente com os outros.
Temos nos perguntado: quando um homem deixa de ser homem? A resposta que percebemos é que o ser tem uma essência, e naturalmente o homem tem uma essência; ao distanciar-se desta, o homem poderá deixar de ser plenamente aquilo que é no seu fim último.
De acordo com uma pesquisa feita com ingleses, o momento em que as pessoas realmente se tornam adultas sob o ponto de vista do comportamento gira em torno dos 30 e 40 anos de idade. Para homens, a idade madura começa aos 43 anos, enquanto, para mulheres, a faixa é dos 32.
"O córtex pré-frontal, a região mais evoluída do nosso cérebro, a região responsável pela nossa regulação emocional, começa a amadurecer a partir dos 3 a 4 anos de idade. E o cérebro só fica completamente maduro por volta dos 25 anos de idade.
Isto porque, além de sermos “mamíferos primatas, da família dos hominídeos, do gênero homo, da espécie sapiens”, somos também linguagem, cultura, tecnologia, consciência e subjetividade. Não uma coisa ou outra, mas sim algo único: todo ser humano é a junção de sua natureza biológica e cultural/tecnológica.
O homem é um 'ser' traz consigo características como arrojado, corajoso, destemido, determinação, digno de respeito, energia, esforçado, força, ilustre, intrépido, masculinidade, masculino, másculo, poderoso, potência, valoroso, varonil, venerável, tem vigor sexual, vigoroso, viril, tem virilidade e é viripotente.
É possível ser homem de verdade, que expressa coragem, emoção e responsabilidade. Sei que muitos de nós homens temos tendência para sermos mais práticos, para buscarmos as soluções dos problemas em vez de nos envolvermos neles e falar deles. Às vezes, entramos em nossa 'caixinha do nada' para sobrevivermos.
A masculinidade é muito mais que só uma palavra. Tem a ver com força física e mental, com virilidade, pertencimento, dinheiro, carro, mulheres, sexo, performance, bancar a família... são tantas coisas que podem simbolizar ser homem.
Na mulher, a idade reprodutiva começa na puberdade e vai até a fase adulta. O início é a partir da primeira menstruação, em geral por volta dos 10 anos de idade. Já nos homens a idade reprodutiva começa por volta dos 12 anos.
Fim. Geralmente o fim da puberdade ocorre por volta dos 18 anos de idade. É nessa fase que se percebe o fim do crescimento esquelético e também o completo amadurecimento do sistema reprodutor feminino e masculino.
Em meninas, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele.
Problemas relacionados à potência sexual masculina, de modo geral, começam a aparecer a partir dos 40 anos para 40% dos homens. No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, essa queda de potência pode ser bastante drástica a partir dos 50 anos.