A urina é normal sair amarelada com o uso do medicamento cimelide? A urina é normal sair amarelada com o uso do medicamento cimelide? Sim isso pode acontecer com a nimesulida (Cimelide). Acontece também com outras medicações como fenazopiridina (Piridium) e nitazoxanida (Anitta).
Estou tomando nimesulida é minha urina está escura?
Se você teve sintomas compatíveis com problemas do fígado durante o tratamento com nimesulida (ex.: anorexia – falta de apetite, náusea - enjoo, vômitos, dor abdominal – dor na barriga, fadiga - cansaço, urina escura ou icterícia – coloração amarelada na pele e olhos) deve ser cuidadosamente monitorado pelo seu médico.
Urinas na cor laranja, continua Kimberly, podem estar ligadas ao uso de medicamentos como rifampicina, o pyridium e a Vitamina B2, mas também à ingestão de alimentos que possuem carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha (cenoura e beterraba).
Isso é normal?” Alguns antibióticos podem mudar a cor e o cheiro da urina, mas dificilmente irão alterar a aparência ou o cheiro das fezes. Entre os remédios antibióticos que podem alterar a coloração da urina, e deixá-la com uma cor avermelhada ou rosada, destaca-se a rifampicina.
Assim como outros medicamentos, a nimesulida pode causar alguns efeitos colaterais. Os mais comuns incluem dor de cabeça, tontura, náuseas, vômitos e diarreia. Também pode haver reações alérgicas, como coceira, urticária e inchaço no rosto e na língua.
NIMESULIDA: PODE ATACAR OS RINS? (EFEITOS COLATERAIS)
Porque a nimesulida deixa a urina amarela?
Essas medicações tem sua excreção pela via urinária, mas em comum apresentam o metabólito pigmentado, ou seja, a dessa medicação a ser eliminada tem cor, no caso do Cimelide amarelado, no caso da Anitta esverdeado! Por isso, é muito importante aumentar a ingestão de água para auxiliar na eliminação desses componentes.
Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.
No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.
Qual a cor da urina quando o rim está com problema?
A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.
Se o paciente apresenta urina escura com cheiro forte, bem como outros sintomas, como febre e dor ao urinar, ele pode estar com uma infecção urinária. Já a urina escura associada a dor nas costas pode ser um sinal de pedra nos rins.
Qual a cor da urina de quem tem problema no fígado?
Algumas vitaminas, como a vitamina A e B-12, podem mudar a cor da urina para laranja ou laranja-amarelado. A urina laranja pode ser um sinal de um problema com o fígado ou ductos biliares, sobretudo se a pessoa também apresentar fezes de cor clara. A desidratação também pode mudar a cor da urina para laranja.
Situações como consumo de corantes, alimentos de coloração forte, medicações, infecção do trato urinário ou doenças sistêmicas podem fazer com que a urina mude completamente de cor, às vezes, assumindo cores muito curiosas, tais como roxo, azul, rosa ou até preto.
Nimesulida: Receitado para alívio de dores agudas (de ouvido, garganta, dente), esse anti-inflamatório, muito consumido no Brasil teve sua venda proibida em países como EUA, Japão, Canadá, Espanha e nunca foi autorizado no Reino Unido e na Alemanha. Vários estudos apontam que ele é tóxico para o fígado e pode matar.
Alguns agentes que contribuem para a cor da urina estar laranja também são os medicamentos. Os mais comuns são a rifampicina, pyridium e a nitrofurantoína, ou caso você tome diariamente vitaminas tipo a vitamina B, principalmente a riboflavina.
Sim, os antibióticos da família da penicilina (amoxicilina, ampicilina, dicloxacilina, penicilina benzatina, entre outros) podem deixar a urina com cor escura, cheiro forte e desagradável.
Além da desidratação, a urina escura pode ser sintoma de condições mais graves como hepatite, cirrose ou outras doenças hepáticas, que podem resultar em bilirrubina (presença de bilirrubina na urina), conferindo-lhe uma cor mais escura.
Porque mesmo bebendo muita água o xixi sai amarelo?
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.
Qual a cor da urina de quem tem infecção urinária?
A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada.
A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 3 a 5 dias. Assim como ocorre na faringite, as sinusites podem ter origem viral, alérgica ou bacteriana. Os anti-inflamatórios agem apenas de forma sintomática e devem ser utilizados por poucos dias para alívio da dor e/ou da febre.
“Em casos de superdosagem, usualmente os pacientes sofrem com letargia, sonolência, náusea, vômito, dores, tontura, sangramento gastrointestinal, aumento da pressão arterial, insuficiência renal e até coma”, avisa Patrícia. Caso isso ocorra, procure o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciat) mais próximo.