Os cinco anéis olímpicos que simbolizam os jogos têm as mesmas dimensões entre si e estão entrelaçados em um fundo branco, como descreve o Comitê Olímpico Internacional (COI) – organização que supervisiona os Jogos Olímpicos e é a líder do movimento olímpico.
Quais são as cores das argolas das Olimpíadas de 2024?
As 3 cores principais da paleta
Como cores principais que compõem o emblema das Olimpíadas estão o preto, branco e amarelo/dourado. Eles são tons super clássicos da moda francesa e que receberam destaque no logo do evento.
Qual cor entre os anéis olímpicos representa o continente do Brasil?
O azul simboliza a Europa, o amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas. A interligação dos aros não apenas representa a união desses continentes, mas também a união global por meio do esporte.
Qual o significado de cada cor dos aros olímpicos?
Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas. Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo.
Criado pelo francês Pierre de Coubertin em 1914, os aros foram criados para representar a união dos cinco continentes, e cada anel simboliza um deles: azul, a Europa; preto, a África; vermelho, as Américas; amarelo, a Ásia; e verde a Oceania.
Porque o símbolo das Olimpíadas é 5 argolas juntas?
Na verdade, quando Pierre de Coubertin criou os anéis em 1913, as cinco cores combinadas com o fundo branco representavam as cores das bandeiras de todas as nações da época.
Assim, para ele, o olimpismo visa o desenvolvimento harmonioso dos aspectos morais, físicos e intelectuais através da competição esportiva. Os valores atribuídos por Coubertin ao movimento olímpico foram: igualdade, equidade, justiça, respeito pelas pessoas, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência.
Suas cores — azul, amarelo, preto, verde e vermelho — foram escolhidas porque pelo menos uma dessas cores aparece em todas as bandeiras nacionais. Para as crianças, os anéis olímpicos são um lembrete visual da importância da união, da empatia e da diversidade.
Se os atletas são os protagonistas dos Jogos Olímpicos, nesta edição os holofotes ganharam uma nova estrela: o mascote de Paris 2024. O símbolo da Olimpíada representa uma Phryges, gorro vermelho símbolo histórico para os franceses.
Nas Olimpíadas disputadas no Rio de Janeiro, em 2016, a primeira pessoa escolhida foi o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé. Mas o Rei recusou o convite. Com isso, o escolhido para o ato foi o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.
Criado pelo francês Pierre de Coubertin em 1914, os aros foram criados para representar a união dos cinco continentes, e cada anel simboliza um deles: azul, a Europa; preto, a África; vermelho, as Américas; amarelo, a Ásia; e verde a Oceania. As cores escolhidas não foram por acaso.
As medalhas das Olimpíadas de Paris 2024 trouxeram um elemento inovador. As peças foram feitas com fragmentos do principal ponto turístico da França: a Torre Eiffel. No entanto, os prêmios viraram alvo de piada, por aparentemente estarem descascando, como disse a campeã do judô Bia Souza.
O símbolo foi criado por Pierre Coubertin, fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI). A imagem dos anéis entrelaçados em cinco cores distintas representam os valores olímpicos: igualdade, equidade, justiça, respeito pelas pessoas, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência.
“De fato, quando Pierre de Coubertin criou os anéis, em 1913, as cinco cores combinadas com o fundo branco representavam as cores das bandeiras de todas as nações da época, sem exceção.
O espírito olímpico une povos e nações em torno da excelência, da amizade e do respeito. Simboliza a busca pela superação e a importância da paz desde a sua origem na Grécia Antiga. Representado pelo lema “Citius, Altius, Fortius” (mais rápido, mais alto, mais forte), inspira atletas e espectadores.
Alguns falam que ela é uma mistura entre a Torre Eiffel e uma boina. Outros a chamam de “Smurf francês vermelho”. A maioria das pessoas sequer consegue pronunciar o nome. Esta é Phryge (pronuncia-se “frije”), a mascote oficial dos Jogos Olímpicos de Paris.
Por que usamos anel? O anel foi criado pelo povo egípcio, que o usava para representar a eternidade. Desde então, existe a crença que os anéis emanam energia e estão ligados até com a escolha de qual mão usar: na direita, ele atrai força e poder; já na esquerda, traz sabedoria.