Azul. A cor azul, de acordo com a psicologia das cores, transmite tranquilidade e segurança. Sendo assim, é muito utilizada por cursos que envolvem o meio corporativo ou por áreas do conhecimento que exigem confiança.
De cor azul, entre o opaco ao semitranslúcido, o lápis-lazúli é composto de vários minerais: uma combinação do mineral azul lazurita, estrias brancas de calcita, com hauynita, sodalita e algumas partículas douradas de pirita – daí ser considerado uma rocha.
A pedra que representa o anel de formatura psicologia é o lápis-lazuli, porém a safira azul tem sido mais utilizada. A cor azul tem o poder de estimular a concentração e acalmar a mente, um dos principais objetivos da psicologia.
Art. 2º - Define-se a cor azul para a faixa da beca dos formandos do curso de graduação em psicologia, a pedra lápis-lazúli para o anel de formatura e a letra grega “psi” ( Ψ ) para símbolo da psicologia.
O lilás está relacionado à intuição, espiritualidade e misticismo. É a cor da fantasia. Ela remete ao pensamento abstrato, ao mistério, transmite calma e sensatez. Tons mais claros são extremamente reconfortantes e podem ser usados em todos os ambientes.
Além disso, ele consegue dar brilho às outras cores, quando combinadas. O branco também acalma, transmite pensamentos de competência, pureza e frescor.
A escolha deste tom para as paredes vai além do aspecto estético, sendo uma estratégia intencional para criar um ambiente que transmite tranquilidade e confiança, essencial para a saúde mental.
A cor tradicionalmente associada a essa profissão é o azul. O azul representa a tranquilidade, a introspecção e a confiança, valores fundamentais para a prática da Psicologia.
Azul. A cor azul, de acordo com a psicologia das cores, transmite tranquilidade e segurança. Sendo assim, é muito utilizada por cursos que envolvem o meio corporativo ou por áreas do conhecimento que exigem confiança.
Prometo, ainda, contribuir para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.
O azul é associado à harmonia e ao equilíbrio, pois do ponto de vista psicológico fica distante do vermelho, que representa a paixão e os sentimentos radicais.
A psicologia das cores é um estudo que explora o efeito das cores no cérebro e como diferentes tonalidades afetam a percepção, emoções e sentimentos das pessoas. Um tom pode mudar como cada um se sente em relação a um objeto ou espaço.
O preto está ligado ao mistério, a noite, coisas sobrenaturais, secretas e proibidas. Podemos ver o preto como a cor da oposição, que vai contra aos costumes ou regras existentes na sociedade.
Na psicologia das cores, verde representa a ideologia da consciência ambiental, a esperança de vivermos em um mundo melhor. Amor à natureza – fauna e flora – é essencial na construção desse novo mundo, junto à promoção do respeito às culturas humanas.
A cor vermelha é uma das mais intensas na paleta cromática e provoca emoções como a valentia, o amor, a paixão, a força, o crescimento e a iniciativa. É utilizada para chamar a atenção, destacar e avisar sobre alguma situação.
O símbolo Ψ (lê-se: “psi”) é a vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada psi. Ao prefixo “psi”, adicionou-se o sufixo “que”, formando a palavra psykhè (psique). Significa “alma” ou “espírito”.
Wilhelm Maximilian Wundt (1832-1920) foi filósofo, médico e psicólogo alemão, considerado o pai da Psicologia por toda sua contribuição para a área. Depois de estudar Medicina, Wundt trabalhou como um fisiologista na Universidade de Heidelberg e mais tarde na Universidade de Leipzig.
O símbolo do anel de formatura de psicologia, ou como também é conhecido por símbolo psi, é representado por um tridente, que é semelhante à vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada psiquê, à princípio significava sopro, respiração ou “eu respiro”.