Então perguntou aos seus discípulos: 'Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? ' Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4:37:39).
O Salvador ordenou ao vento que parasse de soprar e que as ondas se acalmassem. O vento parou e o mar ficou calmo. Jesus perguntou aos discípulos por que ficaram com medo e disse-lhes que deveriam ter mais fé.
Marcos 4:39-40 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Jesus despertou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Silêncio! Aquiete-se!”. De repente, o vento parou, e houve grande calmaria.
A nossa fé é o termômetro, portanto, o que está à nossa vista, o que conseguimos tocar não é para nós sinal de fé. Para viver a fé precisamos ir mais além, mesmo que nada comprovemos nem vejamos, nem sintamos. Não conseguimos ver Jesus literalmente, mas sabemos que Ele está muito perto de nós e age na nossa vida.
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos seus discípulos: «Passemos à outra margem do lago». Eles deixaram a multidão e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado.
3 LIÇÕES JESUS ACALMA A TEMPESTADE / MENSAGEM QUE EDIFICA
O que Jesus quis dizer em Mateus 8:22?
Para nós também Jesus diz, hoje: “segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”. Por isso, não podemos nos acomodar esperando novas oportunidades. É tempo de amar e construir aqui na terra o reino dos céus, para que não sejamos também chamados de “mortos”.
Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este ia se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?" Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se!
Quem é esse que até o vento e o mar lhe obedece Lucas?
Amedrontados e admirados, perguntaram uns aos outros: ― Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem? Navegaram para a região dos gerasenos, que fica do outro lado do lago, partindo da Galileia.
As ondas dos oceanos, segundo a pesquisa, geram íons negativos que, absorvidos, promovem alterações moleculares no corpo, gerando sensação de paz e equilíbrio.
Nisso está a questão central da passagem: a falta de fé dos discípulos. O medo dos discípulos está relacionado com a falta de fé. Na pergunta dos discípulos, por quem é este que até o mar e o vento obedecem, está a prova de que eles não foram capazes de reconhecer a ação de Deus em Jesus.
É Jesus quem toma a iniciativa daquela estranha travessia: “passemos para a outra margem”. A expressão tem forte sentido: Ele convida os discípulos a passarem juntos, na mesma barca, para outro mundo, para além do conhecido: a região da Decápole.
Então Jesus entrou no barco, e seus discípulos o seguiram. Nisso, veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
Os pescadores entraram em desespero assim que a tempestade começou, acordaram Jesus e Ele fez o mar se acalmar. Muitas vezes somos como os discípulos, no meio de muitas provações esqueceram quem estava com eles, guiando o seu barco e a sua vida!
Tão logo subiu no barco, seus discípulos o seguiram. Eis que houve uma grande agitação no mar, de modo que o barco desaparecia por entre as ondas; entretanto, ele dormia. Tendo-se aproximado, eles o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos!
Então perguntou aos seus discípulos: 'Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? ' Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4:37:39).
Jesus estava atravessando o lago da Galiléia, saindo de Carfanaum e indo para Gadara. Ele dormia, estava cansado, porque naquele mesmo dia havia curado muitos enfermos. A tempestade era típica daquela região. Os pescadores entraram em desespero assim que a tempestade começou, acordaram Jesus e Ele fez o mar se acalmar.
Quem realmente quer seguir Jesus deve abandonar e renunciar tudo e confiando-se somente nas mãos providentes de Deus. Jesus a firmar o Filho do Homem, Jesus, que não tem onde repousar a cabeça.
Neste Evangelho Ele curou um homem que condicionou a sua cura ao querer de Jesus: “Senhor, se queres, tu tens poder de me purificar”. É esta também a atitude mais certa para nos aproximar de Jesus e suplicar a nossa cura e a cura dos nossos mais queridos: “Se queres”, isto é, seja feita conforme a Tua vontade!
Ao escriba que deseja segui-LO por onde quer que fosse, o Senhor não omite que esse Seu caminho exige completa renúncia. Até as aves do céu, das quais o Pai celestial cuida (cap. 6:26), têm uma sorte melhor que a de seu Criador neste mundo.