O calor é uma forma de energia e cada cor tem a capacidade de absorver uma determinada quantidade de energia. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As cores escuras são as que têm maior capacidade de absorção, portanto, quanto mais próxima a roupa estiver da cor preta, mais calor você sentirá.
O branco absorve somente 20% de calor, enquanto que o preto absorve 98% de calor. E as outras cores são bem variáveis, por isso se quiser considerar esta característica também na hora de escolher a cor, é importante optar por tons mais claros.
Na luz visível, as ondas mais curtas estão no lado azul do espectro, e as médias, no verde. Já as mais compridas estão no lado vermelho. Isso significa que a luz azul carrega maior energia, sendo observada em corpos que emitem mais calor.
Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
A camisa preta absorveu 86% do infravermelho que a atingiu, enquanto a branca foi a menos absorvente, com 63%. Por essa razão, nestes dias de calor extremo, o pesquisador recomenda o uso de branco, amarelo, cinza e vermelho, e alerta para evitarmos roupas em tons preto, verde-escuro, verde, azul e roxo.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
A cor azul compõe o tripé básico das cores frias, junto com o violeta e o verde. Esse conjunto de cores tem por característica passar a sensação de frio e calmaria. Somado a isso, essa coloração possui uma ótima capacidade de reflexão, o que significa um ambiente mais fresco.
Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
O branco, os tons pastel e outras cores suaves não apenas conferem um toque de sofisticação ao seu visual, mas também são a escolha ideal para encarar o calor com estilo. Terrosos, como terracota e caramelo.
Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.
E se o violeta é a cor mais quente do espectro visível, então o material vai estar absorvendo todas as outras mais frias. Ou seja, um material vermelho tende a estar mais aquecido do que um material azul ou violeta, pois ele tem mais energia sendo absorvida.
A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza. Marrs Green?
O motivo é simples: roupas pretas absorvem a luz e a transformam em calor, enquanto roupas mais claras refletem a luz, mantendo a temperatura mais baixa.
Em seu trabalho ela demonstra que as cores que mais absorvem calor em suas superfícies - paredes ou telhados - são o preto (98%), cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
Chamada de Vantablack, a tecnologia não é nem considerada cor, mas sim a ausência da cor. E é isso que a tonalidade faz, ao absorver quase toda a luz – 99,96% da luz, para ser exato.
Já o branco tem a propriedade de refletir a maior quantidade de energia que recebe, assim, ele absorve bem menos calor, sendo assim, quanto mais próxima a roupa que você usar estiver da cor branca, menos calor sentirá.
Usar tons como o verde menta e o turquesa (hits da temporada), beges ou cores pastéis podem ajudar muito. Por ser uma cor neutra, o cinza também é um lindo aliado no combate aos ambientes quentes.
O objeto vai esquentar muito. Então, objetos com cores claras refletem o máximo possível de calor e esquentam pouco. Enquanto que, objetos com cores escuras absorvem o máximo possível de calor e esquentam muito.
Cores neutras podem oferecer um equilíbrio entre frescor e retenção de calor, dependendo da tonalidade específica. Cinzas mais claros podem proporcionar uma sensação mais fresca, enquanto tons mais escuros podem ter um efeito térmico de mais calor.
Para transmitir essa ideia de proximidade, serenidade e aconchego, é possível fazer uma decoração com cores mais quentes, como com laranja-claro ou rosa-queimado. Outras cores calmas que podem ser utilizadas estão nas paletas neutras, como o branco e cinza, e as frias, como azul, verde e o lilás.
Porém, o estudo revelou que a camisa verde-escura foi quem ganhou o trono de “maior absorvente de calor”. A razão disso é a presença de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, mas representa uma parte notável da energia radiante do Sol.
Cor. A tonalidade da roupa afeta o quão bem ela protege dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como brancos e pastéis. Ou seja, quanto mais intenso for o tom, melhor será a proteção que a roupa irá proporcionar.