Propaganda é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo.
Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Sua origem ocorreu no cenário político, em que governos e partidos políticos patrocinavam esforços para persuadir o público.
Entende-se por expressão ou sinal de propaganda toda legenda, anúncio, reclame, frase, palavra, combinação de palavras, desenhos, gravuras, originais e característicos que se destinem a emprego como meio de recomendar quaisquer atividades lícitas, realçar qualidades de produtos, mercadorias ou serviços, ou a atrair a ...
Como podemos definir a publicidade é a propaganda?
A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.
Se, a essa altura, você está se perguntando o que é Publicidade, a gente responde: trata-se da comunicação que tem por objetivo persuadir o público a consumir um produto ou aderir a um serviço; o objetivo é converter um desejo do consumidor em uma aquisição.
A palavra propaganda vem do termo propagar. Ela pode ser ideológica ou não. Sua função é anunciar sobre a existência de um problema, iminência de um tema, comunicação pública de fatos, alertas, etc. Existe propaganda política, propaganda de anúncios para utilidade pública, entre outras.
Propaganda: visa tornar o produto conhecido e levar o consumidor até ele. Promoção de vendas: visa estimular a demanda e o aumento de vendas, levando o produto ao consumidor.
Com isso, a Propaganda busca persuadir e mobilizar as pessoas, muitas vezes com o objetivo de promover mudanças sociais, políticas ou comportamentais. Apesar das diferenças conceituais, ambas têm o objetivo de comunicar uma mensagem persuasiva para influenciar e cativar o público.
A publicidade é uma forma de comunicação estratégica que promove produtos, serviços e marcas por meio de mídias físicas e digitais. Com seus slogans geniais e anúncios impactantes, ela é capaz de aumentar as vendas, eternizar marcas e ditar tendências. Publicidade ainda é a alma do negócio e isso é fácil de provar.
Para Kotler e Keller (2012), a publicidade pode ser determinada como um meio de expor informações como promoções sobre algum tipo de produto ou serviço, não deixando de adotar uma postura persuasiva para captar a atenção do público-alvo.
Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina.
De início, é importante anotar que a propaganda, de forma geral, conceitua-se como um meio empregado a fim de convencer e influenciar pessoas na tomada de decisões e escolhas. O termo advém do latim propagare, que significa propagar, tornar público, difundir.
São exemplos de ações comerciais o anúncio de promoções do catálogo de um supermercado, releases de lançamento de um produto/serviço, patrocínios de eventos, uso de influenciadores digitais e qualquer ação que promova, direta ou indiretamente, o consumo de uma oferta que traga receitas para o anunciante.
Enquanto o marketing é um processo que envolve o estudo do cliente e o desenvolvimento de estratégias para conseguir atendê-lo, o foco da publicidade é atingir esse público por meio de uma comunicação que seja persuasiva e influencie a compra. Já a propaganda, tem foco na disseminação de ideias e comportamentos.
São textos que atuam justamente no sentido de convencer o público a comprar determinado produto ou, ainda, no sentido de despertar a consciência do público para a destruição do nosso planeta, para problemas sociais, entre outros.