Limitação da Autonomia, do mercado e da criatividade do franqueado. Excesso de Duração do Contrato (longo prazo). Custo da Aquisição da Franquia (taxas),com riscos de não cumprimento das cláusulas contratuais. Erros de Seleção na Escolha (falta de escrúpulos ou inadequação de perfil).
Portanto, o franqueador deve estar disposto a expor o seu negócio a candidatos que, talvez, não sejam confiáveis ou eficientes. É preciso, também, ter muita cautela na formatação do contrato de franquia, o qual deve ter cláusulas claras a respeito da conduta do franqueado.
Poderá ocorrer o descumprimento de algumas cláusulas do contrato, como atraso na entrega de produtos e equipamentos, deficiência na variedade de produtos, diminuição da rentabilidade prevista e perda de qualidade e/ou pouca inovação nos produtos comercializados.
As franquias possuem baixos índices de falência, o que facilita a aquisição de empréstimos no banco. Com nome consolidado no mercado e níveis bons de lucro, a franquia propicia a vantagem de fechar um financiamento sem muita dificuldade e de forma segura, quando há necessidade de capital para investimentos diversos.
A franquia pode ser a sua oportunidade de ficar rico e muitas vezes com um baixo investimento. Porém, não pense que é um processo fácil e que vai exigir de você apenas um pouco de trabalho. O franchising é um bom mercado, como dito, mas dá ao empreendedor um negócio mais estruturado e o caminho a seguir.
Investir em uma franquia significa que você terá acesso a uma marca estabelecida e reconhecida no mercado, o que pode atrair mais clientes e facilitar o processo de fidelização.
Caso a franquia tenha dívidas, devido à independência jurídica do modelo de negócio, elas são prejuízos de responsabilidade do franqueado. É possível buscar suporte do franqueador e orientações jurídicas, pois cada caso é particular.
Com o não cumprimento de uma ou mais cláusulas do acordo/distrato, poderá ser aplicada multa pecuniária (multa mesmo após a rescisão), caso a franqueadora descubra que o ex-franqueado está atuando no mesmo ramo por exemplo ou criou uma marca concorrente.
Falta de liberdade. Uma franquia faz parte da marca e reputação de toda a rede, por isso será acompanhada de perto pela franqueadora para que opere de acordo com os padrões e tenha sucesso. Às vezes, isso pode gerar inconvenientes para os franqueados que prezam a independência.
Hoje quem trabalha como Franqueado ganha em média um salário de R$ 4.020,00. E antes de se tornar Franqueado, 8% foi Vendedor e depois 7% se tornou Gerente Comercial.
Pode ser considerada uma desvantagem de ser um franqueado?
Veja alguns riscos, apresentados pelas franquias. Excesso de Controle Externo (auditorias) por parte do franqueador. Limitação da Autonomia, do mercado e da criatividade do franqueado. Excesso de Duração do Contrato (longo prazo).
Por unanimidade, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou o entendimento de que o franqueador responde solidariamente apenas por danos causados pelo franqueado em relação aos serviços prestados em razão da franquia.
Qual é uma das desvantagens de possuir uma franquia para o franqueado?
Pouca flexibilidade: nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. Risco de ocorrência de falhas no sistema: ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode estar sujeito a problemas operacionais no futuro.
Para ser um franqueador, você precisa submeter a sua empresa a uma formatação prévia. Por isso, é necessário identificar as operações-chave, como controle do estoque e cadeias de fornecimento, além de alinhar os demais métodos de produção. A estrutura da franquia será replicada pelos franqueados.
A rescisão de franquia acontece quando uma parte não cumpre o contrato. Pode ser amigável, com acordo entre as partes, ou litigiosa, com intervenção judicial. Em 26 de dezembro de 2019 foi sancionada a Lei nº 13.966, dispondo sobre o sistema de franquia empresarial.
A franquia é um investimento seguro, pois tem um modelo predefinido, ou seja, já está montado, com um modo de operação pronto. Nesse sentido, você investe em uma empresa que já atua no mercado, iniciando uma unidade de uma rede igual as outras que trabalham em outros lugares.
O tempo médio de retorno do investimento em uma franquia varia entre 18 meses e 5 anos, dependendo de diversos fatores como o setor da franquia, a localização e o modelo de negócio. Sonha em ter seu próprio negócio, mas não quer arriscar tudo de uma vez? O franchising pode ser a solução ideal para você!
Caso o contrato seja finalizado após esse período de, no máximo, 90 dias, o empregador deverá pagar ao trabalhador 25% do 13° salário e também férias proporcionais.
Se a saída acontecer de forma abrupta, a unidade terá grandes riscos de ser encerrada. Se houver aviso prévio, ainda há chance para o franqueador encontrar um novo profissional para assumir a unidade. Porém, ambos os casos resultarão em mais gastos para a rede. Fechar uma loja sempre pesa na lucratividade da empresa.
⚫ Comunicação com a franqueadora– o franqueado deve entrar em contato com a franqueadora para notificar sua intenção de sair da rede. Geralmente, isso é feito por es- Page 7 7 crito, com uma carta formal de rescisão ou um aviso pré- vio, conforme estabelecido no contrato.
Saúde, beleza e bem-estar. Esses três setores podem ser considerados os mais rentáveis quando o assunto envolve redes de franquias. Para quem está buscando abrir um negócio próprio, trata-se de uma boa alternativa, pois o nicho atende a duas necessidades básicas das pessoas: ter saúde e se sentir bem.
A escolha entre os modelos depende do perfil do empreendedor e de suas metas. Se o objetivo é ter um negócio seguro e confiável, sem grandes riscos, a franquia é a opção mais indicada. Se a pessoa valoriza autonomia e já tem experiência no setor, o negócio próprio é mais apropriado.