Diferenças entre as gasolinas Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
A Shell V-Power conta com a tecnologia Dynaflex que, combinada com os aditivos da Shell, limpa, protege e traz mais performance e rendimento (em comparação à gasolina comum).
Qual a diferença da gasolina V-Power para a comum?
Entenda o que a gasolina aditivada da Shell pode fazer pelo motor do seu carro. A Shell V-Power remove até 100% dos depósitos em bicos injetores e válvulas de admissão, além de proteger contra a formação de depósitos futuros. Restaura seu motor como novo.
Qual a diferença da gasolina V-Power para aditivada?
A gasolina Shell V-Power Nitro+, a aditivada dos Postos Shell, por exemplo, traz um benefício a mais. Ela tem uma substância chamada FMT (Friction Modification Technology), desenvolvida no mesmo laboratório que testa os combustíveis para a equipe Ferrari de Fórmula 1.
Enquanto as gasolinas comum e comum aditivada têm 95 octanas RON, as premium têm 98 octanas RON (Shell V-Power Racing) e 102 octanas RON (Petrobrás Podium e Ipiranga Octapro).
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
Gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum? Sim! Vimos no tópico anterior que a gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum a longo prazo. Mas é importante entender que tanto o combustível comum quanto o aditivado possuem a mesma autonomia.
Isso ocorre porque o etanol é corrosivo e pode danificar algumas partes do motor, como as mangueiras e as vedações. Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes.
Qual o melhor combustível para a vida útil do motor?
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é mais eficiente que o etanol quando você pensa que, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor.
A maior octanagem da Gasolina Petrobras Podium garante o máximo aproveitamento da potência projetada do motor, protegendo a câmara de combustão da detonação indesejada. Isso proporciona retomadas de velocidade mais rápidas e, consequentemente, ultrapassagens mais seguras.
A diferença entre a gasolina Podium e a V-Power está principalmente no tipo de aditivos e na octanagem. Aqui estão as principais diferenças: Octanagem: A V-Power Racing (Shell) possui no mínimo 98 octanas RON, enquanto a Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON.
Na rede Ipiranga, ela é batizada de Octapro, numa alusão à maior octanagem (96 IAD). A Shell batiza a sua gasolina premium de V-Power Racing, e informa que ela tem 91 IAD.
E se te dissermos que pode ser diferente? É verdade: a gasolina aditivada DuraMais+, que você encontra em todos os postos da RodOil, possui um valor superior ao da gasolina comum. Mas a longo prazo, ela trará diversos benefícios para o carro e, inclusive, para o seu bolso.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
Apesar de mais barato, o etanol é um combustível com um rendimento um pouco menor. Dessa forma, o veículo pode ter um rendimento menor ao ser abastecido apenas com álcool. Para aproveitar melhor a versatilidade do carro flex, o ideal é optar pela gasolina eventualmente.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
A gasolina aditivada não é e nem pode ser vendida como um combustível premium, isso porque a sua fórmula estrutural é idêntica à da gasolina comum, ela apenas é acrescida de detergentes e dispersantes que servem para lubrificar as tubulações e o motor do veículo.
É verdade que a gasolina aditivada limpa os bicos do carro?
Gasolina aditivada “limpa os bicos do motor”? Sim, as gasolinas aditivadas vendidas no país limpam bicos injetores, motor, pistões, entre outros componentes do veículo.