Conforme a grossura, diz-se cartolina ou papelão. Na prática diz-se cartão, se a folha pesar 180 gramas ou mais por metro quadrado; menos que isso, é papel. A distinção entre cartolina e papelão costuma-se fazer pela grossura; é papelão quando supera o meio milímetro. Cartão de massa única, ideais para policromia.
Para que não haja mais dúvidas, levantamos as principais características de cada um. O papel cartão é duplo e cada uma das suas superfícies possui uma cor. Outra diferença significativa é a espessura: se a folha tiver gramatura acima de 180g/m² é cartão, caso contrário, cartolina.
Um exemplo disso é o papel-cartão que desempenha uma função crucial na indústria de embalagens, sendo amplamente utilizado para a produção de caixas, cartões de visita, embalagens de produtos alimentícios e muito mais.
Opaline. Semelhante ao papel cartão, o papel opaline destaca-se por ser aplicado em finalidades que exigem uma maior rigidez, como em convites formais, diplomas e cartões de visita. O mais comum é que esse papel seja utilizado no formato A4, já a gramatura corresponde de 180 a 240 g/m².
O papel vergê é um dentre tantos tipos de papel empregados na confecção de convites ou em atividades artesanais. Porque ele é mais duro que o sulfite, porém mais fino que uma cartolina. Com uma textura em relevo e levemente rugosa, ele deve ser utilizado em impressões que exigem maior sofisticação.
CARTÃO DE VISITA OFFSET VS FOTOGRÁFICO AMBOS LAMINADOS
Qual é maior papel cartão ou cartolina?
Papel cartão
Esse papel só possui somente gramaturas altas, sendo mais duro que a cartolina. Pode ser encontrado em várias cores, porém apenas um dos lados é colorido.
O papel cartão mede cinquenta por setenta centímetros. e é mais firme, com uma gramatura maior. Possui cores similares ao color sete, ou seja, mais fortes, porém o colorido é só de um lado, na frente é colorido e no verso é a cor do papelão.
Já o papel cartão existe apenas em altas gramaturas e é mais grosso do que uma cartolina e também pode ser encontrado em diversas cores, a diferença é que não é os dois lados do papel que são coloridos. O papel cartão é usado produção de embalagens, molduras e caixas.
É feito de papel cartão, que é um tipo de papel mais resistente e firme do que o papel sulfite comum. Isso o torna ideal para projetos que exigem uma maior durabilidade, como caixas, embalagens, etc.
Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade. Esse tipo de papel possui uma das faces fosca e a outra lisa.
Qual o tipo de papel para fazer caixinhas personalizadas?
Para fazer as caixas, usamos um papel de gramatura mais alta. O mais usado é papel paraná ou o cinza. Se quiser fazer uma caixa grande, por exemplo, o ideal é que usar um papel de uma gramatura maior que 30. O material é muito barato e você pode encontrá-lo em papelarias.
Cartolina, às vezes denominado papel cartão é um tipo de papel fabricado para diversas utilizações como elaboração de painéis de pintura, criação de avisos e desenvolvimento infantil em pré-escolas.
Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade. Esse tipo de papel possui uma das faces fosca e a outra lisa.
Qual o nome do papel colorido que parece cartolina?
A cartolina tem as duas faces de mesma cor, diferenciando-se do papel cartão. Já o papel color set se distingue da cartolina pela nuance das cores. Enquanto o color set possui opções de cores vibrantes, como as fluorescentes, a cartolina está disponível em tons mais clássicos nas principais papelarias e lojas do ramo.
O Papel Cartão também chamado de Cartaz, possui uma maior gramatura e cores fortes similares ao color set, porém o colorido é apenas em uma das faces, o verso possui cor parda normal de papelão.
O melhor tipo de papel para imprimir cartão de visita é o couché 300g. Esse tipo de papel, além de tornar a impressão mais nítida e atraente, apresenta alta resistência contra deformações e umidade. Essas características somadas ao custo benefício do material fazem com que o mesmo seja a melhor opção.
180g/m² – Esse padrão é adotado na impressão cartazes, anúncios. 210/m² a 300g/m² – Normalmente, essa faixa é utilizada para a impressão de materiais que demandam maior qualidade, resistência e durabilidade, como convites, cartões de visita, calendários e outros que exijam uma bela apresentação.
Qual papel usado para imprimir uma caixa milk? Para imprimir a caixa milk personalizada, use papel offset, opaline ou fotográfico matte com gramatura 180g ou 230g. Uma dica: não use o papel fotográfico com brilho porque nas fotos da festa a camada de brilho vai refletir a luz e o personalizado não vai aparecer bem.
Qual o papel ideal para imprimir tag de lembrancinha?
O papel couché é o material mais requisitado em etiquetas de uso geral, por seu baixo custo e bom acabamento. Por ser um papel revestido possui certa de resistência a umidade.
Qual o melhor papel para imprimir adesivos personalizados?
Aqueles que estão em busca de como fazer adesivos personalizados podem recorrer aos rótulos em papel couchê, pois esse tipo de papel oferece uma superfície semibrilhante e lisa, é uma solução econômica e a impressão é feita com ribbon. O papel couchê apresenta bom acabamento e custo baixo.
Em contrapartida, o papel sulfite A4 90g é mais grosso e resistente; logo, indica-se para documentos que exigem apresentação mais refinada. Geralmente, utiliza-se em papéis timbrados, propostas comerciais, contratos e também cartazes, folhetos e panfletos simples.
O Papel Canson Color A4 é colorido na massa que não solta tinta e não deixa vincos brancos. Suas cores vivas dão vida e charme às impressões mais sofisticadas como cartões, convites, certificados, entre outros! Por ser livre de ácido, também podem ser utilizadas na confecção de scrapbooks e outros trabalhos manuais.