O índice pode servir como um instrumento de tomada de decisão e previsão, e é considerado um nível superior da junção de um jogo de indicadores ou variáveis. O termo indicador é um parâmetro selecionado e considerado isoladamente ou em combinação com outros para refletir sobre as condições do sistema em análise.
Um índice é um indicador, um fator de referência, que serve de comparador para explicar determinada situação ou condição. Os índices expressam razões entre grandezas de espécies diferentes.
“O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”.
lista, ordenada alfabeticamente e geralmente apresentada na parte final de uma obra impressa, dos principais assuntos tratados nessa obra, acompanhados da indicação de página, capítulo, etc.
Indicadores são medidas quantificáveis que as empresas utilizam para avaliar o seu desempenho. São utilizados para deixar mais claro uma tendência ou fenômeno que não é imediatamente detectável por meio dos dados isolados.
indicadores de desempenho ou sinalizadores; indicadores organizacionais: que podem ser estratéticos ou táticos; indicadores gerenciais: que podem ser de insumo, de processo, de produto ou de impacto; indicadores de tendência versus de resultado.
Os indicadores de saúde procuram descrever e monitorar a situação em saúde de uma população. Os atributos se relacionam às características ou qualidades da saúde e as dimensões da saúde compreendem o bem-estar físico, emocional, espiritual, ambiental, mental e social.
Os indicadores coeficientes são caracterizados como uma razão matemática que envolve valores de variáveis que demonstram a parte do todo. As taxas são os coeficientes representados em percentual e os índices são razões entre valores de variáveis diferentes, sem ter a relação de parte para o todo.
a) índice, - enumeração detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (ver NBR 6034);
Sumário ou Índice: é uma relação das divisões do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia etc.) e o respectivo número da página onde esses itens estão. Deve-se tomar cuidado para não errar a numeração, pois isso prejudica o trabalho.
Os indicadores, taxas e índices são, portanto, uma forma de medir e avaliar determinadas tendências, contextos e realidade. Sua utilização generalizou-se principalmente a partir da década de 1960, como suportes à formulação e implementação de políticas públicas.
Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos.
Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).
Prevalência. É o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes num determinado local e período. Como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população.
Quais são os 7 indicadores de saúde previne Brasil?
Na ocasião, também houve alteração nas regras de financiamento desses indicadores. Para 2022 estão estabelecidos sete indicadores para, compreendendo as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus).
Indicadores: Consistem em métricas que proporcionam a geração de informações e permitem a avaliação do desempenho em relação aos objetivos definidos. Os indicadores não são apenas expressões de modelos matemáticos, ele nos mostra onde podemos atuar para buscar o atendimento de uma meta definida.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o principal objetivo dos indicadores é fornecer suporte às decisões. relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado.”
Indispensável para uma boa gestão, os indicadores hospitalares são recursos estratégicos para criar melhores formas de trabalho. Eles facilitam a análise de um grande volume de dados de um sistema de saúde.
Os indicadores de atendimento ao cliente são ferramentas utilizadas para medir os seguintes fatores: nível de satisfação do consumidor com o seu serviço ou produto; eficiência da equipe de atendimento; organização e efetividade dos processos.