Para esta dúvida de português, só há uma resposta ortograficamente correta: é laje, com “j”. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra “laje” significa uma pedra de superfície plana e de pouca espessura, feita de um material resistente, que serve para cobrir tetos, pisos e pavimentos.
Sempre vejo as pessoas se confundirem na hora de escreverem LAJE, aquela estrutura feita de qualquer material duro (pedra, cerâmica, concreto), usada para revestir pisos, paredes e tetos. O erro consiste na troca do J pelo G: daí, as pessoas escrevem LAGE, que não existe na língua portuguesa.
No caso da laje, a sua origem é controversa, já que a gramática não informa com segurança a matriz do substantivo. Nesse sentido, o termo “laje” faz parte de um grupo de palavras que precisam ser escritos com “j” em vez de “g' — como pajé e jequitibá —, sem existir uma explicação aprofundada sobre o assunto.
Lajes pré-fabricadas com lajotas de isopor ou poliestireno (EPS) Conhecida como o tipo de laje mais leve e mais segura, as lajes pré-fabricadas com isopor são também bem rápidas de serem instaladas.
As lajes são estruturas que realizam a interface entre pavimentos de uma edificação, podendo dar suporte a contrapisos ou funcionar como teto. Geralmente, apoiam-se em vigas, que por sua vez, apoiam-se em pilares e realizam a distribuição adequada da carga da edificação.
As lajes são elementos planos bidimensionais, onde o comprimento e a largura são da mesma ordem de grandeza e muito maiores que a espessura. Também são chamadas de elementos de superfície ou placas. As lajes podem ser de concreto armado ou protendido, de madeira ou aço.
A laje protendida é uma opção moderna e resistente, produzida com cabos de aço tensionados, o que proporciona maior capacidade de suportar cargas e vãos maiores em comparação com outros tipos de laje.
Sim! A fundação estrutural da laje é feita pelas vigas de concreto e pela armadura metálica treliçada, sendo que o EPS possui apenas a função de preenchimento. Sendo assim, no que se refere ao quesito segurança, o EPS é tão resistente quanto a opção de cerâmica.
Vantagens: As lajes pré-moldadas são mais baratas em relação aos outros tipos de lajes, não necessita de mão de obra especializada para sua execução e como sua montagem geralmente é mais simples, agiliza o andamento da obra.
Quanto custa uma laje de isopor? A placa de isopor para laje é vendida por m² e custa entre R$ 26,00 e R$ 32,00 o m² . A malha de ferro de 0,15 cm x 0,15 cm está em torno de R$ 35,00, e o concreto usinado em torno de R$ 280,00 o m³.
Laje de piso é a laje que terá utilização em cima, terá um piso na parte de cima que será utilizado, ou seja, terá circulação de pessoas, móveis e etc.
Usa-se o 'J' em palavras de origem tupi, africana e árabe. Usa-se o 'G' em palavras com final AGEM, UGEM e IGEM. Usa-se o 'G' em palavras com final AGIO, EGIO, IGIO, OGIO e UGIO. 'J' ou 'G'?
As vigas estão presentes tanto em construções de grande porte, como edifícios, até em projetos menores, como residências. Por fim, temos a laje, elemento de concreto posicionado horizontalmente em cima da viga, responsável por separar os pavimentos da construção.
Desvantagens do EPS: • Em algumas regiões, ele pode ter o preço mais elevado do que a laje de cerâmica. A laje de isopor necessita de planejamento e um projeto estrutural detalhado, além de ser essencial a contratação de mão de obra qualificada.
A maior vantagem da laje de isopor é a diminuição da carga na estrutura. O material é leve sem oferecer riscos à segurança da obra. Quando o material comprado é de qualidade, não existe perigo nenhum no deslocamento sobre a laje.
É possível rebocar? Não é recomendável fazer frisos ou ranhuras no isopor para adesão do reboco, por isso a laje de isopor demanda um chapisco colante especial. Com o uso do chapisco para laje de isopor o restante do processo do reboco é igual ao das demais lajes.
“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.
Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 . Levando em consideração que uma Tucson pesa em média 1500 Kg, certamente a laje irá suportar.
8 cm para lajes de piso não em balanço; 10 cm para lajes em balanço (de cobertura ou de piso); 12 cm para lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com até três toneladas; 15 cm par lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com mais de três toneladas.
Quando falamos em Laje de concreto mais econômica, é fundamental considerar o material que será utilizado para preencher o vão entre as treliças. Aqui no Brasil, a escolha tradicional recai sobre o tijolo cerâmico ou o isopor, que têm sua eficácia, mas uma alternativa que vem ganhando força é a bovedilla de concreto.