Apesar de nomenclaturas diferentes, a medida PSI é igual a libras. Isso porque PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada.
Nota: psi é unidade de pressão. 14,5 psi equivale a 1 Kgf ou 1 Bar. Um compressor de estágio único pode ter dois pistões, e ainda ser considerado de estágio único, porque os dois pistões têm o mesmo diâmetro e atingirá a pressão máxima de 150 psi.
A rastreabilidade da pressão em psi para o SI (Sistema Internacional de Unidades), conforme descrito anteriormente, é através da unidade Pa (pascal), que é a relação entre a força em N (newton) e a área em m² (metro quadrado), levando em conta que 1 libra = 4,448 N e 1 polegada = 25,4 mm.
No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Ou seja, é a mesma medida, mas usando diferentes nomenclaturas. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.
É frequente medir a pressão atmosférica em milésimos de bar (mbar) e também pressões de diversos sistemas hidráulicos e pneumáticos, onde pode-se utilizar a relação 1 bar = 14,5 Psi.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.
A maioria dos pneus de mountain bike são calibrados entre 25 e 40 PSI. Todos os pneus têm a faixa de pressão ou pressão máxima recomendada pelo fabricante (em PSI e/ou bar) marcada em suas paredes laterais e/ou aros.
Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga.
Pressão é a força com que a água sai da máquina. No Brasil, a pressão é medida em libras, PSI ou BAR. Libras e PSI possuem o mesmo significado. No mercado, a maioria das marcas indicam a pressão de suas lavadoras em libras, por exemplo: 1750 libras ou 1400 libras de pressão.
Esta unidade de medida de pressão ainda é muito utilizada em indústrias inglesas e americanas, mas hoje estão sendo substituída pelo kPA (pascal – unidade de pressão do sistema internacional de unidades) e pelo bar (1 bar é o equivalente a 14,5 PSI).
No caso dos grandes, é importante ter bastante pressão. Pra se ter uma ideia, pra automóveis SUVs geralmente é recomendado um mini compressor com potência acima de 300 PSI, que é a sigla de Libra-força por polegada, e 30L, ou litros.
PSI é uma sigla em inglês que significa libra por polegada quadrada (em inglês, pound force per square inch). É uma medida de pressão que indica a força exercida pela água sobre uma área. Quanto maior o PSI, mais forte é o jato d'água que sai da lavadora de alta pressão.
Pois bem, existe um aparelho que mede a pressão resultante da força em uma determinada área. E segundo uma pesquisa da American Veterinary Medical Association, a mordida do Kangal é de 743 (PSI). O que seria aproximadamente 52,23 Kilosgrama por centímetro quadrado!
Bar: O bar é uma unidade de pressão normalmente utilizada para medir a pressão dos pneus, das garrafas de oxigénio e de acetileno, bem como em aplicações de mergulho. Um bar é aproximadamente igual à pressão atmosférica. 1 bar = 100.000 Pa.
Qual é a calibragem correta para os pneus? Não existe uma calibragem exata e correta que seja comum a todos os pneus. A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro.
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.