O aumento por mérito é uma progressão horizontal do salário do colaborador dentro da mesma faixa salarial. Já a promoção é uma movimentação vertical na carreira, que eleva o colaborador para uma função de maior importância e valor dentro da estrutura de cargos.
O que é a remuneração por meritocracia? De maneira geral, meritocracia (do latim meritum, “mérito” e do grego cracía, “poder”) pode ser definida como um tipo de sistema social que reconhece as posições de poder na sociedade considerando os méritos individuais de cada pessoa.
Jurisprudência que cita O Aumento de Mérito Individual para o Funcionário Pode Variar Até 10% do Seu Salário Atual, Considerados Ao Nível de Desempenho, à Posição na Faixa Salarial e o Tempo da Última Movimentação Salarial.
O mérito deve ser apenas um dos critérios de análise dentro de um processo bem estruturado de avaliação, e não o requisito principal. Um colaborador não pode ser promovido, por exemplo, simplesmente porque merece. Merece aos olhos de quem? Qual a régua que determina esse merecimento?
O aumento salarial por mérito consiste na evolução do salário do empregado dentro da faixa salarial de seu cargo, decorrente de seu destacado desempenho.
O aumento por mérito é uma progressão horizontal do salário do colaborador dentro da mesma faixa salarial. Já a promoção é uma movimentação vertical na carreira, que eleva o colaborador para uma função de maior importância e valor dentro da estrutura de cargos.
Ou seja, é um sistema de gestão que consiste em considerar o merecimento como forma de avaliação para reconhecer o profissional. A política de meritocracia nas empresas é um método que aplica a ideia de que todos estão em uma mesma posição inicial e concorrem igualmente entre si.
A promoção no trabalho é um reconhecimento à contribuição de uma pessoa para os resultados da empresa. De forma geral, esse crescimento se manifesta com a ascensão do profissional a um cargo superior àquele que ocupa atualmente.
O percentual recomendado para os casos de promoção horizontal varia entre 5% e 8%. Em casos de desempenho destacado este percentual poderá chegar a 12%.
A Avaliação de Mérito nada mais era do que a formalização da avaliação do desempenho do funcionário para fins estritamente salariais, raramente importando seus efeitos para o desenvolvimento ou aprimoramento profissional, correção de falhas, problemas de comportamento ou indicar necessidades de treinamento.
O mérito se apresenta como oposto ao merecimento por ser objetivo, enquanto o segundo é subjetivo, justamente por considerar a perspectiva docente sobre o estudante em seu critério de mérito.
Mérito (do latim "meritus" [ˈmɛ. rɪ. tʊs]: “bondade", "serviço") ou merecimento, é a qualidade atribuída a uma pessoa cujo acto ou actividade foram reconhecidos como de grande valor (meritório) em favor da coletividade, a partir de um julgamento moral.
O mérito está no sentido político do ato administrativo. Compreende os aspectos, nem sempre de fácil percepção, atinentes ao acêrto, à justiça, utilidade, equidade, razoabilidade, moralidade, etc., de cada procedimento administrativo.
O processo será julgado com resolução do mérito quando o juiz acolher ou rejeitar, totalmente ou parcialmente, os pedidos formulados pelas partes (decisão de mérito). Nesse caso, o autor não poderá ajuizar nova ação com pedidos idênticos contra o mesmo reclamado.
A resolução do mérito é tida quando a sentença já analisou todas as questões da lide, ou seja, todos os pontos da contenda das duas partes, e, dessa forma, ultrapassou o julgamento das questões preliminares, adentrando então ao que chamamos de mérito e aos seus respectivos fundamentos jurídicos.
Para que seja caracterizada como “promoção”, a mudança precisa avançar um profissional já contratado para um cargo com maiores responsabilidades e/ou maior remuneração. Ao promover um funcionário, estamos reconhecendo os resultados positivos que ele trouxe para a empresa.
Basicamente, ser promovido no trabalho é assumir um cargo mais alto do que o que você ocupa no momento da promoção. Ou seja, dentro da hierarquia de cargos dentro de um negócio, é quando acontece de você subir de cargo, seja por mérito, formação ou tempo de empresa.
As promoções ajudam empresas a aumentar o número de produtos vendidos, mesmo que precisem reduzir o preço para atingir esse objetivo. Obviamente, reduzir o preço não é suficiente, as pessoas devem precisar do seu produto, enquanto o desconto é apenas mais um motivo para finalizar uma compra.
Promoção por Merecimento é a passagem do(a) servidor(a) efetivo de um determinado grau para o imediatamente superior da mesma classe. Grau é a letra indicativa do valor progressivo da referência, identificada pelas letras: A, B, C, D e E.
Refere-se ao reajuste de deslocamento horizontal do salário do colaborador na mesma faixa salarial, reflexo do ganho da experiência ou do aumento da performance profissional.
Assim, “entrar no mérito” é falar sobre qualquer circunstância que seja relacionada, direta ou indiretamente, as partes, ao objeto e ao próprio pedido do processo.