E entre bacon e paleta? O toucinho e o bacon vem da barriga do porco – são usados em sopas, caldos e feijoadas. Já a paleta é uma carne de fibras longas, retirada do membro anterior do suíno, próximo ao lombo.
O bacon paleta é uma opção mais magra e pode ser preferido por aqueles que buscam uma alternativa mais leve. Por outro lado, o de manta (de barriga) é o mais tradicional, com sua textura crocante e sabor rico e defumado, sendo a escolha clássica para muitos pratos e sanduíches.
Esse tipo, explicam os chefs, tem a estrutura do músculo mais achatada. O corte da carne, que fica na parte superior do membro anterior do suíno, tem uma coloração mais escura e uma camada mais fina de gordura. A coloração, dizem, também depende de como foi feita a cura e defumação.
Para ser considerado bacon verdadeiro, o produto deve ser feito somente com a barriga do porco. A produção e a venda de bacon no Brasil têm novas regras desde o começo deste mês de março. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia anunciado, em fevereiro, que as regras para o produto mudariam.
Bacon de paleta/pernil: possui menos gordura e uma porcentagem maior de carne. É ideal para quem procura um produto mais saudável e menos gorduroso. Bacon de lombo: essa carne é retirada do lombo suíno, é considerada uma parte mais nobre e de sabor um pouco mais suave.
SÉRIE QUAL A DIFERENÇA DO BACON, PANCETA E DO TOUCINHO? | Mister Kats Receitas - Cozinha na Prática
Qual a diferença entre paleta defumada e bacon?
E entre bacon e paleta? O toucinho e o bacon vem da barriga do porco – são usados em sopas, caldos e feijoadas. Já a paleta é uma carne de fibras longas, retirada do membro anterior do suíno, próximo ao lombo.
O bacon tem um aspecto bem mais curado e defumado, tem mais a aparência de carne seca e tons mais avermelhados.” Já durante o cozimento da carne, o sabor, a textura e o visual também podem ajudar a identificar o produto original. “O bacon tem textura firme e sabor mais intenso.
A definição de um bacon de qualidade é quando ele apresenta um aroma defumado, perfeita proporção entre carne e gordura, untuosidade marcante, com equilíbrio ideal de sal, especiarias e fumaça.
Na hora de comprar, o bacon é preparado a partir da parte interna da barriga do porco, que é em seguida curada e defumada. Para garantir um produto de maior qualidade, fique de olho na proporção de carne para gordura da peça: o ideal é que ela tenha dois terços de carne para um de gordura.
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
Além da Jais Hand Made, a F.A conquistou o segundo lugar no pódio, principalmente pelo sabor equilibrado, com sal em uma proporção agradável e a notável presença de cravo-da-índia. Em terceiro lugar, a Seara Gourmet apresentou bom sabor de defumação.
A Paleta do porco, é o seu pernil dianteiro, referente as patas da frente do animal. Mas saboroso e suculento que o pernil traseiro, na minha opinião. Pode ser feito de panela (picado ou inteiro), assado (com pele ou sem). Usado na feijoada (em pedaços).
Produto elaborado com a PALETA do suíno e defumado de forma natural. Produto com característica diferenciada em relação ao sabor, quantidade de carne aparente e textura. Ideal para preparar com feijão ou acompanhar diversos pratos, recheio de carnes e aperitivos e para dar mais sabor aos produtos assados ou cozidos.
“Tanto o bacon quanto a panceta são feitos da barriga do porco, mas o primeiro é defumado e o outro, curado. Já o guanciale é a papada do animal, que também é curada”, diz Fábio Lazzarini chef do Varanda D.
Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard. No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química.
É só guardar naqueles sacos com fechamento tipo zip. Ele vai durar até três meses no congelador. Depois pra descongelar, é só usar o microondas ou deixar descongelando na geladeira. Esses potes são incríveis pra armazenar o bacon congelado!
Mas sabia que bacon e toucinho não são a mesma coisa? O primeiro se trata de um corte da pancetta, a barriga do porco. Depois de salgada, a carne é curada e defumando, podendo ser consumida frita, grelhada, cozinhada ou até mesmo assada. Já o toucinho é o resultado da mistura da fibra magra com o couro suíno.
Na hora de comprar bacon no mercado, não deixe de analisar a aparência da peça antes de comprar. Prefira bacon com fatias uniformes, ou seja, que tenha uma boa proporção entre carne e gordura. A carne deve ter uma cor rosada e a gordura deve ser branca ou levemente amarelada, sem manchas escuras.
O guanciale é um corte da bochecha do porco (guancia = bochecha), atravessado por veias magras de músculo e gordura. A consistência é mais dura que o bacon e tem um sabor distinto.
*A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!