Avião tem como palavras da sua família1: aviação, aviador, aviãozinho, aviatório, aviacionismo, avioneta, aviónica e hidroavião. Uma família de palavras é o «conjunto de vocábulos cognatos, ou formados por composição ou derivação, partindo de um radical ou de uma palavra primitiva» (Dicionário Terminológico).
Qual é o coletivo de aviões? Segundo o dicionário brasileiro Michaelis – que pode consultar através da nossa secção/seção Ligações –, o termo avião admite os colectivos/coletivos frota, flotilha e esquadrilha.
Um substantivo derivado é um substantivo que é formado a partir de outro substantivo, adjetivo ou verbo, acrescentando um sufixo ou prefixo. Por exemplo, o substantivo "amoroso" é derivado do adjetivo "amoroso", que é derivado do verbo "amar".
As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.
Chama-se derivado porque seu nome originou-se de outro substantivo, ou seja, deriva de outro nome. O substantivo derivado surge, muitas vezes, do radical de outra palavra.
Os substantivos derivados são aqueles que, por meio do empréstimo de radicais já existentes numa dada língua, geram-se como novas palavras, mas mantendo uma relação de contiguidade com a originária.
Tratava-se de uma importação direta do termo francês avion, que, curiosamente, tinha surgido antes que existissem aviões – ou pelo menos aviões que de fato levantassem voo e se sustentassem no ar.
Um avião ou aeroplano é uma aeronave de asa fixa que é impulsionada pelo empuxo de um motor a jato, hélice ou motor de foguete. Os aviões vêm em uma variedade de tamanhos, formatos e configurações de asas. O amplo espectro de usos dos aviões inclui recreação, transporte de mercadorias e pessoas, militar e experimental.
Dado que o sufixo -ão (antecedido da consoante de ligação z1) é o sufixo mais recorrente na formação de aumentativos em português e dado que avião é uma palavra atemática (termina em ditongo tónico nasal), é previsível a formação de aviãozão.