A Rifocina é um remédio que tem na sua composição o antibiótico rifamicina, indicada para o tratamento de infecções na pele causadas por microrganismos sensíveis a esta substância ativa.
Rifocina: Substância Ativa: Rifocina contém rifamicina, que é um antibiótico do grupo dos rifamicinos. Apresentação: Rifocina é frequentemente disponível na forma de spray, permitindo uma aplicação mais fácil e uniforme sobre a área afetada.
A rifamicina SV é um antibiótico de elevado poder contra bactérias, utilizada para tratar infecções de superfície (uso externo), pulverizando a área afetada.
São Paulo, 25 de setembro de 2023 — A Sanofi informa que o medicamento RIFOCINA® spray (rifamicina SV sódica) 10mg/mL, está passando por um desabastecimento temporário devido a atraso de um componente.
A suspensão foi determinada porque o produto estava sendo fabricado com excipiente diferente do que foi aprovado pela Anvisa. Os excipientes são substâncias presentes nos medicamentos para dar características como volume, forma e consistência ao produto.
Para aplicação externa (para lesões, feridas ou furúnculos) ou para preparação de curativos ou compressas. Pulverizar a área afetada a cada 6-8 horas, ou a critério médico.
A Rifamicina Sódica é um antibiótico de elevado poder bactericida, com atividade tanto contra germes Gram-positivos como Gram-negativos quando em uso local. Atua particularmente nas infecções que não respondem ao emprego de outros antibióticos e mesmo nas causadas pelos estafilococos penicilino-resistentes.
Este produto é comercializado de forma controlada e a conclusão da compra será realizada mediante apresentação da receita médica no momento da retirada na loja e a validação através de um farmacêutico. Só serão aceitas receitas dentro do prazo de validade , conforme Legislação.
Qual o melhor antibiótico para cicatrizar feridas?
A pomada cicatrizante de sulfato de neomicina + bacitracina zíncica é um antibiótico que age inibindo o crescimento de bactérias, sendo indicada para cicatrização de feridas infectadas com ou sem pus, furúnculos, tatuagem ou queimadura na pele e também para prevenir infecção da cicatriz após cirurgia.
Rifabutina, rifampicina e rifapentina. Rifabutina, rifampicina e rifapentina têm farmacocinética, espectro antimicrobiano e efeitos adversos similares.
Rifocina Spray 10mg/mL, caixa com 1 frasco spray com 20mL de solução de uso dermatológico. Por este produto precisar ter apresentação de receita a sua venda é destinada a lojas próximas, devendo ser retirado presencialmente na farmácia.
Além disso, este remédio também pode ser utilizado para fazer curativos de feridas pós-cirúrgicas que estejam infectadas, desde que indicado pelo médico, pois como contém antibiótico em sua composição o uso prolongado não é recomendado.
Lavar normalmente a região faz com que a cor da pele volte ao normal em alguns poucos dias. Não lave nem esfregue em excesso a região pois isso pode provocar outros problemas na pele como dermatites. Para maiores esclarecimentos, procure seu dermatologista.
Rifocina é antibiótico, e usar em ferida sem infecção, não tem função nenhuma, além de deixar o corpo mais resistente ao medicamento, tornando menos eficaz para o momento que realmente precisar. Rifocina não é um produto cicatrizante nem induz ao tecido de granulação.
Como o Rifocina funciona? A rifamicina SV é um antibiótico de elevado poder contra bactérias, utilizada para tratar infecções de superfície (uso externo), pulverizando a área afetada.
Depende do tipo de ferida. Rifocina é um antibiótico tópico. Iruxol e uma pomada que além de antibiótico (cloranfenicol), possui uma enzima (colagenase), indicada para desbridamento químico de feridas com tecido desvitalizado. O ideal é o paciente ser examinado e utilizar somente medicação após prescrição médica.
Pulverizar a área afetada a cada 6-8 horas, ou a critério médico. Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula, mantendo o frasco em posição vertical (em pé).
Este medicamento é destinado ao tratamento das diversas formas de tuberculose e de hanseníase causadas por microrganismos sensíveis, sempre em associação com outros antibióticos. A rifampicina também está indicada na prevenção em indivíduos que tiveram contato íntimo com pacientes com doença meningocócica (meningite).