Qual a diferença do bacalhau site para o bacalhau do Porto?
As características do verdadeiro bacalhau, principalmente o do Porto, são postas mais grossas e de coloração levemente amarelada quando salgada. No cozimento, separa-se em pedaços uniformes (lascas) e, além disso, apresenta linha lateral bem perceptível e cauda toda escura.
O Saithe é um dos peixes Salgados Secos da família Gadidae, do Gadus morhua, mais comercializado no país. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade, e é ideal para preparar saladas, ensopados e bolinhos.
Portanto, levando sempre em consideração o tipo de preparo, quando a proposta é a tradicional bacalhoada, os tipos de bacalhau recomendados são: Gadus morhua, também conhecido como Cod ou bacalhau do Porto (o melhor) e Gadus macrocephalus, também conhecido como bacalhau do Pacífico (intermediário).
Uma das maneiras de diferenciar os dois é pelo rabo e as barbatanas que no Macrocephalus têm um bordado branco nas pontas. A outra diferença está na cor: o Gadus Macro tem a pele bem mais clara.
Dentre eles, há o popular Saithe, de coloração mais escura, sabor forte e a carne fica macia depois do cozimento. Para desfiar, é a melhor opção. Outra opção é o Ling, com carne branca muito saborosa e que combina com pratos assados, grelhados ou cozidos. O Zarbo é o menor do peixe tipo bacalhau.
Gadus morhua - O mais nobre, de posta alta que se desmancha em lascas. É untuoso e suculento. Também pode ser chamado de bacalhau do Porto. Pescado no Atlântico Norte, é o bacalhau "real oficial".
A forma do peixe - o legítimo bacalhau é largo e permite o corte em lombos. O rabo do peixe - deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro, de cor uniforme ( se tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o legítimo ). A cor "palha" - se o bacalhau é branquinho, não é o legítimo.
O verdadeiro bacalhau possui outra característica importante que é a textura! Isso facilita na hora de diferenciar do "falso". Quando a espécie não é verdadeira, a pele é mais dura, enquanto no verdadeiro ela é macia e solta com facilidade. Outro ponto é o cheiro, esse peixe conta com um cheiro bem característico.
O Bacalhau Gadus Morhua é o verdadeiro bacalhau, seu sabor é único e com uma textura maravilhosa, que solta em lascas. Tem uma espessura bem alta, ótimo pra fazer aquela bacalhoada tradicional.
Gadus morhua: chamado também de legítimo bacalhau, esse é considerado o tipo mais nobre de bacalhau, pescado em águas do Atlântico Norte. Sua coloração é mais amarelada quando seco e, após o preparo, torna-se mais claro. Seu sabor é bastante característico e suas lascas são tenras e saborosas.
“Ao lascar o Gadus Morhua, ele tem que estar brilhante e não estar seco, significando que está no ponto. Nas receitas contendo batata, dependendo do tamanho delas, o ingrediente deve ser adicionado pré-cozido, pois se o bacalhau tiver que esperar o tempo da batata, provavelmente passará do ponto.”
Lombo de bacalhau dessalgado: especialistas elegem as 3 melhores marcas do mercado
Bom Porto. A marca atendeu aos requisitos principais, especialmente pelo sabor equilibrado, aspecto brilhante e textura macia, mesmo ao apresentar um produto com lascas firmes -o que também é positivo.
O famoso Saithe, por exemplo, não é considerado bacalhau, segundo norma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O peixe tem um sabor mais forte e cor mais escura e é mais utilizado para fazer bolinhos, saladas e ensopados, pois a carne desfia com facilidade.
Descrição. O bacalhau Saithe é um peixe tipo bacalhau, mais escuro e de sabor marcante. É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas. Devido ao melhor custo benefício é muito apreciado para uso culinário em restaurantes em geral.
Em primeiro lugar, é importante conhecer que bacalhau não é de fato uma espécie de um peixe, mas o nome dado a peixes específicos após os processos de salga e secura. Tais espécies são: Gadus morhua, Gadus Macrocephalus e Gadus Ogac, assim como Saithe, Zarbo e Ling.
Apesar dessas diferenças, esse tipo ainda apresenta uma qualidade que permite a utilização nas receitas com esse peixe. No entanto, o especialista relata que há peixes que são “tipo bacalhau”, das variedades Saithe, Zarbo, Ling, Cod e Polaca, de preço e qualidades mais baixas.
Considerado o bacalhau mais nobre do mundo, o Gadus morhua possui um sabor único e marcante. Encontrado nas águas frias e cristalinas do Polo Norte, o peixe da família Gadidae é extremamente versátil.
A variedade mais consumida no Brasil é o Saithe, de origem norueguesa. Com fibras mais firmes do que o bacalhau do Porto, o Saithe é indicado para o preparo de bolinhos, refogados, sopas e assados, mas também pode ser comprado em lascas ou postas de lombo. O quilo do Saithe custa, em média, R$ 130.
(Lembre-se de que o valor de pescados podem variar consideravelmente na época da Páscoa.) A abrótea também é um peixe que pode ser preparado de forma similar ao bacalhau. "Ela tem sabor delicado e uma textura boa para se desprender em lascas. Pode ser feita diretamente ao forno ou na panela de barro.
Outra característica fundamental na hora de escolher o melhor bacalhau, é a cor. Um bacalhau com uma cor demasiado branca não significa que estamos perante um bacalhau de qualidade, pelo contrário, o bacalhau deve apresentar-se com uma coloração amarelo “palha”.
A começar pelo formato: o bacalhau verdadeiro é largo e possibilita cortes em lombos. Além disso, o rabo deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro, e possuir cor uniforme.
O Zarbo (Brosme brosme) é o menor de todos os peixes vendidos no Brasil como"bacalhau" . O corpo é alongado e, quando é desfiado, as lascas são mais duras. É melhor para fazer bolinhos e tortas, iguarias em que a textura não é tão importante.
Qual a diferença entre bacalhau do Porto e da Noruega?
“A cura e a forma de salgar dos portugueses é diferente da dos noruegueses, porque são mais rápidas. O bacalhau cod gadus morhua, preparado em Portugal, é o tradicionalmente conhecido como bacalhau do Porto”, afirma. Nesta época do ano, Ohara costuma vender cerca de 5 toneladas de bacalhau.