Qual a diferença entre o óleo 20W50 e 15W40? Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Problema nenhum, porém é bom fazer isso SOMENTE quando o motor estiver queimando óleo e baixando muito o nível e quando não tiver nehuma outra alternativa. O problema é que não terás nenhum desses dois óleos especificados no motor.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
Qual a diferença entre o óleo 20W50 e 15W40? Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Recomendado para a lubrificação de motores a quatro tempos de alto desempenho, turbinado ou aspirado a gasolina, etanol ou GNV. Garante o desempenho e a proteção contra o desgaste do motor nas condições adversas de operação do trânsito cotidiano das grandes cidades.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
O óleo 20W50 é especial para carros que transitam em climas quentes e é compatível com motores que funcionam a base de Etanol, Gasolina, GNV e Biocombustíveis. Além disso, o lubrificante natural é ótimo para carros da GM e Ford, principalmente, os motores de carros antigos. Os principais são: Ford K 2000 a 2004.
Já o número 50 significa o grau de viscosidade que o óleo passa quando a motocicleta atinge temperaturas mais elevadas, permitindo maior proteção em alto giro do motor. Melhor refrigeração; Baixo nível de oxidação.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Recomendado para a lubrificação de motores a 4 tempos de alto desempenho, turbinados ou aspirados a gasolina, etanol, GNV ou biocombustível, garantindo o desempenho e a proteção contra o desgaste nas condições adversas de operação cotidianas do trânsito das grandes cidades.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído). O W na classificação vem do termo em inglês Winter, que significa inverno.
SAE 15W-40 diz respeito a um lubrificante multigraduado em que neste caso são mostrados dois conjuntos numéricos, separados por um travessão. O primeiro número é sucedido pela letra “W”, referente a “winter” (inverno, em inglês) e que indica o grau de viscosidade a temperaturas mais baixas.
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor. Isso é importante, pois os óleos de motor ficam mais espessos naturalmente à medida que esfriam, e ficam mais finos quando se aquecem.
E qual é a diferença entre um óleo 15W40 e um 20W40, por exemplo? Em temperaturas frias, ou quando um motor é ligado, o 15W40 é mais fino que 20W40. E um óleo mais fino flui mais livremente e lubrifica mais rapidamente, ao contrário do óleo mais espesso.
A escolha entre o óleo 15w40 e o 5w30 depende das necessidades do seu veículo e das condições em que você o utiliza. Consulte o manual do proprietário do seu veículo e siga as recomendações do fabricante para obter o melhor desempenho e proteção do seu motor.
Lubrificante mineral multiviscoso SAE 20W50 para motores quatros tempos movidos a gasolina, etanol, gás natural e flex de veículos nacionais ou importados multiválvulas de injeção eletrônica e anteriores.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.
A quilometragem que você pode rodar com óleo 15w40 depende de vários fatores, incluindo o tipo de motor, as condições de operação, a manutenção adequada e a qualidade do óleo. Em geral, os fabricantes de óleo recomendam trocar o óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros em condições normais de condução.