Com ajuda de sensores, tecnologia de geoprocessamento remoto e satélites, os pesquisadores do INPE identificaram que o Amazonas possui 140 km a mais do que o Nilo, diferença que o consagraria como o maior rio do mundo. Na visão do Instituto, o primeiro possui 6.992 km de extensão enquanto o segundo termina em 6.852 km.
Qual a diferença entre o Rio Amazonas e o rio Nilo?
Mais recentemente, pesquisadores brasileiros têm argumentado que o Amazonas é mais de 1.600 quilômetros mais extenso — e 140 quilômetros maior que o Nilo. Ou talvez, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o Amazonas seja 212,43 quilômetros mais curto que o Nilo.
Vale ressaltar que, apesar do debate em relação ao tamanho dos dois rios, atualmente, o rio Amazonas é reconhecido mundialmente como o maior rio em volume, superando não só o africano Nilo, como o Yangtze (o maior da Ásia) e o Mississippi (segundo maior dos EUA) juntos.
Quantos quilômetros o Rio Amazonas tem a mais que o rio Nilo?
Amazonas: duas vezes o maior do mundo
Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.
O que difere o rio Nilo dos demais rios do continente?
Trata-se de uma bacia exorréica (deságua no mar ou oceano), com curso perene (possui água o ano todo). O Nilo tem coloração mais escura, pois possui em seu curso alto teor de matéria orgânica, também conhecida como húmus.
É considerado o maior rio do planeta, tanto em volume de água como em extensão. O rio Nilo era considerado maior até 2007, quando estudiosos descobriram que, na verdade, a extensão do Amazonas é maior.
O rio Amazonas é o maior do mundo. Os rios são águas superficiais. Quando chove, grande parte da água é absorvida pelo solo e se acumula no lençol freático.
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.
Seriam 6.992,06 quilômetros, enquanto o Nilo atinge 6.852,15 quilômetros. Em agosto de 2023, foi anunciada uma expedição para provar que o Rio Amazonas é o maior em extensão. Ela foi batizada de "Rio Amazonas: do gelo ao mar" e será registrada em documentário a partir de abril de 2024.
O rio Reprua é um curso de água do distrito Gagra, na Abkházia, Geórgia. Este pequeno rio com apenas 27 metros (89 pés) de comprimento, é, possivelmente, o menor rio do mundo.
É #FAKE. Apesar do que diz a legenda da gravação, o vídeo foi feito em Laguna Roja, no Chile. Usuários do TikTok e X (antigo Twitter) compararam o fenômeno ao início das dez pragas do Egito descritas no livro bíblico do Êxodo.
O rio Nilo é um grande rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3.349.000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito.
Quantos quilômetros o rio Nilo é mais longo que o rio Amazonas?
De acordo com a Enciclopédia Britânica, o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Livro dos Recordes do Guinness, o Nilo tem uma extensão de 6.650 quilômetros, enquanto o Amazonas se aproxima com 6.400.
Além de ser o mais extenso, o rio Amazonas também é considerado o maior rio por vazão de água do mundo e uma das mais importantes fontes de biodiversidade da Terra. Segundo a Aquae, em época de cheia a largura do rio chega a 482 quilômetros e movimenta até 12,54 bilhões de metros cúbicos de água por minuto.
Além de ser o país que possui a maior área territorial do mundo, a Rússia também figura entre os primeiros colocados na lista dos países mais ricos em água doce, com um volume de 4.507 km³/ano. A Rússia dispõe de rios e lagos famosos em todo o mundo, como o conhecidíssimo Rio Volga e o Rio Don.
1. Rio Citarum. O Citarum, na Indonésia, sofre com mais de 2000 fábricas que despejam resíduos químicos, gerando níveis alarmantes de chumbo, mercúrio, ferro, manganês, alumínio e outros poluentes em suas águas.
Qual o maior rio do Brasil, Amazonas ou São Francisco?
Conhecido carinhosamente como “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e de extrema importância para a Região Nordeste do país.
O Oceano Pacífico é o maior oceano da Terra, situado entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km² de área superficial, o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
O Rio Amazonas nasce no Peru, em uma região montanhosa da América do Sul chamada cordilheira dos Andes. A nascente oficial do Rio Amazonas possui uma altitude superior aos 5 mil metros e está localizada em uma zona de clima inóspito.
Além de ser o mais extenso e o mais caudaloso rio do mundo, o Amazonas pode ser traduzido por outros grandes números: sua profundidade máxima é de 100 metros, o que equivale a um edifício de 33 andares.
O nome, "Rio Amazonas: do gelo ao mar", faz referência à nascente e à foz do Rio Amazonas. O rio nasce nas geleiras da Cordilheira dos Andes (Peru), e deságua no mar, do lado do Oceano Atlântico.