Qual a diferença do sistema WGS84 para o SIRGAS2000?
O SIRGAS usa a posicao instantanea em que o Polo estava no ano 2000; O WGS84 teve sua realizacao no polo em 1984. Houve uma revisao do WGS em 2004, com pequenas diferencas, significativas apenas para pesquisas cientificas ou altissima precisao, como mares terrestres, deslocamentos de placas tectonicas...
Definida em 1984, a WGS84 é um datum global que conta com o padrão cartográfico conhecido como World Geodetic System (WGS). Esse sistema de referência global é usado para fornecer posicionamento e navegação em qualquer parte do mundo.
O SIRGAS 2000 para coordenadas geográficas (graus decimal) será sempre o EPSG 4674; enquanto para coordenadas em UTM (unidade métrica) será diferente dependendo da zona/fuso onde está localizada sua área de estudo.
O SIRGAS 2000 é um sistema de referência geodésico resultante do levantamento de dados realizado por uma rede de estações GNSS de alta precisão distribuídas em todo o continente americano.
Mais recentemente passou a ser utilizado como referência o DATUM SAD-69 que utiliza o elipsóide de referência 1967, mas o DATUM oficial brasileiro é o SIRGAS 2000. Existe também o DATUM vertical ou altimétrico, que se refere à superfície de referência usada para definir as altitudes de pontos da superfície terrestre.
No Brasil, a materialização de um SGR é denominada de Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) (Fernandes & Nogueira, 2010), sendo composta por redes altimétricas, planimétricas e gravimétricas.
Qual o sistema geodésico de referência em uso hoje no Brasil?
No Brasil, existem três que são reconhecidos pelo IBGE: SAD69, CÓRREGO ALEGRE e SIRGAS2000. Os sistemas SAD69 e o CÓRREGO ALEGRE são topocêntricos, ou seja, estão localizados na superfície física da terra.
Como saber se as coordenadas estão em SIRGAS 2000?
Entre no site do IBGE em http://goo.gl/JCkS9g, onde são listadas para a PPTE as coordenadas geodésicas (Latitude, Longitude, Altitude Elipsoidal, Altitude Ortométrica), as coordenadas cartesianas (X,Y,Z) e as coordenadas planas (E,N), todas referenciadas ao Sirgas2000 (Época 2000,4), portanto, compatíveis com o Google ...
Acesse a aba Topografia > ferramenta Convert. Informe o plano (ou sistema de coordenadas) e o datum de origem. Ao lado, informe o plano (ou sistema de coordenadas) e o datum de destino. Informe também se as cotas devem ser convertidas.
Para identificar o sistema de coordenadas correto, analise a extensão do conjunto de dados. Determine qual tipo de sistema de coordenadas corresponde melhor às informações de extensão do conjunto de dados e acesse o artigo relacionado para esse tipo específico de sistema de coordenadas.
Em qual período o SIRGAS 2000 foi utilizado oficialmente no Brasil?
O SIRGAS2000 (Sistema de Referencia Geocêntrico para as Américas) foi oficializado como novo referencial geodésico para o SGB (Sistema Geodésico Brasileiro) em fevereiro de 2005, conforme publicação da resolução 01/2005 do IBGE (Fundação Instituto de Geografia e Estatística).
No último dia 25, a Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2005 estabeleceu o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) – em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000) – como novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).
Em geral, para projetos conduzidos em território brasileiro, devemos quase sempre optar entre o Datum WGS84 e o Datum SIRGAS2000. WGS84 é um datum global utilizado para representar qualquer parte do globo terrestre.
A Google utiliza informações espaciais que são armazenadas como WGS84 e projetadas para WGS84 (EPSG: 4326) para o Google Earth e Pseudo Mercator (EPSG: 3857) para o Google Maps (GOOGLE INC., 2013).
O DATUM disponibiliza o ponto de referência a partir da representação gráfica dos paralelos e meridianos. A diferença de um DATUM para o outro estão baseadas em modelos matemáticos distintos da forma e dimensões da Terra, bem como da projeção representada.
Para o caso em que um trabalho esteja sendo realizado na borda de um fuso pode-se utilizar esse procedimento ou, caso a precisão do trabalho em questão seja atendida, estender as coordenadas de um fuso dentro do que está ao lado.
Normalmente as coordenadas UTM são expressas em metros. O eixo E (Easting) representa a coordenada no sentido leste-oeste e o eixo N (North- ing) representa a coordenada no sentido norte-sul. Para evitar coordenadas negativas, é atribuído o valor 500.000 m ao meridiano central.
A palavra Datum vem do latim e significa dado. Na Cartografia, ou seja, na representação gráfica do local mapeado, Datum representa a origem do sistema de referência utilizado na determinação da localização de cada elemento representado.
Em Portugal. Em Portugal Continental são utilizados o datum Lisboa, geodésico e mais antigo, com a sua origem situada no Castelo de São Jorge, em Lisboa, e o datum 73 que utiliza como origem um ponto mais central à Rede Geodésica, o vértice Melriça.
Quais são os três principais sistemas geodésicos e os brasileiros?
Os principais sistemas geodésicos brasileiros que serão abordados na pesquisa são: o Sistema de Refer- ência Córrego Alegre, o South American Datum (SAD 69) e o Sistema de Referências Geocêntrico para as Américas (SIRGAS 2000).
Qual o significado das coordenadas UTM com relação ao Sistema Geodésico Brasileiro?
Os fusos do sistema UTM indicam em que parte do globo as coordenadas obtidas se aplicam, uma vez que o mesmo par de coordenadas pode se repetir nos 60 fusos diferentes. A imagem abaixo representa esses fusos, com a linha horizontal representando o Equador e a vertical, o Meridiano Central do Fuso UTM.
Geodésia: ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra, a posição de pontos sobre sua superfície e a modelagem do campo de gravidade. O termo geodésia também é usado em Matemática para a medição e o cálculo acima de superfícies curvas usando métodos semelhantes àqueles usados na superfície curva da terra.