Já no caso de serem 4000k (cold white), a luz é mais branca e é semelhante à luz incandescente. Se for 6000k é uma luz branca "mais fria". A temperatura de cor é responsável pelos efeitos psicológicos que a luz provoca nas pessoas.
A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.
A iluminação de 4000K oferece uma tonalidade neutra, situando-se entre o branco quente e o branco frio. É popularmente utilizada em: Escritórios e ambientes de trabalho: Onde é necessária uma luz clara e neutra que não cause fadiga ocular. Lojas e vitrines: Para uma apresentação clara e precisa de produtos.
Escritório. Local que requer atenção, foco e concentração, por isso uma luz neutra, levemente azulada, é a ideal. Instale luzes entre 5000 e 6000K. O escritório tem sua decoração complementada com luminárias e abajures.
Normalmente, a famosa “luz fria”, que encontramos em escritórios, cozinhas e empresas, é entre 6000K e 6500K. Lâmpadas com essa temperatura emitem a cor da luz do dia, sendo indicada para locais de produtividade. Já a luz quente, muito utilizada em ambientes mais casuais e acolhedores, é entre 2000K e 3500K.
Cozinha. Na cozinha o ideal é optar por lâmpadas frias de 5.000 K a 6.500 K ou neutras (4.000 K). essa iluminação permite deixar as cores dos alimentos mais fiéis. Contudo, a iluminação para casa precisa se adaptar um pouco quando os ambientes são integrados.
2000K-3000K: emite um brilho suave e branco, muitas vezes com aparência amarelada; recomendado para salas de estar, salas de jantar, quartos e espaços ao ar livre.
Medida em Kelvin (K), a temperatura de cor tem a ver com a tonalidade da luz emitida, variando entre o quase branco (6.000K) a uma aparência amarelada (2.700K). Salguero explica que quanto mais alta for a temperatura de cor, mais clara será a tonalidade da luz.
Indicada para cozinhas, instalações sanitárias, lavanderias, escritórios, home offices, além dos demais ambientes para atividades com níveis moderados de atenção.
As lâmpadas de LED são mais eficientes e consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, mas podem emitir a mesma quantidade de luz ou até mais. Como você pode ver, uma lâmpada LED de 18 watts pode substituir uma lâmpada incandescente de 100 watts, pois ambas emitem cerca de 1600 lúmens.
Ideal para quem dirige a noite e pega muita serra ou estradas. 6000👉 Cor branca absoluta neutra, que confere alta projeção e efeito moderno ao farol. 8000👉 Cor branca fria, com ligeiro fundo azulado, promovendo visibilidade através do branco predominante, conferindo um efeito de cor mais esportivo ao farol.
Para locais que necessitam de produtividade, como escritórios, cozinhas e empresas, o indicado é a luz fria, entre 6000K e 6500K, que emite uma nuance mais azulada.
Lâmpada Led Bulbo 20w 6500k é uma lâmpada com excelente eficiência luminosa de 90lm/W, fluxo luminoso de 1800 lúmens, e indicada para ambientes internos.
A unidade de medida utilizada para isso é o Kelvin (K). Quanto mais quente a luz, menos K (2000k a 3000k) e quanto mais fria, mais K (5700k a 6500k). Mas atenção: Não estamos falando de emissão de calor! Não cometa o erro de pensar que se usar lâmpadas de luz branca fria, seu ambiente ficará mais fresco ou vice-versa.
A luz amarela é apresentada na escala com até 3000K e traz a sensação de aconchego aos ambientes. Normalmente, esse tipo de iluminação é usado em ambientes cujo objetivo seja o relaxamento, como salas de leitura.
A indicação de temperatura de cor é entre 3.000K e 4.000K e o índice de reprodução de cor deve ser superior a 80%. O nível de iluminância médio pode ser de 200 lux no banheiro e a luz localizada na bancada deve ser de 500 lux. Para lavabo, pode-se “flexibilizar” essas recomendações.
A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.
3000K vs 4000K, quais são as diferenças? Como mencionado, a luz de 3000K é branca quente, enquanto a luz de 4000K está no lado azul. As luzes de 3000K são ideais para áreas que requerem um acabamento com luz natural. Se sua casa estiver em tons de terra, combiná-la com 3000K acentuará sua essência.
Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada ou LED que emitir maior quantidade de lúmens, consumindo a menor quantidade de energia.
Lúmens (Lm) é a unidade de medida para o fluxo luminoso que uma lâmpada emite. Isso define a capacidade de iluminação de uma lâmpada no ambiente, ou seja, quanto maior a quantidade de lúmens, mais luz terá no ambiente.
O lúmen (lm) é a medida real do brilho fornecida por uma lâmpada, é o número que você deve procurar ao comprar lâmpadas LED. Ou seja: escolha a quantidade de lúmens que você julgar adequada para o local onde pretende colocar a lâmpada. Quanto mais lúmens, mais iluminado será o lugar.