Em setembro de 1939, a Polícia da Segurança foi unida oficialmente com o Serviço de Inteligência das SS (SD). Em conjunto, elas formaram um novo órgão denominado Gabinete Central de Segurança do Reich (RSHA). A Gestapo se tornou o Gabinete IV do RSHA, porém continuou a ser conhecida como Gestapo.
Por toda a Alemanha, esta polícia não uniformizada empregava métodos cruéis e desumanos para identificar e prender oponentes políticos e outras pessoas que se recusavam a obedecer as leis e políticas do regime nazista.
As SS, inicialmente criadas para garantir a proteção pessoal de Hitler, e as SA (Tropas de Choque do Partido Nazista), formadas por arruaceiros sem treinamento militar formal, passaram então a ter autoridade policial formal.
Os alemães deportaram judeus de toda a Europa ocupada para os campos de extermínio na Polônia, onde eram sistematicamente assassinados, e também para os campos de concentração, onde eram usados para trabalhos escravo – “extermínio por meio do trabalho”.
Em setembro de 1939, a Polícia da Segurança foi unida oficialmente com o Serviço de Inteligência das SS (SD). Em conjunto, elas formaram um novo órgão denominado Gabinete Central de Segurança do Reich (RSHA). A Gestapo se tornou o Gabinete IV do RSHA, porém continuou a ser conhecida como Gestapo.
A Gestapo foi a polícia secreta que existiu na Alemanha nazista, sendo criada pela iniciativa de Hermann Göring e Rudolf Diels. Era função da polícia secreta investigar todos os opositores do regime nazista. A Gestapo foi utilizada para perseguir socialistas, comunistas, judeus e grupos antifascistas.
Qual foi o Exército mais poderoso da Segunda Guerra Mundial?
Exército Vermelho é a forma pela qual o exército da União Soviética ficou conhecido. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele se transformou no maior exército da história humana. Soldados soviéticos se preparando para a Batalha de Stalingrado, cuja vitória foi um dos principais feitos do Exército Vermelho.
A Gestapo foi liderada a princípio por Hermann Göring, um dos grandes nomes do Partido Nazista na década de 1930. Essa polícia secreta agiu diretamente na perseguição de grupos como os comunistas, social-democratas e, posteriormente, os judeus.
Os soldados das SS capturados que faziam parte do Kampfgruppe Peiper foram julgados durante o Julgamento do Massacre de Malmedy após a guerra por esse massacre e vários outros na área. Muitos dos autores foram condenados a forca, mas as sentenças foram comutadas.
Hizinger era, na verdade, Heinrich Himmler, líder que chefiava a SS (Schutzstaffel) e foi peça-chave no Holocausto, campanha nazista para exterminar os judeus na Europa. Mais de 6 milhões de pessoas foram mortas. Himmler estava no círculo mais próximo de Adolf Hitler e tinha o título de "Reichsfuehrer SS".
O “s” significa “e seguinte” e “ss”, “e seguintes”. São usados para simplificar – ainda mais – a citação, respectivamente, de dois ou três capítulos e/ou versículos. Ex.: Rm 2,5s significa Epístola aos Romanos, capítulo 2, versículos 5 e 6 (isto é, o versículo 5 e o seguinte).
Meine Ehre heißt Treue (pronunciado [ˌmaɪnə ˈʔeːʁə haɪst ˈtʁɔʏə]; "Minha Honra chama-se Lealdade") foi o lema da Schutzstaffel (SS) sob Adolf Hitler e o Partido Nazista na Alemanha Nazista.
Os nazistas acreditavam que raças superiores não só tinham o direito, mas também a obrigação de dominar e até mesmo exterminar as inferiores. Eles acreditavam que a “luta racial” era consistente com as leis da natureza.
Reich Alemão (Deutsches Reich) (alemão: [ˈdɔʏtʃəs ˈʀaɪç] era o nome oficial para a Estado-Nação alemão no período de 1871 a 1943. Ele traduz literalmente em português para "Império Alemão". De 1943 a 1945, o nome oficial foi Großdeutsches Reich (Grande Reich alemão).
Himmler foi um dos homens mais poderosos da Alemanha Nazi e um dos principais responsáveis directos pelo Holocausto. Durante a Primeira Guerra Mundial, Himmler serviu num batalhão de reserva, impedindo-o, assim, de participar mais activamente neste conflito mundial.
Qual foi o líder da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial?
Em 1933, o Partido Nazista tornou-se o maior partido eleito no Reichstag, com seu líder, Adolf Hitler, sendo apontado Chanceler da Alemanha no dia 30 de janeiro do mesmo ano.
Este e os números abaixo são da edição mais recente, de 2023, do levantamento do GFP (Global Firepower), que mede as forças militares pelo mundo. Segundo o índice, Israel tem 173 mil militares ativos. Em números absolutos, é o 29º maior efetivo do mundo enquanto o Brasil é o 15º, com cerca de 360 mil na ativa.
Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal.
A Schutzstaffel, organização paramilitar mais conhecida como SS, nem sempre foi o mega-esquadrão que se vê em filmes e documentários sobre a 2ª Guerra Mundial. O grupo nasceu em 1920 como uma pequena unidade que protegia o Partido Nazista de Munique.
Qual era o objetivo dos alemães na Segunda Guerra Mundial?
Esta guerra foi o maior e mais destrutivo conflito da história da humanidade. Adolf Hitler e o regime nazistas buscavam criar um novo e vasto império no leste europeu, através da eliminação das populações lá existentes, criando assim um “espaço vital” (Lebensraum) para colocar os alemães.
Duas leis distintas, aprovadas pela Alemanha nazista em setembro de 1935, são conhecidas coletivamente como “Leis de Nuremberg”: (a) a Lei de Cidadania do Reich e (b) a Lei de Proteção do Sangue e da Honra Alemã. Estas leis incorporavam muitas das teorias raciais que embasavam a ideologia nazista.