A água com gás nada mais é que a água acrescida do gás carbônico em sua composição, o mesmo que é adicionado em refrigerantes no geral. Já na água tônica tem na sua composição a água com gás, açúcar e uma substância chamada hidrocloreto de quinino que fornece o sabor amargo à bebida.
A água mineral com gás é a escolha ideal para quem busca uma experiência mais suave e refrescante, enquanto a água tônica é mais indicada para quem aprecia bebidas com um toque amargo.
A água tônica não é apenas uma simples bebida carbonatada com sabor característico, ela também possui elementos com função bacteriana que ajudam na saúde bucal e podem proporcionar alívio em casos de queimações e náusea.
Portanto, não é correto dizer que a água tônica faz bem à saúde. Ela é apenas um refrigerante de forma que o quinino agrega somente o sabor amargo. Assim como todo refrigerante, ela deve ser consumida com moderação e, preferencialmente, sem adição de açúcar.
Nutrientes: rica em cálcio, potássio e magnésio; Emagrecimento: a água com gás traz a sensação de saciedade; Melhora o paladar: ao ingerir água com gás, as papilas gustativas ficam mais sensíveis ao sabor dos alimentos.
Diferenças entre água com gás, gaseificada e tônica
É saudável tomar água com gás todo dia?
Pela presença do dióxido de carbono, se ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma ligeira dilatação do estômago resultando em um leve desconforto. Ingerir muita água com gás pode fazer mal? Em excesso, a água gaseificada pode causar certo desconforto. Prefira o consumo da água mineral sem gás.
Conheça as vantagens que a água tônica pode trazer para a sua saúde! É a quinina presente na bebida que facilita a digestão, pois estimula a produção de saliva que contém substâncias essenciais não só para a digestão, mas também para a nossa saúde bucal por possuir ação antibacteriana.
O quinino presente na água tônica com seu sabor amargo estimula a produção de saliva, que por sua vez, auxilia no processo de digestão. Favorece também as glândulas gástricas que melhoram as dores estomacais, náuseas, azia e enjoos.
Além disso, como tem quinino, o ideal é beber com moderação, hein! E no caso de pessoas com hipoglicemia, que é o baixo nível de açúcar no sangue, e pessoas com doenças renal ou hepática e mulheres grávidas, o indicado é evitar a bebida!
Schweppes é uma linha premium de bebidas, desenvolvida na Inglaterra em 1783 por Jacob Schweppe, um cientista amador que descobriu um método de produzir água carbonatada em escala comercial. Sua primeira fábrica teve lugar em Londres em 1792, produzindo a Schweppes Soda.
O que acontece mesmo é que tudo que é consumido em excesso pode ser prejudicial. Por isso, não tem nenhum problema que você goste de beber água tônica – seja ela pura ou misturada em um coquetel de gin. O importante mesmo é que você consuma a bebida de maneira equilibrada, sem exageros.
O dicionário define a palavra tónica como algo “que tonifica; ou o que aumenta a energia ou a vitalidade dos tecidos (diz-se de medicamento, substância etc.); revigorante”. A água tónica nasceu como um remédio e, portanto, sua intenção original era fortalecer a saúde e revigorar as energias de quem a tomava.
Quem tem problema nos rins pode tomar água tônica?
“Não precisa nem ser, necessariamente, água pura; sucos naturais, água tônica, isotônicos e água de coco são opções válidas para a hidratação”, ressalta o nefrologista que também pontua que as bebidas alcoólicas não hidratam, apenas estimulam, ainda mais, a urinação.
Todos sabem que a ordem nos dias quentes é a hidratação. Porém é preciso escolher bem a bebida que vai repor os nutrientes perdidos com o calor. Pessoas com diabetes e pressão alta devem evitar sucos industrializados e bebidas isotônicas, pois eles têm restrições quanto às quantidades de açúcar e sódio ingeridas.
O gás presente na água gaseificada, quando liberado no estômago, aumenta a sensação de saciedade e de estômago cheios, o que pode ajudar a comer menos e diminuir a quantidade de calorias em uma refeição. Além disso, a água com gás não tem calorias e, por isto, pode ser consumida à vontade.
Água Tônica SCHWEPPES é uma bebida extremamente refrescante feita a base de água gaseificada e extrato vegetal de quinino, responsável por dar aquele gostinho delicioso e inconfundível de água tônica.
Em altas doses: O quinino, em grandes quantidades, pode levar a efeitos colaterais graves, como arritmias cardíacas, alterações na audição ou visão, e até mesmo trombocitopenia (redução do número de plaquetas no sangue).
Os testes surpreenderam, pois indicaram que a bebida não gerou problemas estomacais, pelo contrário. Sua ingestão ajudou no processo de digestão e emagrecimento, aumentando a sensação de saciedade e aliviando o estômago em casos de indigestão¹.
A água com gás não engorda e não gera as temidas celulites uma vez que em sua composição não há açúcar, apenas a água e o gás, portanto não possui calorias nem é capaz de gerar celulites. Já a água tônica requer cautela uma vez que leva uma quantidade pequena de açúcar na lista de ingredientes.
Pessoas sensíveis ao quinino: o quinino pode causar reações alérgicas ou efeitos colaterais em algumas pessoas. Indivíduos com sensibilidade ao quinino devem evitar o consumo de água tônica.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelo quinino são perda reversível da audição, náuseas e vômitos. Se ocorrerem distúrbios visuais, erupção cutânea, perda de audição ou zumbido, deve-se parar de tomar o remédio imediatamente.
Assim como a água natural, a versão gaseificada hidrata o corpo e possui os mesmos micronutrientes. A principal diferença está na presença de gás carbônico (CO2), que é eliminado do corpo após a ingestão.