Bacon é a barriga suína que passou pelos processos de cura e defumação. Torresmo é a barriga cortada em pedaços, muitas vezes assada em forno, e depois frita para ficar com a carne macia e o couro crocante.
O toucinho é uma porção de gordura misturada com outra de fibra magra do suíno, que pode ser retirada na região das costas, entre o couro e a coluna vertebral.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
A iguaria é feita a partir da bochecha do porco (guancia em italiano significa “bochecha”), e lembra bastante o bacon, com um sabor completamente diferente. O processo de conservação de ambos também é distinto, pois enquanto o bacon é defumado, o guanciale é apenas curado. Tal como a pancetta, mas de sabor mais forte.
*A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!
O bacon, a panceta e o guanciale podem parecer a mesma coisa, afinal, são todos cortes suínos com farta camada de gordura, que ganham temperos como sal, pimenta e especiarias, e que comumente são substituídos uns pelos outros nas mais variadas receitas.
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
O bacon original é feito de barriga de porco e segue as seguintes etapas: primeiro ele é salgado, depois passa pela cura, que consiste em usar ingredientes adicionais, como sal e açúcar, para aumentar a conservação do alimento. E por último passa pela defumação, onde é exposto a fumaça para conservar o seu sabor.
Substituições e Adaptabilidades. Embora o guanciale seja o ingrediente tradicional para certas receitas italianas, ele pode ser difícil de encontrar fora da Itália. Nesses casos, a pancetta é o substituto mais próximo, oferecendo um sabor similar, mas com uma textura ligeiramente diferente.
A tripa é o intestino do animal conservada no sal e, como tudo o que é natural, pode vir com imperfeições. Estas podem ser: furos, fiapos, variações de tamanho de fios e calibres, coloração e odor.
O Bacon Papada é uma variedade de bacon feita a partir da papada, uma parte gorda e suculenta da carne suína. É uma iguaria muito popular em todo mundo, especialmente na culinária americana.
Enquanto alguns chefs apontam o lombo de porco como a parte mais suculenta, outros apostam no tradicional carré com osso. Portanto, se você está em dúvida em qual parte comprar e quer uma bem suculenta, escolha um desses dois pedaços.
“Bacon é o produto cárneo obtido da parede torácico-abdominal de suínos, que vai do esterno ao púbis, com ou sem costela, com ou sem pele, com adição de ingredientes, curado, defumado, cozido ou não”, diz o parágrafo segundo da Portaria SDA 748/2023, que passa a definir as regras para produção do bacon.
Qual a diferença entre barriga de porco e panceta?
As principais diferenças: a panceta tem a fraldinha e é muito usada em manta para churrasco. . Já a Barriga de Porco, não tem a fraldinha e é usada para fazer aqueles torremos deliciosos que tanto gostamos.
Desde 1° de março de 2023, um novo regulamento do Ministério de Agricultura e Pecuária estabelece maior transparência do tipo de bacon que você encontra no mercado. Agora, deve ser chamada de "bacon" apenas a carne da barriga do porco salgada, curada e defumada.
⚠️ O bacon deve ser evitado quando é ultraprocessado, com nitrito e outros conservantes, estabilizantes, corantes e realçadores de sabor na sua composição ❌ 💡 A dica é: sempre compre carnes de boa qualidade e leia atentamente o rótulo 🔍 pra não ser enganada pela indústria 😎
A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard. No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química.
Como escolher a carne para o torresmo? Você pode escolher duas opções de carne para o torresmo: a barriga e a panceta. A barriga de porco tem mais gordura e é utilizada para fazer torresmos menores, mais crocantes, que podem servir de petisco ou acompanhar o feijão e até mesmo o virado paulista.