Camber é o grau que mede a inclinação da roda em relação a um plano vertical quando se está em contato com o solo, o que controla a rolagem das rodas. Já o caster se refere a inclinação entre o pino mestre da roda em relação ao plano vertical.
O ângulo de camber faz parte das leituras de geometria da suspensão, necessárias para o correto alinhamento do carro. Ângulos, medidas, cálculos… a princípio, camber e caster parecem aquelas equações matemáticas complicadas, mas na verdade são procedimentos relativamente simples e que podem ser ajustados com rapidez.
Mas o que é o caster, afinal? O caster nada mais é do que o ângulo que se forma entre o pino mestre da roda do carro em relação ao plano vertical visto de lado. Ele é fundamental para a estabilidade do carro, aderência dos pneus e velocidade final do veículo.
O caster é uma das medidas de estabilidade de um carro, que indica o ângulo formado pelos eixos dianteiro e traseiro. Ele é importante para a estabilidade do veículo em movimento e também para a manutenção da direção, pois é o que garante que as rodas estejam sempre paralelas entre si.
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É correto fazer cambagem?
Embora a cambagem não seja uma prática recomendada pelos fabricantes de veículos, ela pode ser indicada em situações específicas. Por exemplo, se o automóvel sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora do ângulo ideal – esta situação pode causar desgaste irregular dos pneus.
Quando for feito o alinhamento de direção e detectado que as medidas do cáster estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo; Quando a direção estiver pesada; Quando as rodas tiverem dificuldade para retornar à posição inicial após qualquer deslocamento.
Existem três tipos camber: Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro; Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto.
O camber é o ângulo de inclinação da roda com relação ao eixo vertical do veículo, notado quando observamos o veículo de frente. Pode-se notar que, quando fora das especificações de camber de fábrica, os pneus terão desgastes irregulares na laterais dos pneus.
O cáster é a regulagem da inclinação do pino-mestre, que faz a ligação da roda com a suspensão. Nem todos os carros a admitem. Essa regulagem tem como objetivo proporcionar estabilidade direcional.
O ângulo de caster influencia diretamente na dirigibilidade de uma moto, pois é ele quem dá elasticidade a ciclística, em motos custom (estradeiras), o ângulo de caster é maior, proporcionando melhor estabilidade em altas velocidades, porém dificultando as manobras e a pilotagem em baixa velocidade.
O atraso de roda, também conhecido como roda atrasada, é uma condição na qual a roda de um veículo está desalinhada, apresentando um ângulo diferente das demais rodas. Isso pode ocorrer devido a danos em componentes da suspensão, como amortecedores, buchas de bandeja ou pivô, ou até mesmo na estrutura do veículo.
Dificuldade para manter o carro em linha reta quando está em movimento; Instabilidade ao atingir velocidades elevadas; Rodas que apresentam dificuldade para retornarem à posição inicial depois do carro fazer curvas.
Dessa forma, a cambagem é indicada quando o veículo sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora de seu ângulo ideal, o que pode causar desgaste irregular dos pneus, desestabilização do automóvel, vibrações no volante e em casos que o carro está puxando para um lado ou outro.
O pior é que, com o tempo, ela tenderá a perder o ângulo novamente. Algumas lojas de pneus dizem que, sem a correção de cambagem, amortecedores, pivôs, terminais de direção, não poderão dar garantia dos novos pneus.
cambagem negativa: nessa cambagem de pneus, as rodas se inclinam levemente para dentro, na direção do centro do veículo. Isso aumenta o contato dos pneus com a estrada, melhorando a aderência nas curvas. Isso faz com que haja uma resposta mais ágil na direção.
Um ângulo de cambagem fora da especificação do fabricante do veículo, pode resultar, além de um desgaste irregular dos pneus, problemas de aderência e estabilidade em curvas, afetar a eficiência do sistema de suspensão, alterar o consumo de combustível e, claro, comprometer a segurança do motorista e dos veículos ao ...
Quando troca o amortecedor, tem que fazer alinhamento.?
Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.