O scalp deve ser utilizado para administração imediata de medicação, onde não há necessidade de se manter o acesso no paciente. Já o cateter deve ser empregado para utilização intermitente de fluídos, onde há a necessidade de se manter o acesso no paciente por um período prolongado.
O Cateter Flexível, também conhecido como Abocath/Jelco, é um cateter intravenoso utilizado para punção venosa periférica. Ele é um dispositivo versátil, de maior duração (média de 72h) quando comparado ao Scalp e possibilitando infusão de maiores quantidades de volume.
O scalp é um dispositivo médico utilizado para a coleta de sangue. É composto por uma agulha e um tubo de coleta, que são inseridos no braço do paciente. A agulha é usada para extrair o sangue da veia, enquanto o tubo de coleta armazena o sangue para posterior análise.
Ele é um equipamento agulhado usado para fazer infusões intravenosas, indicado para procedimentos de curta duração, uma vez que a agulha fica dentro da veia do paciente.
DIFERENÇA ENTRE JELCO E SCALP - ENTENDA AS DIFERENÇAS
Qual é a função do cateter?
Consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.
Catéter é um dispositivo utilizado para infundir medicamentos diretamente na corrente sanguínea, sem a necessidade de puncionar veias dos braços. Geralmente ele é necessário para a realização de quimioterapia para câncer.
Os Escalpes / Scalps bege, é indicado para veias de maior calibre, e para coletas de sangue, ou medicações em grande dosagem. Geralmente é utilizada em adultos, idosos e adolescentes.
Quando usar scalp? Diferentemente do cateter intravenoso, o scalp borboleta deve ser utilizado para infusão de curta duração (em torno de 24 horas), de baixo volume, quando não há necessidade de manter o acesso no paciente. O scalp é feito em aço inoxidável biocompatível, não flexível.
Uma das principais diferenças entre o scalp e o jelco é que o scalp é geralmente utilizado apenas para a inserção do cateter IV, enquanto o jelco permanece inserido na veia do paciente durante todo o período de tratamento.
Jelco: acesso venoso composto por uma agulha e um invólucro, flexível e permanente, é fixado com fita adesiva na pele do paciente para a administração da medicação.Com este dispositivo, a agulha é retirada após o cateterismo venoso, permanecendo na luz do vaso, apenas o cateter (mandril) flexível.
O AVP se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, sendo uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea, além a infusão de drogas de efeitos diversos com a obtenção de rápida resposta.
O sangue, quando fora dos vasos sanguíneos e em contato com outras substâncias (como superfície das seringas, catéteres e tubos de coleta) tem a chamada "cascata da coagulação" ativada, levando à formação de coágulos.
O scalp é considerado um cateter que fica por menos tempo no acesso venoso do paciente. É popularmente conhecido como borboleta. O equipamento é formado por uma agulha acoplada em uma mangueira, esta conecta-se com a seringa que faz a administração do medicamento.
O que significa o G da agulha? O "G" na agulha significa calibre, que é a medida da espessura da agulha. Quanto menor o número do calibre, maior é a espessura da agulha.
O cateterismo venoso central, também conhecido como CVC, é um procedimento médico realizado para facilitar o tratamento de alguns pacientes, especialmente em situações como necessidade de infusão de grandes volumes de líquidos na circulação sanguínea, uso do acesso venoso por longos períodos, para uma melhor ...
Retirar a tampa protetora da cânula; Puncionar o acesso venoso do paciente através da introdução do bisel da cânula; Observar o refluxo de sangue através do tubo extensor e a total saída do ar; Retirar a tampa protetora do conector.
Recomenda-se a troca do cateter periférico em adultos em 72 horas quando confeccionado com teflon e 96 horas quando confeccionado com poliuretano; Crianças: trocar o cateter apenas se ocorrer complicação (ex: flebite).
Como escolher o tamanho do scalp? Verde (21G) e Azul (23G): indicados para veias de médio calibre (adolescente, adulto e idoso), infusões de medicamentos em grandes e médias dosagens e coleta de sangue.
Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.
Sabe-se que existem 03 tipos de cateteres venosos centrais: cateter venoso central inserido perifericamente (CVCIP); cateter venoso central de longa permanência (tunelizado) e o cateter venoso central temporário (não tunelizado).
Pessoas com fatores de risco para doença coronariana ou com sintomas como dor no peito, após criteriosos exames de estratificação, podem ser encaminhadas ao cateterismo para um diagnóstico mais preciso da sua condição. Atualmente, o exame é realizado de forma rotineira na investigação cardiológica avançada e invasiva.
As principais indicações do cateter implantado são: 1- Pacientes que precisam ir para casa com a quimioterapia infundindo por alguns dias ou horas. 2- Uso de quimioterápicos que podem levar a irritação da veia ( drogas vesicantes como o Navelbine). 3 – Dificuldade em conseguir veias para o tratamento.