A sociedade em que vivemos hoje é predominantemente organizada sob o modelo capitalista, que se baseia na produção e distribuição de bens e serviços por meio de uma economia de mercado, em que a propriedade privada é valorizada e incentivada.
Vivemos em uma sociedade marcada historicamente pela desigualdade e discriminação. A problemática educacional está diretamente relacionada às contradições sociais. Os privilégios de alguns demandam a exclusão de muitos. A democratização da escola suscitou novas formas de exclusão, agora endógenas.
A humanidade conheceu várias sociedades: bárbara, feudal, moderna, industrial, pós-industrial e, hoje, asseguram os especialistas, vivemos numa sociedade da informação.
A sociedade em que vivemos agora pode ser caracterizada com base no formato das relações sociais atuais, nos meios de comunicação, métodos de produzir riquezas e de trabalhar. A sociedade moderna também pode ser caracterizada pela expressão das pessoas, a expressão artística, cultural, verbal e não verbal.
O cenário do viver na sociedade atual inclui aspectos de ordem cultural e social com significativo índice de violência contra mulheres, crianças e idosos, também se associam a este quadro as questões relacionadas do mundo do trabalho, tráfico de adolescentes e crianças, aumento da violência urbana, criminalidade, e do ...
Vivemos hoje na sociedade do cansaço? - Luiz Felipe Pondé
O que é sociedade nos dias atuais?
Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.
Viver em sociedade continua nos trazendo muitos benefícios e é por isso que precisamos nos manter unidos, simplesmente porque somos mais fortes quando estamos juntos, mas já não falamos só de força física, pois é vivendo em sociedade que somos capazes de desenvolver estudos sobre os mais variados temas, ajudando a ...
A sociedade atual pode ser definida como cautelosa em relação aos aspectos noticiários e de globalização. Visto que uma informação errada pode gerar problemas em uma determinada sociedade.
Como está a sociedade brasileira nos dias de hoje?
Pobreza, desemprego, desigualdade de oportunidades, racismo e desnutrição são alguns dos principais problemas sociais no Brasil. Podemos citar também a habitação precária, a discriminação no emprego, o abuso e negligência infantil e tantos outros.
Quais as principais características da sociedade atual?
A Sociedade Moderna é marcada pelo individualismo, pela globalização, o alto fluxo de capitais e de pessoas pelo mundo, além do constante avanço tecnológico.
A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).
As sociedades são compostas por grupos de pessoas com maior organização, geralmente esses grupos encerram em si as comunidades; e há nelas uma organização social feita por instituições, como o governo, a família, a escola e, quando há a quebra da ordem social, a polícia.
A sociedade em que vivemos hoje é predominantemente organizada sob o modelo capitalista, que se baseia na produção e distribuição de bens e serviços por meio de uma economia de mercado, em que a propriedade privada é valorizada e incentivada.
Como se apresenta à sociedade brasileira atualmente?
A sociedade brasileira vive hoje o que se pode chamar de "precariedade institucional". Por outro lado, estudiosos do desenvolvimento socioeconômico, liderados por Douglass North e Oliver Williamson, argumentam que este é determinado pelo conjunto de instituições e políticas estabelecidas pela sociedade.
A sociedade brasileira, formada sob a égide do Catolicismo, religião oficial do Estado até 1891, se constituiu sobre uma elite econômica, política e religiosa, controladora de todos os meios necessários para mantê-la no poder.
A desigualdade social no Brasil é definida com base nas condições sociais e econômicas de determinados grupos. Alguns deles possuem mais riqueza do que outros, maior renda e acesso a serviços como saúde, educação e cultura, gerando uma sociedade marcada por níveis extremos de desigualdade.
Mais da metade da população brasileira, 54,8%, vive perto do litoral aqui no país. São 111,2 milhões de pessoas, de um total de 203,8 milhões, morando a uma distância máxima de 150 quilômetros da costa do mar. Os dados são do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (21) pelo IBGE.
A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...
A sociedade é um conceito muito complexo, mas podemos dizer que se trata de um conjunto de pessoas que vivem em certo período e em um determinado espaço, seguindo normas comuns e unidas em um corpo social. Podemos falar na sociedade grega, cristã, medieval, brasileira etc.
Em primeiro lugar, é possível definir sociedade como um conjunto de indivíduos que têm necessidade de transmitir a outros indivíduos noções de moral, valores e leis sociais que regem o comportamento daquele determinado grupo de pessoas.
A sociedade moderna também se caracteriza como um mecanismo de troca e produção, um sistema de funções sociais hierarquizadas em razão de sua importância no conjunto do mecanismo social. As funções sociais são conectadas de modo desigual tanto aos benefícios do trabalho (retorno financeiro, tempo livre, etc.)
Guerras, terrorismo, fechamento de fronteiras, polarização de posicionamentos e projetos de sociedade têm em suas bases, além de interesses econômicos, divergências culturais e políticas.
As sociedades são formadas pela união de pessoas que colaboram de forma conjunta e organizada com seus conhecimentos e recursos, por período que pode ser determinado ou não, em prol de uma finalidade lucrativa em comum e que se submetem ao contrato firmado.