A Rede Municipal de Ensino tem, atualmente, 14 CEMEIs, escolas onde funcionam, em conjunto, um Centro de Educação Infantil (CEI), para a faixa etária de 0 a 3 anos, e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), para as crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. Os CEMEIs atendem hoje 5.642 alunos.
Centro de Educação Infantil (CEI): Protocolo de Intenções
A Creche Pré-escola Oeste foi fechada pela Reitoria da USP em janeiro de 2017 e desde então vários grupos e entidades da Universidade reivindicam o retorno do atendimento às crianças naquele local.
Art. 4º Caberá a Equipe Gestora do CEI apresentar, orientar e colher a adesão dos responsáveis quanto as opções de atendimento dos bebês e as crianças, assegurando a permanência de 10 a 12 horas. Parágrafo único.
Qual a diferença entre Berçário, Creche e Pré Escola?
Qual a diferença de Emei para Cei?
A Rede Municipal de Ensino tem, atualmente, 14 CEMEIs, escolas onde funcionam, em conjunto, um Centro de Educação Infantil (CEI), para a faixa etária de 0 a 3 anos, e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), para as crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. Os CEMEIs atendem hoje 5.642 alunos.
Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs), que integram os Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) e trabalham com crianças de zero a 5 anos e 11 meses; Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), que cuidam de crianças de 4 a 14 anos.
Em 13 Centros de Educação Infantil (CEIs), o horário de funcionamento agora vai das 7h às 19h. A permanência durante as 12 horas de funcionamento dos CEIs não é obrigatória. As famílias podem optar por estender ou, então, flexibilizar o horário de entrada e saída das crianças.
O CEI é uma sigla para Cadastro Específico do INSS. Essencialmente, ele serve para identificar as pessoas físicas que trabalham por conta própria, sem vínculo empregatício com nenhuma empresa, ou seja, o profissional autônomo e liberal.
A matrícula das crianças de 4 e 5 anos na pré-escola passou a ser obrigatória a partir deste ano. De acordo com a Emenda Constitucional 59/2009, é dever dos pais matricular os filhos e dos Municípios ofertar vagas suficientes para atender a demanda.
A unidade atende atualmente 256 alunos entre 4 e 5 anos de idade, mas tem capacidade para receber 312 crianças. A EMEI faz parte das 104 escolas previstas no plano de expansão da rede, das quais 95 já foram entregues ao município, com a construção das últimas nove unidades em andamento.
Ficaram de fora apenas os três países bálticos: Lituânia, Letônia e Estônia, que solicitaram ingresso na União Européia e foram aceitos a partir de primeiro de maio de 2004.
O que é? O Cadastro Específico do INSS (CEI) está sendo substituído pelo Cadastro Nacional de Obras (CNO). Este é um novo banco de dados que armazena informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis. As antigas matrículas do CEI que ainda estiverem ativas devem ser migradas para o CNO.
Na EMEI existe uma ideia de escolarização da criança de 4 e 5 anos. Muitas professoras acreditam que a criança tem que começar a sua alfabetização formal nessa idade. Não é que a EMEI não deva começar, mas pode ser de outras formas, através dos jogos, das brincadeiras, das atividades lúdicas", diz.
A Educação Infantil é dividida entre as creches, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O CEI atende crianças de 0 a 3 anos e a EMEI de 4 a 5. O fim da fila na Pré-Escola ocorreu pela primeira vez em 2017.
Na rede própria, são ao todo 2.593 CEIs (Centro de Educação Infantil), 561 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e 31 CEMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil). O CEI atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. As EMEIS, de 4 a 5 anos e 11 meses. E os CEMEIs, de 0 a 5 anos e 11 meses.
Nesse sentido, no dia 8 de dezembro de 1991, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. Os primeiros integrantes do bloco foram: a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia.
Qual a diferença da creche conveniada com a Prefeitura?
Creches Conveniadas são as unidades que funcionam em prédios que não são da Prefeitura, mas têm administração e funcionários das instituições em parceria com o município, que paga as entidades de acordo com o número de crianças por elas atendidas.
Para fazer o cadastro basta ir até qualquer unidade de Educação Infantil levando comprovante de residência com CEP, documentos do responsável e da criança, além de telefones para contato.
Eles aprendem na prática sobre as necessidades dos vegetais e como cuidar deles. Dentro da EMEI outras turmas também estão realizando atividades semelhantes para criarem hábitos alimentares saudáveis. Elas são apresentadas a novos alimentos, podem manusear, sentir texturas, cheiros, fazem desenhos.
INSTRUÇÃO NORMATIVA SME Nº 34, DE 26/08/2021 - REORIENTA O PROGRAMA “SÃO PAULO INTEGRAL – SPI” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL - EMEIs, ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL - EMEFs, ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - EMEFMs.
Antes da instituição da data-corte (31 de março), quando as crianças eram matriculadas aos 7 anos de idade no Ensino Fundamental I, a divisão por faixa etária obedecia aos seguintes critérios: Berçário 1 (0 a 1 ano), Berçário II (1 a 2 anos), Minigrupo I (2 a 3 anos), Minigrupo II (3 a 4 anos), além de Infantil I (4 a ...